Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Se eu fosse mulher...


   Se eu fosse mulher, não no sentido físico, mas sim no sentido anímico, perceberia a vida sem a inutilidade, necessariamente masculina, de ter para ser, ignorando o outro, não por desconhecê-lo, ma devido à ignorância ser a falta de capacidade humana de amar. Ah! se eu fosse...
   Seis irmãs e apenas um irmão, mais tias do que tios, muito mais primas do que primos, muito mais ainda amigas do que amigos. Por viver em meio feminino, eram por outros olhos que eu percebia a vida, e quando enxerguei assim, a vida me era melhor.
   Se eu fosse mulher, seria como a minha tia-avó Maria Nogueira que se doava aos outros mais do que a si própria. Lembro-me das férias passada em sua casa quando ela acordava na madrugada para pilar o arroz e fazer a farinha do mesmo para a massa de cuscuz cozida com coco, ou quando ela fazia o escaldado com café, farinha de mandioca e manteiga. Eu acordava cedo para assistir tudo isso, sobre o fogão de lenha, de cócoras, menino ainda, e pensava ter as mesmas atitudes, a mesma bondade, quando homem fosse. Ah! se eu tivesse...
   Se eu fosse mulher, seria como a minha tia Neuracy Malheiros que sempre me requisitava para passar as férias com ela. Lembro-me como ela absorvia as dores dos outros como se suas fossem, ora para aliviá-las, ora para ajudá-las a aliviá-las. Eu assistia tudo isso, adolescente ainda, e pensava ter as mesmas atitudes humanitárias, quando homem fosse. Ah! se eu tivesse...
   Se eu fosse mulher, seria como minha mãe, por perceber a vida como ela percebe, sem nada esperar, vivendo cada minuto como se fosse o último, doando-se ao outro por ser este modo de vida que lhe satisfaz. Ah! se isso me satisfizesse, seria como minha mãe. Ah! se eu pudesse...
   Seis irmãs e apenas um irmão, mais tias do que tios, muito mais primas do que primos, muito mais ainda amigas do que amigos. Assim, eu pude perceber a vida por olhos de mulheres. Quem dera, eu pudesse tê-los para sempre, não os tive. Porém, os meus olhos viram mulheres competirem com os homens por uma equidade maior, e sonharam que esses mesmos homens passariam a perceber a vida por olhos de mulher, mas deu-se o inverso. As mulheres passaram a perceber a vida por uma ótica masculina.
   Ah! Se eu fosse mulher, doaria os meus olhos para quem quisesse perceber a vida, sem a ignorância, tão humana, tão arraigada, tão moderna.

23 comentários:

  1. Gosto tanto do que você escreve.
    Acho que aprendeu muito com as mulheres de sua vida.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei!! Amigo, na encarnação anterior, se é que existimos antes, você era uma mulher. kkkk.... adorei! Bjão.

    ResponderExcluir
  3. Eder,
    vejo a beleza da sua alma,ao ler-te.
    Boas energias,
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Meu muito admirado amigo Eder...
    Encantei-me com tua versao desta blogagem... linda, terna, emocionante...
    Valeu, meu querido... valeu muito!
    Lindo, lindo lindo...
    Beijos, flores e muitos sorrisos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa....dizer o que do seu texto? Lindo!
    O mundo pelos olhos de uma mulher. Melhor ainda: pelos olhos de um homem que se coloca nos olhos de uma mulher!
    Enxergar dentro é bem mais simples, raro e urgente do que enxergar por fora.
    Parabéns pelo texto e pelas mulheres que te deram um pouco desse olhar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eder que sensibilidade a sua. Quantos olhares femininos em sua vida e sim, abosorveste muito. Prova disso é o seu relato.
    Ainda que tenhamos buscado tanto a emancipação, ainda que tenhamos buscado tanto a igualdade, eu, particularmente, acho que perdemos muito, mas faço parte de um todo, não é mesmo?
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Se eu fose mulher...nossa, seria normal!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Amigo,
    Se eu fosse mulher... Seria normal!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Linda tua participação,gostei muito,rsrs...Criativa!abração,chica

    ResponderExcluir
  10. Com tantas mulheres à volta, há de se aprender bastante coisa... as mais humanas, eu diria, sem dúvida.

    até mais.

    Jota Cê

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo Eder;

    Que belo relato de valorização do sentimento feminino e dessa sensibilidade terna que fazia da mulher o garante de estabilidade da familia!!!.
    Pena, que com os tempos modernos, grande parte do dito sexo fraco, tenha enveredado por caminhos outrora masculinos e ela, a mulher, tenho perdido muito desa doce candura.
    Obrigado por tão belos "escritos literários" professor!...
    Um grande abraço, amigo Eder.
    Osvaldo

    ResponderExcluir
  12. Eder,

    Vê-se que sua humanização, tão sincera, tão verdade, é nascida das mulheres que ainda lhe habitam. O amor enxergado, vivenciado e ofertado, são essências das mulheres que transitaram em seu universo. E essências não se apagam, não se extiguem, vivem! Permanecem exalando odores de altruísmo, fé e generosidade!

    A profundidade do seu texto extrapola a minha capacidade do registro. Então, com a sua permissão, são meus olhares de aprendiz que agora o aplaudem. Assim mesmo, silenciosamente, porque a admiração e o respeito não reclamam palavras.

    Um forte e fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  13. UM CORAÇÃO FEMININO...TAMBÉM PENSO QUE DEVEM MUDAR MULHERES E HOMENS,NAM AS MULHERES SEREM AS ESCRAVAS DO LAR...SUBMISSAS,CALADAS...NEM OS HOMENS AQUELES QUE AS PROCURAM APENAS NA ALTURA DO CIO E DEPOIS VÃO À VIDA...PORQUE EM TERMOS DE FIDELIDADE OS HOMENS TRAEM SEM PUDOR...PORQUÊ? SÃO HOMENS ,SÃO MACHOS E NÃO FICA MAL...AGORA SE FOR UMA MULHER..UIIII...O MUNDO CAI EM CIMA...PASSA A SER UMA P...
    TAMBÉM NÃO CONCORDO QUE A EMANCIPAÇÃO DA MULHER TENHS SIDO PARA ADOPTAREM COMPORTAMENTOS MASCULINOS...ISSO NÃO AS DIGNIFICA EM NADA...

    QUERO ESCLARECER QUE SOU MULHER E MUITO MULHER...É SÓ IR AO SEI LÁ E VER LÁ MAIS PARA TRÁS...POIS TENHO FOTOS MINHAS QUE COMPROVAM ISSO MESMO...MAS ESTOU A BRINCAR ,POIS SEI QUE ACREDITAS QUE SOU MULHER.

    BOM DIA JOVEM

    ResponderExcluir
  14. Estou visitando os parceiros na blogagem coletiva seu texto mostra o ser humano especial que você é, fiz uma postagem meio forçada pois não queria ficar de fora e sou muito pouco produtivo em texto e com falta de tempo mas estou sendo contemplado pela postagem dos amigos e de amigas acho que gostaria de ser as minhas irmãs ou mulher que são pessoas muitos especiais! Parabens pela sensibilidade e talento!

    ResponderExcluir
  15. Eder, o texto me comoveu na parte final, porque também e percebo que "As mulheres passaram a perceber a vida por uma ótica masculina".

    O bom seria se conseguíssimos amenizar os olhares e termos mais equilibrio.

    abraço

    ResponderExcluir
  16. Acho que sou incapacitado para pensar seriamente nesta possibilidade, Eder, mas se eu fosse mulher por um dia eu tentaria me enveredar em banheiros para saber do se trata duas cabeludas em recintos tais.

    Olha, baixei o filme Blade Runner por tua causa e acabei vendo. Gostei bastante. Filme de ação com muitos finais.

    Abraço, amigo.
    Sigamos...

    ResponderExcluir
  17. Olá amigo...entendi cada palavra sua, entendi cada olhar e percebi que o que mais te cativou nesta conviv~encia foi o doar-se dessas mulheres incondicionalmente a pessoas que delas se necessitavam...bom...eu sou suspeito para falar sobre isso...pois solidariedade é uma palavra feminina e sensibilidade também...
    Tua alam ganhou contornos femininos, ganhou olhares femininos...e saber-se asim pé coisas pra macho..muito macho...rsrs...
    Um abraço na alma...beijo no coração amigo...
    Linda postagem amigo...

    ResponderExcluir
  18. Oi Eder!!!

    As mulheres teriam muito a ensinar a esse mundo masculino, mas não nos dão ouvidos...

    rs!

    Bonito o seu texto.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  19. Grande Eder,

    passando para recifrar os signos e lhe desejar um bom dia.

    Sigamos, professor.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Um viva a cada uma dessas mulheres tão especiais de sua vida, que colaboraram para vc se transformar em quem é hoje.

    Beijo grande, Eder!

    ResponderExcluir
  21. Cidades que nos fizeram, pois. Que outras possam nos emprestar um pouco de seus alaúdes, de seus lumes...

    Em marcha, Eder, sigamos...

    ResponderExcluir
  22. Benditas sejam as mulheres da sua vida, com certeza, por toda a linda sensibilidade que vc floresceu, querido Eder! :) Mais uma vez saio encantada daqui. Beijo grande!!

    ResponderExcluir