Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Conversando com Deus


   Quando a minha amiga Deia ofertou o selo “blogueiros por um mundo melhor -  nós fazemos a diferença”, eu fiquei lisonjeado com o oferecimento e ao mesmo tempo feliz por ser bem quisto por ela, pois toda oferta é nato da bondade, e por ser dela, mais ainda. Posto isto, fiquei pensando em como discorrer sobre o assunto. Dormi, acordei, fiz minhas abjurações e a dúvida permanecia. Então fui me arrumar para trabalhar.
   Estava lá no armário do banheiro desejoso para serem usados os cremes antirrugas, a tintura preto-azulada para as cãs, a tesoura para aparar os cabelos das axilas, a pinça para aparar as sobrancelhas, o barbeador para depilar o tórax e os cabelos das mãos e dedos, o creme umectante para todo o corpo, o óleo de amêndoas para os cotovelos e joelhos, os cremes para as mãos e os pés.
   Conversando com uma amiga, ela me perguntou se eu acreditava em Deus, disse-lhe que mais o sentia dentro de mim do que propriamente acreditava, e se Deus é o bem, praticando a bondade, de alguma forma estaria dizendo que sim. Então ela me disse: “Quando você vai pôr este Deus para fora?”. Essa interrogação me assustou, pois se foi justamente para ela, ajudando-a que eu mais dei mostras da minha bondade, ou seja, pondo Deus para fora. Mas vocês devem estar se perguntado o que tem a ver com o assunto que eu deveria discorrer. Explicitar-me-ei.
   Olhei-me no espelho e percebi que mesmo com todos os produtos usados, não tinha como apagar os vincos e as rugas do rosto, e nem tampouco as cãs, mesmo tintadas, elas voltariam depois de crescidas. Apegado a isso, eu me voltei para dentro de mim e lá encontrei Deus sentado em uma espreguiçadeira, assistindo o que parecia ser a minha vida passada. Então ele me disse apontando para a televisão: “Tudo fruto da tua ignorância. Tu pareces como uma casa nova, por fora, pintada em cores quentes, por dentro, sem mobília, não tem serventia para a morada. De que eu lhe valho se fico a maior parte do tempo aqui sentado nesta espreguiçadeira assistindo a tua ignorância”.
   Eu poderia relatar aqui o que Deus chamou de ignorância, mas me atento a dizer que são pequenas atitudes, pequenos gestos, maus até, corriqueiros a cada um de nós, praticados no dia a dia; pouco valor nós damos a eles por pensá-los pequenos, porém, se nos víssemos praticando, perceberíamos as razões de tanta violência nos dias atuais. Deixo a critério de cada um se perguntar que atitudes são essas. Ao relatar o diálogo que tive com Deus, cada um saberão quais são. Por isso, atente.
   “Mas Deus, são pequenas atitudes, más, mas pequenas”.
   “O nascedouro da maldade está nas pequenas atitudes, pratique o bem no seu dia a dia que no fim das contas o amor vicejará nas grandes atitudes, naturalmente”.
   “Como você chama isso?”.
   “Nomes? A nomenclatura é uma invenção humana para saber, ou seja, adquirir conhecimento, mas nunca para se conhecer”.
   “Não entendi”.
   “Se eu lhe disser – apontando para uma cadeira – que aquilo é uma cadeira, tu sabes; mas tu somente vais conhecê-la se sentar”.
   “Ah! sei. Isso é experimentação, experiência de vida”.
   “Tu dás muita importância a nomenclatura, nomes é a coisificação do sentir”.
   “Mas como saber se não nomeamos?”.
   “Tu tens que entender que a nomeação em si não implica a pratica. Está vendo aquela senhora beijando o recém-nascido, ele não sabe que é amor, pois não conhece a língua; porém, ele conhece que é amor por senti-lo”.
   “Então o segredo para um mundo melhor é praticando o amor nas pequenas atitudes, nos pequenos gestos”.
   “Ok! eu me rendo a tu. Se tu queres nomear, que assim seja”.
   “Amém!”.
   “Sim, Eder, amem a todos, e espalhas isso e pões em pratica o sonho de um mundo melhor”.


  
Indico para receberem esse selinho (à vontade se não quiserem levá-lo para o seu blog, ok?) os seguintes amigos blogueiros:
Angela do Entremeios
Élcio do Verseiro
Carmem do Eu sei que vou te amar
  


12 comentários:

  1. Um texto maravilhoso, Eder! Provoca a reflexão, mesmo se a gente tentar fugir dela. Não há como se esquivar.

    E eu fiquei aqui a pensar nas minhas "coisificações", que não são poucas, é bem verdade. E, embora como você, eu também saiba, com clareza, o que se passa no meu coração, fica sempre a indagação de o quanto bastaria.

    É... Preciso mesmo revisar atitudes. Não as que comungo no pensar e no sentir, mas sobretudo aquelas que fazem a diferença humanitária. Como dizia São Paulo: obras! O engajamento é então reclamado.

    Não vou me prolongar, caso contrário um rosário de necessidades seriam tecidas. Basta-me a reflexão permitida. Tempo de revisar...

    Valeu!

    Fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  2. Éder,independente da nomenclatura, o praticar o bem, o ser generoso, o estar atento as pessoas que estão a nossa volta só fará com que o que recebamos, seja bom.
    Muitas vezes me pergunto, porque pessoas bondosas e generosas passam por tantas dificuldades. Não encontrei a resposta, mas ela há de existir e essas mesmas pessoas não estão preocupadas com a resposta seguem fazendo o bem mesmo diante de suas próprias dificuldades.
    Existe muito mais coisa e nós entendemos bem pouco.
    Um beijo e bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada com o texto tão criativo e agradecida por ter sido indicada.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. A pergunta de fato foi muito boa, quando você vai por este Deus para fora. Mas também é bom colocar para fora toda a potência de vida que um ser humano pode ter.

    Um abraço.

    É sempre bom passar por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que praticar o bem seja legal, porém, uma coisa deve ser também praticada para valer a pena. A verdade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Eder;

    ... e tanto você poderia juntar ao diálogo com Deus e alongar a conversa, porque não é sempre que Ele tem diálogos abertos como esse, antes preferindo que sejamos nós a interiolizá-lo.
    Também estou de acordo que devemos soltá-Lo e mostrar que aprendemos a Palavra, mas sempre deixando a porta aberta para que Ele, em momentos de fatiga, entre e aproveite da espregiçadeira...

    Mas que belo texto, amigo Professor.
    Um abraço Eder.
    Osvaldo

    ResponderExcluir
  7. NÓS SOMOS SERES EXCELENTES...MAS IMPERFEITOS...ESPERAMOS MUITO DE DEUS E POUCO DE NÓS.HABITUÁMO-NOS COMO AS CRINÇAS...QUEREMOS A INTERVENÇÃO DO PAIZINHO PARA TUDO,TENHAMOS OU NÃO RAZÃO...DEVEMOS SER RESPONSÁVEIS PELOS NOSSOS ACTOS...E HÁ MUITA "COISA" QUE DEPENDE DE NÓS...FAÇAMOS O QUE É DA NOSSA COMPETÊNCIA... E ASSIM POSSAMOS ALEGRAR O PAI QUE MERECE VER AS ATITUDES COERENTES ,SENSATAS E BENEVOLENTES DOS SEUS FILHOS...
    A "COISIFICAÇÃO"- NOMENCLATURA; TUDO TEM NOME, DE QUALQUER FORMA QUANDO O FAZEMOS NEM SEMPRE PENSAMOS - ISTO CHAMA-SE AMOR...
    POR EXEMPLO O ALTRUÍSMO...É UM TEMA SUJEITO A DEBATE....O ALTRUÍSMO TEM UMA VERTENTE COMPENSATÓRIA...ATÉ QUE PONTO FAZEMOS BEM AOS OUTROS SEM PENSAR QUE DEPOIS VIRÃO APLAUSOS...

    BEIJO E BOM FIM DE SEMANA

    PN

    ResponderExcluir
  8. Também converso com Deus, e tenho a certeza dele dentro de mim, e que é preciso minhas ações para ser melhor e fazer mais pelo outro, pelo mundo...porém é mínimo o que faço, é quase nada.

    Bom, muito bom, ler, refletir, repensar a nós mesmos.

    abraço

    ResponderExcluir
  9. ___________________________________________


    Gosto muito da sua escrita, Eder!
    Também tenho minhas conversas com "ele"...



    Beijos de luz e o meu especial carinho!!!

    ____________________________________________

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Muita reflexão se pode fazer lendo, atentamente, seu belo post e profundo!
    Sou partidária do Bem apesar do mal estar em mim... sou um misto de sombras e virtudes... como todo ser humano... mas insisto em me aperfeiçoar no processo de libertação para melhor me inserir neste contexto que vc discorre muito bem.
    Fique na paz e serenidade acima de tudo.

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, aplaudo de pé!!! Eder, estou com os olhos cheios de água! Que lindo pensamento! Que linda análise! Suave, sem nos sufocar com conceitos e preconceitos. Não! O oposto! aberta, sem amarras, sem "nomenclaturas". Nosso Deus para fora! Ainda assim, admitindo que iremos errar, no pequeno e no grande, mas nos esforçando, sempre, para termos mobília interior! "Por fora bela viola, por dentro, pão bolorento."
    Rapaz, sem palavras... Obrigada pelo o que você fez com aquilo que lhe entreguei com tanto carinho, acho que é isso que posso lhe dizer!
    E, é assim que as grandes amizades nascem!
    Um beijo, já lhe enviei um email ontem!!!
    Deia

    ResponderExcluir
  12. A vida da gente é repleta de incríveis e boas coincidências, não é? Pois hj, pela manhã estava assistindo a uma palestra naquela alvorada que vc que já sabe, e o tema passava principalmente por esse: a atenção às pequenas coisas, aquelas tão fundamentais e que adentram os nossos dias e os tornam melhores ou piores, até a um nível inconsciente, tantas vezes.. Daí eu saí, e mais tarde, quando voltei, li seu comentario do facebook.. nem preciso dizer que passei mal de tanto rir, né? O bem que fazem as pequenas coisas qdo vêm da sinceridade, especialmente de quem nos tem como mano e amigo .. rs.. Obrigada por sempre fazer parte das pequenas grandes coisas que fazem meus dias melhores. Ainda quando não falo com os amigos que Deus me deu de presente, eu sei que eles estão ali, desde dentro de mim, e isso faz o mundo melhor, a partir de mim. Parabéns pelo texto! Sou sua fã!!! ;) Tb estou acompanhando a história da morte do padre.. ai, só quero ver quem vai esse que vai "dar cabo" desse ser.. rs.. Beijo no coração.

    ResponderExcluir