Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

domingo, 23 de setembro de 2012

Gaia - Página 6

Ao sair do compartimento de armas, Próbolo se lembrou de um punhal dado pelo seu tio Phobus que dizia ter pertencido ao seu pai Cretus. Voltou ao compartimento e abriu a gaveta de souvenir retirando o punhal, quando a fechou, uma tira de pano grená lhe chamou a atenção. Internamente algo lhe dizia para não levá-la, porém, ele lembrou que seu tio lhe dissera que aquele retalho de pano era do vestido de sua mãe quando a encontrou morta. O que ele mais queria eram de volta as suas lembranças para saber quem era. Apesar dos sonhos desvendarem os mistérios sobre o que abateu à sua família, não lhe dizia quem realmente era. Saber-se é existir, pensou. Não teve dúvidas, amarrou o seu longo cabelo com a tira de pano e saiu do compartimento de armas com arsenal necessário para enfrentar os perigos que nem ele mesmo sabia.

   As pegadas das garras do Demo moldadas no chão umedecido pela neve derretida levavam à casa dos Pais de Próbolo. Dentro da casa os olhos do Demo impregnados de ódio percorreram a labareda lançada pela sua boca, e, vermelhos de vingança, tal quais as chamas, viram os engradados virarem cinzas e lhe mostrar a porta da fuga de sua presa. Com o olfato apuradíssimo, apesar de ter passado vinte e cinco anos, sentiu o odor da família de Próbolo como se tivesse sido espargido no ar naquele momento. O urro de glória por ter achado a pista entremeado pelo de ódio por não ter percebido a rota de fuga no momento da luta ecoou no ar. Arrancou a portinhola de aço com as garras das duas mãos e a arremessou para o alto perfurando o telhado. Movido pelo sentimento que o apossava, ódio e vingança, lançou-se na abertura estreita à sua frente e se arrastou rumo ao desconhecido deixando para trás os escombros das paredes destruídas. Percorridos longos trechos, ele se pôs de pé e se viu em um ambiente arejado, com iluminação, temperatura amena e alimentos sintetizados. O odor ali lhe era familiar, sorrisos brotaram dos seus lábios. Perscrutou com o olhar uma saída e a viu fechada por pedras amontoadas uma sobre as outras. Colocou suas garras sobre a mesma e sentiu que aquela obra foi feita por mãos humanas na tentativa de esconder o seu passado.
   A história já se mostrou ser eficaz em nos relatar as várias tentativas do homem em esconder o seu passado e o quanto foi infrutífero. Esconder das próximas gerações o passado é não lhes dar a oportunidade de se conhecerem e de saberem os perigos enfrentados e se prevenirem dos perigos que estarão por vir.
   O Demo lançou da sua boca o fogo sobre as pedras amontoadas e, aos poucos, lavas incandescentes escorriam formando um rio de fogo sobre o chão. O passado se libertaria e quando chegasse à nova geração, ela não o saberia e nem a si, pois não lhe foi dado a oportunidade do seu conhecimento. Indefesa, restaria a nova geração apenas o instinto, e, ele por si só, em terra de homens, não garantiria a sua sobrevivência. O que é a ação instintiva senão uma herança gravada nos genes ou na memória devido a um acontecimento passado.

   Quando Próbolo saiu, o ambiente externo não era mais o mesmo, a temperatura morna o havia modificado. As pessoas também não, nos seus rostos havia sorrisos sinceros, no dele, sem saber o porquê, permanecia a mesma fisionomia. Repentinamente, refletida no vidro da janela da casa do outro lado da rua, a imagem da criatura infernal que lhe foi revelada em sonho adentrava os seus olhos desestruturando-o internamente. Ele piscou os olhos e os segurou cerrados por alguns segundos, quando os abriu, a imagem havia desaparecido. Uma voz interna se fez audível, avisando que o Demo estava voltando para tentar se vingar da derrota ocorrida há vinte cinco anos atrás, mas que era para ele não temer. A voz, disse para si mesmo, era idêntica a da sua mãe ouvida no sonho. Ele se agarrou na mesma arma que sua mãe, a fé. Enxergou o ambiente externo com outros olhos, retribuiu sorrisos e cumprimento para espanto de quem passava, não pelo arsenal que carregava, mas por outra arma eficaz para a convivência, as boas maneiras. Enfim ele encontrou a resposta que tanto ansiava, Deus não havia lhe tirado a mãe, mas lhe dado vida o suficiente para que ele próprio sobrevivesse. Ele já se sabia e já se bastava, não esperaria o seu monstro para operar a sua transformação total, o seu encontro à fé, a sua volta à luz. A vida com seus ciclos de luzes e trevas acompanham o homem desde o seu surgimento. Chegou o momento dele fazer parte da história e trazer de novo a luz. Encaminhou-se para a Horda abandonada, sabia para aonde ir, a Igreja incendiada.

Continua

Imagem clique AQUI

9 comentários:

  1. Creio que "saber-se é existir" mesmo, a falta de um referencial no conhecimento de nós mesmos meio que nos anula, deixa-nos sem norte. Ah Proby, que luta hein? Na igreja há de se ter uma catarse, caso contrário essa criatura não vai aguentar o trampo. Bom, considerando que ele de alguma forma herdou da mãe a fé, pode ser sim que ele escape ileso. Gr. Bj. meu querido e uma ótima semana pra ti! Huhuuuuuu!

    ResponderExcluir
  2. ...passando para te desejar
    uma excelente e abençoada
    semana, e que ela tbm
    lhe traga muitas
    inspirações!

    bjbjbjbj

    ResponderExcluir
  3. A vida é os ciclos. A vida e o bem e o mal. A fé ainda guia a maioria. Principalmente nos momentos de dor.

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo e comovente capítulo, Eder!
    Ele é forte como a mãe, os dois tem a mesma coragem e fé!
    "A vida com seus ciclos de luzes e trevas acompanham o homem desde o seu surgimento." Lindo, muito bonito mesmo esse capítulo!
    Um grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  5. Já me viciei nesses capítulos. Isso daria um bom filme, sem ser bajulador. Muito bom. Abração.

    ResponderExcluir
  6. Nesse confronto constante entre bem e mal é construída a história do ser humano que na mente fabulosa de um escritor se amplifica em toda a sua dimensão.Cada passagem vai deixando uma sensação diferente em mim como leitora.Grande abraço,bom dia pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Eder,essa história de Demo está mesmo de arrepiar!Uma grande aventura na luta entre o bem e o mal.bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. OI EDER!
    EM TEUS ESCRITOS CONFRONTAS O BEM E O MAL, DANDO UM BOM CONTRAPONTO.
    ABRÇS


    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo, Éder. Às vezes é preciso dar uma volta imensa em torno da vida para que as coisas façam sentido e para decidir qual caminho tomar. Um abraço!

    ResponderExcluir