Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

domingo, 30 de setembro de 2012

Em tons de cinzas


Esse texto teve como fonte inspiradora a troca de comentários no blog A Parte e o Todo de mim da minha amiga Cris Campos. Recomendo a leitura.

 

 

   O vazio é um espaço infindo quando se instala dentro de nós, cuja forma é um túnel em tons de cinza sem uma perspectiva definida. Deixo o som no último volume para não ter o trabalho de ter que mexer com os dedos a pedra de gelo no meu uísque. O vazio tem esse poder de nos tirar qualquer reação, de tornar cada ato pesaroso. Queria acreditar que nem tudo que se escreve é verdadeiro, assim como não deveria ser os sentimentos de quem é abandonada, posto que a dor seja sentimento que nos aprisiona.

   Muito mais do que mexer a pedra de gelo, a música mexe é comigo. Ainda que o uísque possa me provocar embriaguez, é a música que me embriaga de recordações. Tentando demonstrar firmeza, eu me apoio nas recordações para não cair, mesmo impossibilitada de me manter em pé devido ao estado que estou. Seguro as lágrimas para não cair junto com elas e ser levada pela sua água.

   Houve uma época que pensei que as aberturas de pernas o prenderiam. Lembro bem que imitava os cruzamentos de pernas da Sharon Stones, ainda mais os seus olhos penetrantes a lhe dizerem: "me entenda antes de querer saber o significado da sombra entre as minhas coxas". Vulgar? Bullshit! A sós, ou no escuro acompanhada, entre quatro paredes ninguém se sabe, pois tanto a falta de luz como a de companhia nos possibilita toda forma de ser. Contudo, o máximo que consegui foi a pureza erótica da Marilyn Monroe, e não lhe convenci, pois ignorou o meu happy birthday to you.

   Fui tola ao acreditar que se prende um homem com aberturas e fechadas de coxa. Tampouco o prende aliançando o seu dedo anelar. Coração de homem é terra infértil, um péssimo investimento, pois torná-lo fértil é correr o risco de uma sem-terra-novinha-gostosona invadi-lo e tomá-lo para si.

   Fiz do meu lençol chão para você plantar a sua raiz, nua como uma lua em noite de verão, ansiei para ver estrelas pipocando no céu da minha boca. Quantas vezes eu vi constelações em volta da orbita dos meus olhos quando você pousou suavemente sobre mim e sussurrou Pitty em meus ouvidos:

¨ Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda¨

    Mas foi pouca adoração para muita foda, ou então a adoração foi ao físico, que dá no mesmo, é tudo uma questão de semântica.   

   Desligo o som, o meu sofrimento não merece uma trilha sonora. Ligo a televisão, mesmo sabendo que ela é a pior companheira para a solidão.

   Eu sou foda - não no sentido figurado, mas no literal.  - Melhor dizendo, eu fui fodida, por você. E qualquer aplicação que se faça do verbo é plausível, tanto para significar minha situação agora como antes.

   Pensei que teríamos um final feliz, piegas até, com festa, bolo e brigadeiro, anel sendo colocado no dedo esquerdo anelar tendo um padre a testemunhar as nossas juras de amor até que a morte nos separa sem a necessidade de um matar o outro após décadas de convivências.

   O bolo de aniversário de um ano de namoro bolourou em cima da mesa. Que o tempo se encarrega de esfacelá-lo, quem sabe ele sirva para contar uma história que não era para ser vivida, mas inventada.  
 

A primeira leitura que fiz de um texto da Cris, eu fiquei estupefato com a sua capacidade de discernir fazendo bom uso da nossa língua. Na segunda leitura, eu me tornei admirador para depois virar fã de carteirinha. Os seus poemas são como flechas certeiras atingindo nossa mente e nos fazendo refletir. Para você que gosta de textos inteligentes e com conteúdo, eu recomendo acompanhar o seu blog A Parte e o Todo de Mim. Boa leitura e um bom domingo a todos.
Primeira Imagem Getty Images

32 comentários:

  1. Você tem uma capacidade imensa de desenvolver textos, com histórias interessantes, e esta interação que você consegue, faz, se permite com a leitura de algo, com a troca de ideias, é fantástica.
    Depois vou lá no blog de Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, eu lhe agradeço pelo comentário. Vc, como ninguém sabe dessa interação, dessa troca, e por causa disso, sinto a sua falta, das nossas trocas. Bjos, querida amiga.

      Excluir
  2. Nosaaaaaaaaaa! Meu querido Éd! Estupefata fiquei eu com tamanha honra! Adorei o texto tão intenso quanto gosto. Um trecho em especial me marcou "tanto a falta de luz como a de companhia nos possibilita toda forma de ser." Lindo demais e reflete bem o que penso. Obrigada superrrrrrrrrrrrrr demais por este carinho tão especial, você foi, é e sempre será muitíssimo bem vindo no meu espaço, fique a vontade pois lá a casa é tua viu? Gr. Bjoooooooooooooo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, me sinto "dono" por ser a sua casa um espaço de aprendizado, assim q li o primeiro texto, percebi que me enriqueceria te lendo. Eu q lhe agradeço a oportunidade dessa interação. Bjos.

      Excluir
  3. Pois é meu caro Eder Ribeiro, um magnífico texto, um reflexão sobre a relação humana, nada carnal é vulgar, e os corpos se admiram, se tocam, se amam, se usam, abusam e se lambuzam sem perder o respeito, o carinho, transformando tudo em momento inesquecível. O texto é lindo, e "foda" mesmo. Parabéns.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  4. Caro Carlos, obg. pelo carinhoso comentário. Aquele q não se dá a oportunidade de ser feliz expressando os seus sentimentos receando ser taxado de vulgar é pq não sabe de sua verdadeira identidade. Abçs.

    ResponderExcluir
  5. ...o amor jamais poderá ser vulgar.

    logo,
    desejos carnais tbm é uma forma de amor!

    ou não???

    adoro vir aqui pq tbm encanto-me!

    bjbjbj, alma querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian, amor sem sexo é fraternidade, sexo sem anor é desespero. Bjos.

      Excluir
  6. Oi Eder, muito obrigada por sua vista ao "Esmaltoterapia".
    Gostei imensamente do seu blog, e passarei sempre por aqui.
    bjs
    Lila


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lila, eu que lhe agradeço a visita e me sinto honrado por deixar as suas impressões aqui. Bjos.

      Excluir
  7. Eder, gostei demais na indicação e do texto, vou dar um pulo por lá com certeza. sobre o coração de um homem ser um solo infértil e torná-lo fértil ser um perigo, é algo a se pensar. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, é da natureza masculina o intento do predador, se pensar bem, vc me dará razão... Rssssssss. Bjos.

      Excluir
  8. Olá amigo, a Cris escreve de forma fantástica e nos exige uma boa percepção de sentimentos para desfrutar dos seus textos, não bastando apenas lê-los, os textos dela são ricos, ricos em vivencias diversas que vão além do que apenas se vê, é necessário sentir o que ela escreve, parabéns, a soma de ambos talentos, resultou em ótimo texto, verdadeiro atual e divertido! Abraçosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Kellen pela visita. Concordo com a sua leitura sobre os textos da Cris.

      Excluir
  9. Eder,um excelente texto da Cris e nos faz refletir!Parabens pela escolha!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, vc se equivocou, o texto é da minha autoria, a inspiração e o incentivo para a sua feitura que foi da Cris. Bjos.

      Excluir
  10. Éder, um texto muito bem escrito, com estilo e suavidade conduz o leitor facilmente, querendo ler mais e mais. quanto aos sentimentos sejam eles de homens ou mulheres, acho que ninguém se apaixona devido ao desempenho sexual do outro. acho este assunto intrigante, não sei o que leva alguém a amar o outro. quem souber me explicar, gostaria,rsrsrs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Jeanne pelo comentário, fico feliz que meus escritos leva ao leitor o desejo de lê-los até o fim. Será q alguém sabe realmente o q leva alguém a amar? Bjos.

      Excluir
  11. amor nao tem explicaçao, ...vem e se as pessoas tem sorte ( ou imaginaçao ) fica para sempre!!!!
    gostei MUITO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myra, gostei do que vc escreveu, então, o seu amigo aqui, tem muita sorte e muito mais imaginação...rsss. Bjos

      Excluir
  12. Oi, Éder.Tens razão, a Cris escreve com maestria, com sensibilidade.Ótima escolha.
    Tenha uma linda semana.Bjs

    ResponderExcluir
  13. OI EDER!
    CONCORDO COM A QUALIDADE DO TEXTO DA CRIS, OPORTUNAMENTE VOU ATÉ SEU BLOG PARA CONHECÊ-LO.
    QUANTO AS AFIRMAÇÕES, CADA UM TEM AS SUAS BASEADAS EM VIVÊNCIAS OU EXPERIÊNCIAS.
    ADEMAIS,AO ESCRITOR É DADO O DIREITO DE EXPOR DA FORMA QUE LHE VIER A INSPIRAÇÃO, MUITO MAIS NUM TEXTO CONCEBIDO COMO SE FOSSE UM DESABAFO DE UMA MULHER QUE PERDEU SEU AMOR E SE ENCONTRA BASTANTE FRAGILIZADA.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilani, o escritor tenta expressar o sentimento da sociedade q ele vive, mesmo q seja contrário ao seu. Bjos.

      Excluir
  14. Ai, ai, ai, te abandonei né meu amigo?
    Perdão, viu?
    Mas cá estou e gostei muito dessa postagem, que prende a atenção e que se tivesse mais e mais, continuaria lendo sem me cansar.
    Não conheço a Cris, mas vou dar uma passadinha lá no cantinho dela.

    Tenha uma semana de muita paz.
    Abraço pra tu.

    ResponderExcluir
  15. Eder, eu adorei o texto e pode ter certeza que irei conferir o blog da sua amiga, que é direta e sem meias palavras. Gosto de textos assim, francos. Abração!

    ResponderExcluir
  16. Que texto, Eder!
    Uma decepção assim pode causar um grande estrago no coração de uma mulher.
    "Coração de homem é terra infértil, um péssimo investimento, pois torná-lo fértil é correr o risco de uma sem-terra-novinha-gostosona invadi-lo e tomá-lo para si".
    Dói só de ler essa frase!

    Estou indo conferir o blogue que você indicou! Tenho certeza de que é excelente!
    Um grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  17. Com certeza, Isa. Toda decepção deixa as suas sequelas.

    ResponderExcluir
  18. Eder a Valcris é fodona mesmo viu?? Eu também sou fã de carteirinha dela e sei que ela tem um poder de assimilação bem grande.
    Penso que com o tempo descobrimos que ninguém prende ninguém que ama, pois o amor nasce exatamente na liberdade que damos e temos. Adorei o texto.
    bjks doces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Marly, pois se não houver essa liberdade, o relacionamento sufocará. Bjos.

      Excluir