Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O lado escuro

   Ele buscava dentro de si um local para o refúgio, tentava se esconder do que se passava na sua mente. O medo não estava lá fora, mas em si mesmo, nos seus atos, se ele se deixasse levar pelo que estava aflorando no lado escuro de sua mente. Sentado na calçada, encolhido e recolhido em seus pensamentos, com as mãos apontadas para o céu, tambolirando os dedos, ora uns contra os outros, ora contra a própria cabeça, ele conversava consigo mesmo sem saber quem sairia vencedor nessa luta infrene de si contra si mesmo. Na própria calçada, rolou de um lado para o outro, esmurrando o ar tentando atingir o ser imaginário do lado escuro de sua mente que o insuflava a agir. Tateou o chão, perscrutando-o, em volta de si, olhou para cima e como se estivesse cercado de abelhas, espalmou o ar na tentativa de expulsar os insetos, porém, ele não sabia que eram os seus pensamentos que o estava aterrorizando. Em pé, não percebera as pessoas que passavam, seus olhos fixados em um ponto, como se estivessem olhando num espelho, enxergavam somente a si, e não tendo medo, rindo para si, disse, é isso mesmo. Andou alguns passos, aproximou-se da árvore no meio da praça, girou os olhos em volta e encontrou o que estava procurando. Retirou o saco da lixeira, revolveu o lixo e, enfim, encontrou um pedaço de sanduíche comido. Limpou-o na própria roupa encardida que usava e abocanhou-o com tanta voracidade que mordeu uns dos dedos da mão. Saciado com o mísero pão, virou-se para o lado e disse para o ser imaginário do lado escuro da sua mente:
   - Dessa vez eu te venci.
   Rindo, o outro lhe abraçou e lhe respondeu convicto:
   - Hoje, sim. Porém, amanhã, quando não achar o alimento, você o roubara. É da nossa natureza o crime.

   Ele adormeceu, sentiu uma luz aproximando, viu um anjo pegá-lo pelo braço e levá-lo. Freou ao percebe que o ser imaginário do lado escuro da sua mente não os acompanhava. O anjo explicou que para aonde estavam indo só entrava pessoas dotadas de luz, a escuridão ficava do lado de fora, por isso seria inútil levá-lo.

   A noite estava escura, as nuvens vestiam a lua de trevas, a rua pincelada de cinza enegrecia o ambiente, as lâmpadas no postes eram um ponto perdido no ar, destoavam no cenário plúmbeo, pois não iluminavam. No meio da praça, deitado próximo da árvore, ele, com um sorriso iluminado no rosto devido ao sonho, não percebeu quando a moto aproximou jogando sobre si a luz do farol. Duas pessoas vestidas de preto com um capacete na mesma tonalidade retiraram de suas mochilas pretas um frasco, jogou o conteúdo líquido sobre ele, acendeu um cigarro, tragou-o esbaforindo a fumaça no ar e com os dedos arremessou-o sobre ele. Aceleraram a moto, fez um cavalo de pau, empinou-a e saiu em disparada dando gargalhadas.  Escuros, sumiram no meio da escuridão noturna.
   Por alguns instantes a praça se iluminou, mas assim que as labaredas cessaram, voltou à escuridão de antes. Ventos revoltos levaram as cinzas do corpo carbonizado, indelével, no chão, a marca escura do que ali ocorrerá.

   O sol rompia no horizonte iluminando o dia, algumas pessoas saíam de suas casas deixando para trás o amor ao próximo, iam escuras...

Imagem clique aqui

12 comentários:

  1. "A quem muito foi dado, muito será cobrado" Lc 12:48
    Há pessoas a quem nada falta de material, que têm tudo na vida e mesmo assim são infelizes criaturas pois não têm dentro de si a dignidade que os faria seres humanos de verdade.
    Um texto forte.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  2. O seu texto me mostra claramente o cuidado que temos que ter com os nossos pensamentos, a razão x emoção, a razão x as necessidades básicas não supridas, as maldades que rondam os seres humanos, sejam internas ou/e externas, o amor ao próximo, o amor a si mesmo....me traz muitas imagens o seu texto.
    Forte!

    abraço

    ResponderExcluir
  3. mais de forte este teu texto! escritor nato voce deveria é publicar um livro!!!! seria intenso, misterioso, realista ademas de surrealista, incrivel como sabe "jogar" com as palavras o que muita gente tem dentro de si!!!
    grande abraçO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Todo meu corpo se arrepiou ao final da leitura. A realidade vista pelo outro lado, o do sonho, da poesia que toda voda trás e a das labaredas da violência, da indiferença e desumanidade que destroem até tornarem tudo cinzas. Só não foi sofrida a leitura porque você sabiamente colocou nela o anjo que me lembrou que há um lugar onde a luz brilha e não tem escuridão que possa se aproximar de lá. Este talvez seja o único alento das existências que tiveram suas luzes apagadas pela escuridão circundante, este é o meu alento.

    Eder, você é genial na escrita!

    ...e generoso ao me incentivar tanto com seus comentários carinhosos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Eder, um belo texto, a complexa e profunda alma humana...

    Um belo dia, um sol maravilhoso,
    que a paz e a harmonia prevaleça em seus dias.


    forte abraço
    c@urosa

    ResponderExcluir
  6. .

    .

    . uma prosa acutilante . perfurante e incisiva .

    .

    . porém . e por ser assertiva . deve servir para clarificar a antítese cromática . existente entre a sombra e a Luz .

    .

    .

    . a___b___r___a___ç___o . t______e !

    .

    .

    ResponderExcluir
  7. "O Escândalo será necessário, mas ai de quem cometê-lo"... Está na Bíblia, mas não está no coração dos homens...Texto forte, repleto da nossa insana realidade. Com pinceladas poéticas, vc retratou isso...Bjs meu lindo.

    ResponderExcluir
  8. Eder, seu blog é excelente. Parabéns!!

    abraço

    ResponderExcluir
  9. gostei do que vc escreveu..
    Oi, sou autora parceira no Blog Novo Autores. Em breve haverá sorteio do meu livro por lá!
    Mas por enquanto, se vc quiser, tem no meu blog um sorteio! Vc gostaria de participar?
    Beijocas.
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. ...aqui neste instante em que te leio,
    é ficção.
    mas alí...logo na curva da esquina,
    é realidade.

    quão egoistas somos, my God!

    bjs, coração!

    ResponderExcluir
  11. Eder,
    E como dizia o grande R.Russo..."A humanidade é desumana..."
    A coragem está em denunciar direta ou indiretamente pelos meios de comunicação essas coisas que atingem principalmente as pessoas marginalizadas na vida cotidiana das grandes cidades.Ótimo escrito!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  12. Sempre me emociono com seus textos, meu amigo, e é muito triste essa realidade.
    Me fez lembrar de um livro pequenininho que eu li, chamado "Corações Suspensos no Vazio", que fala sobre o massacre ocorrido na Praça da Sé há alguns anos. O livro me emocionou bastante. Já falei sobre ele no blog. Se quiser dar uma olhada, aqui está o link: http://bit.ly/nNd0f5

    Beijinho!

    ResponderExcluir