Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A rotina de Marina


   Eu sempre desejei ser sábio. Busquei este objetivo lendo muito. Contudo a sapiência você realmente atinge ao travar conhecimento com várias pessoas. Tive a sorte de iniciar a minha carreira profissional no centro velho de São Paulo, em uma empresa com uma gama variada de pessoas situadas em todas as escalas da pirâmide social. Tinha todos os matizes do gênero sexual, pois havia muitos universitários, além disso, no centro velho habitava o baixo meretrício, e lá também situava a cracolândia. Portanto o que não me faltou foi escola para atingir a sapiência. Passados quinze anos, nutrindo deste caldeirão, saí sabendo, não obstante sem ser sábio.
   Agora, trabalhando em uma indústria no interior de São Paulo, as pessoas me têm como sábio, coisa que eu não sou. Se há alguma dúvida em qualquer assunto, elas vêm a mim, principalmente a bela Marina.
   Marina, ou Samarina, como ela gosta de ser chamada, não é apenas uma mulher, mas uma obra de arte, enquanto algumas mulheres necessitam de milímetros de silicone para se significarem como tal, ela não. Samarina nasceu com seus traços geométricos bem definidos, simétricos, sem nada em excesso, sem nada a faltar. Não havia um homem que não se sentisse atraído por ela, contudo, a sua conduta reta não dava brecha para que alguém ousasse uma conquista. Samarina tinha este defeito, além de reta, era bem casada.
    Quando em uma bela tarde de sexta, após o expediente, tomando uns chopes, ela me confidenciou que seu casamento havia caído na rotina, eu me perguntei como um homem com um pedaço de mulher dessas poderia deixar acontecer isso. Mas ao mesmo tempo me perguntei se a vida em si já não era rotineira. Expliquei isso para ela, mas ela só tinha olhos para a rotina do casamento e me pedia ajuda. Até onde a minha parca sabedoria iria chafurdar para ajudar neste assunto de difícil solução, eu não sabia. Enfim me veio a ideia de lhe dar o endereço da melhor loja de sex shop da região de Santo Amaro.
     Foi uma semana de sorrisos no rosto de Samarina, ela havia encontrado o nirvana. Mas, infelizmente, houve outras semanas e Samarina voltou com suas queixas, agora habitual, sobre a rotina no casamento. Ela me agradeceu pelo endereço e que havia feito bom uso das algemas... Pedi para ela não entra em detalhes senão... Ela continuou e quando me disse o que fizera com as velas perfumadas, eu saí dali, afinal, mesmo ela me considerando sábio, eu sou, antes de qualquer nomeação, humano.
     E houve outra semana, afinal, os dias seguem, rotineiramente, e Samarina voltou a sorrir. Perguntei qual o motivo, e quando ela me disse, eu fiquei estupefato. A saber, com suas próprias palavras:
   - Troca de casal, Eder.
   Perguntei a ela se ele, no caso o outro, havia quebrado a rotina no casamento, ela me saiu com essa:
   - Tolo Eder, agora percebo que você não é tão sábio. Quanto a ele, você deve perguntar ao meu marido, porque ela, Eder, ah, ela!
   E terminou assim, com exclamações pululando dos seus sorridentes olhos. É, eu tenho muito que aprender.

* A crônica nada tem a ver com a minha amiga Samarina.

Imagem clique aqui

12 comentários:

  1. A vida também é feita destas surpresas. O importante é ser-se feliz seja de que forma for...

    Beijinhos doces, Ava.

    ResponderExcluir
  2. É Meu Amigo... As vezes tudo muda num piscar de olhos!
    E o que nos imaginamos saber... Na realidade é uma pequena porção do que ainda podemos descobrir!
    Um abraço muito carinhoso

    ResponderExcluir
  3. ...toda "Samarina' tem um sonho
    de quebrar a rotina.

    rsrs

    Eder, eu amo ler vc.

    bjs, meu querido!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Eder,

    Passando para te deixar o meu abraço e te desejar uma semana de muita paz

    Deus seja contigo

    ResponderExcluir
  5. E não é a Samarina da música também...hehe!! Boa noite, Eder :)

    ResponderExcluir
  6. oi, Eder! Ao ler sua crônica fiquei desenhando Samarina e ela era "reta e com um defeito: bem casada". Sim, uma linda narração onde encontro muito bom humor, salpicado com seu jeito brasileio de contar as coisas. Há magia em seus textos. Leitura deliciosa e ... esta escrita de beleza tão rara... Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Eder...então amigo...a vida é uma caixinha de surpresas...já pensou se todas as rotinas fossem resolvidas assim? rsrs
    Muito bom Eder...um abração na alma

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, amigo lindo!

    Olha, taí uma lição que eu dispenso... essa não entra na minha cartilha, não! rsrsrs

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. hahahaha! sabe a mim anisssimos atrs me aconteceu uma coisa mto parecida, mas logico ao contrario...a vida te surpresas demais:))))
    otimo o teu texto!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Que saudades da Samarina sua amiga, dê um beijo nela por mim, Eder.

    Sobre essa Samarina aí, nem sei o que dizer, nesse terreno sou completamente antiquada, simplesmente por que deposito minha satisfação em outras coisas. Definitivamente não será uma rotina que me fará infeliz, acho a vida bem mais que sexo.

    Beijos Eder, querido!

    ResponderExcluir
  11. Olá Eder,

    Tua escrita "prende", é tudo o que interessa.

    Beijo meu

    ResponderExcluir
  12. Eder,meu abraço!Seus textos,histórias e relatos aqui contados são sempre fabulosos!Essa crônica é mais um trabalho aqui a demontrá-lo.À parte 'a rasgação de seda'(porque gosto de elogiar quando admiro alguém)...minha opinião é toda forma de amor vale à pena desde que haja sinceridade entre as partes interessadas.
    Aproveito pra te convidar se puderes deixar tua opinião crítica numa entrevista que dei falando da Educação na Itália de hoje em confronto com o Brasil.O link está lá no blog.
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir