Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

quarta-feira, 2 de março de 2011

Imagem de indignação

                                           imagem clique aqui


    O dia surgia cobrindo a manhã com uma névoa densa, no horizonte só se via feixes de luzes vindo das lâmpadas dos postes. Saí todos os dias como sempre faço, carregando o peso da minha responsabilidade. Cheguei ao centro da cidade, a névoa havia dissipado. Percorri as mesmas ruas para chegar ao meu trabalho. Pouca coisa mudou, geralmente são os mesmos rostos. Olhei na calçada da padaria ainda fechada e vi traços de algo coberto por uma caixa de papelão. Aproximei e percebi que ali estava um irmão. A ironia de tudo isso é que na caixa de papelão estava escrito em letras garrafais: “PRODUTO DE QUALIDADE”. Ele se mexeu, sentou-se e bebeu um líquido de uma garrafa. O cheiro era muito forte para ser cachaça, percebi que era álcool. Sai dali transtornado devido minha impotência. Culpei-me por não ter lhe ajudado. Sei que minha indignação não mudará o seu destino. Sei que mais tarde o dono da padaria limpará aquele chão.
     Cheguei ao serviço cumprimentando a todos, poucos responderam. A indiferença daqueles com quem convivo a maior parte do tempo não me incomodou. Adaptei-me ao meio e o meio não me mudará.
     A noite descortinou diminuindo um pouco o peso da responsabilidade. Saí do serviço e uma senhora passa de mãos dadas com uma criança. Ela me encara, sorri e gesticula com a mão dando tchau. Retribuo-lhe o sorriso e o cumprimento. Reconfortei-me e senti a esperança naquela criança. Caberá a nós ensiná-la a permanecer assim, quem sabe quando adulto ela passará por uma calçada e não verá um indigente porque ela aprendera a lição: AMAR O PRÓXIMO. Ainda há tempo de ensinarmos todas as crianças.
     Eu tenho dois. Elas são o arco-íris dos meus dias chuvosos, o sol nos meus dias claros, lua e estrela em minhas noites, o combustível que me leva adiante. Eu as ensinarei amar. Faça a tua parte e ensina uma. Ainda há esperança.

11 comentários:

  1. A Amizade não requer gratidão,
    presentes, cobranças, etc.
    A Amizade requer apenas que nos
    lembremos sempre de dizer um
    “oi, Como você está?!!!
    Você não imagina o quanto a sua
    amizade é importante para mim....
    Obrigado por você existir !!!
    Não importa se você é real ou virtual,
    o importante é que você existe
    para me dar o prazer da sua amizade.
    Amizade como a sua
    é privilégio de poucos.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo texto Eder, escrito com o coração. Esperança sempre haverá e realmente temos que incutir isso em nossas crianças.Delas depende um futuro melhor para o nosso país. Beijos meu querido.

    ResponderExcluir
  3. Eder, também olho, paro, me angustio, não faço nada e sigo. Sei que não muda nada. E na realidade não sei o que fazer, o que dizer, como abordar. Me dói ver alguém dormindo na rua. Porque agradeço tanto as minhas noites de sono, o meu colchão, o meu travesseiro, o meu lençol. Estar aquecida e protegida.

    Também a minha filha é meu tudo, e foi educada com um olhar para o outro. De respeito, de consideração.

    Num mesmo dia vários momentos, vários sentimentos, várias situações.

    abraço

    (E eu só vim conferir o horário britânico, nem baiano, nem pernambucano, nem paulista. rsrs)

    um abraço.


    (não consegui comentar a foto no flick)

    ResponderExcluir
  4. Poucos tem a sensibilidade para "enxergar" esse mundo paralelo mergulhado em abandonos, dores e desperdício de vidas... Essa invisibilidade social a que são submetidos tantos "cidadãos" brasileiros, que tiveram suas dignidades surrupiadas e suas vidas tão ou quase nada valendo mais... Triste! Triste de doer a alma!

    Não dá prá consertar o mundo, fazer a engrenagem fluir entraves, mas dá prá plantar a esperança! Dá prá ensinar solidariedade, caridade e compaixão. Dá prá comungar possibilidades de melhorias. Dá prá cultivar, na inocência, a fraternidade e a humanização do olhar!

    É isso aí, meu caro Eder! É isso aí!

    ResponderExcluir
  5. Oi mano. A impotência ou a fragilidade? Saímos da nossa rotina e arriscamos entrar no caminho do outro ou fechamos os olhos e seguimos em frente? Infelizmente nossa cidade tem nos deixado cada vez mais cegos e, nas vezes em que percebemos um clarão de luz, nós mesmos tapamos nossa vista com nossas próprias mãos. Será que faríamos alguma diferença na jornada embriagada daquele que é o nosso "produto de qualidade"? O trabalho é árduo e deve ser feito como você mesmo sugeriu: transbordando amor nos corações daqueles que poderão fazer a mudança... Beijos enormes, Deia.

    ResponderExcluir
  6. Ver pessoas dormindo ou abandonadas na rua sempre é angustiante. E, na maioria das vezes, como disse a Paula, nem sabemos como agir e, nem tammpouco, como ajudar. Eder, que tão lindo: seus filhos são o arco-íris em dia de chuva. Eles são crianças muito felizes pela mamãe e papai que têm. Sim, nossos filhos são tudo para nós. Como sempre, um prazer te ler, querido amigo. Beijo

    ResponderExcluir
  7. Hey!! Vim celebrar contigo a excelente notícia!! Fiquei tão feliz, mesmo!! Nem sabia que duas outras pessoas iriam progredir graças a essa máquina!! Você é o máximo mano! Muitos parabéns!!! Beijos com pulinhos de alegria, Deia.

    ResponderExcluir
  8. Essa a atitude mais sóbria que devemos tomar.
    Ensinar o amor.
    O amor pode modificar o caos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Lindíssimo relato Eder, ainda que você nao tenha ajudado ao "próximo" a sensibilidade tocou seu coracao.
    Amei especialemnte quando você fala como é importante ensinar a amar, só assim poderemos ter um mundo melhor. Nós devemos ser a diferenca que queremos ver no mundo.
    Um grande beijo e um feliz dia!

    ResponderExcluir
  10. Oi Éder, infelizmente, todos os dias nos deparamos com situações que fazem nossos corações entristecerem, pricipalmente, quando estamos com o olhar mais aguçado e voltado para o outro.
    Seria muito bom que pudéssemos ajudar à todos aqueles que encontramos pelo caminho, e que não são poucos, mas muitas vezes estamos tão perdido em nossas próprias vidas e problemas que não fazemos nada.
    Me questiono muito sobre a responsabilidade de nossos governantes também, pois ainda que tenhamos papel nessa história, nossos recursos são limitados e o que vemos? Muito pouco ou quase nada. Será que nos cabe nessa história, o papel de cobrarmos atitudes? Será que devemos aceitar o fato de que devemos, nós fazermos o que for possível e não esperar nada de nossos governantes?
    Enfim, apenas alguns pensamentos que me acompanham. E, sim, concordo que além de nós devemos passar para nossos filhos essa lição: o amor pelo nosso próximo.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Palavras de uma pessoa que demonstra sensibilidade diante da realidade.Aqui você pôs em evidência a grande necessidade ,o desafio decisivo da vida nossa cotidiana,isto é,fazer o bem mesmo que com uma ação simples,um sorriso,um olhar,um sincero cumprimento,enfim,são pequenos gestos que podem fazer a diferença na vida de uma pessoa!
    Abraços,
    Bergilde

    ResponderExcluir