Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

terça-feira, 20 de março de 2012

A vida me ensina - I


Como tenho o hábito de ler no transporte público ao me dirigir para o trabalho e ao voltar para casa, hoje, dezesseis de março, uma sexta-feira, resolvi ler o livro de Paulo Coelho, Maktub.
   Maktub, que quer dizer "está escrito", é uma coletânea de textos (histórias, parábolas, crônicas) que foram publicadas diariamente em jornais entre 1993 e 1994. Baseado em histórias e fatos de diferentes culturas e partes do mundo, trata-se de um resumo da filosofia de vida de diversos povos, e não um livro de conselhos. É uma obra que oferece ao leitor a possibilidade de refletir e de se (re)encontrar consigo mesmo. - Texto da "orelha" do livro.
   Há algum tempo que pretendo escrever uma série que intitularia de "Coisas que me acontece", porém ao iniciar a leitura do livro no meio de transporte que me levava ao trabalho, ao descer do trem na estação de costume, cujo fluxo de passageiros é enorme, um fato me fez mudar o título da série.
   Tentarei aqui discorrer do meu dia-a-dia e de fatos passados e tirar lições dos mesmos. Fazendo assim, sei que o aprendizado será maior e fará com que eu me melhoro como pessoa e consiga a minha evolução espiritual. Vamos ao fato que me aconteceu a alguns minutos na estação de trem antes de começar esse texto.
   Uma estação antes de descer, fechei o livro e o guardei em minha mochila preparando para o desembarque. Como o fluxo entre descer e subir na estação que desembarco é enorme, uma fila indiana é formada dentro do trem. Ao abrir a porta para descida e entrada dos passageiros, a primeira pessoa na fila desceu tal qual um touro ao abrir a porteira do curral, um dos passageiros que estava esperando no lado esquerdo para subir foi atingido no ombro, o outro, que estava no lado direito, lestamente, levantou a perna na tentativa de derrubar quem estava descendo. Como eu era o terceiro da fila, fiquei de lado para dar passagem para quem estava entrando, e aí aconteceu o fato que me levou a mudar o nome da série para “A vida me ensina”. Cito-o. Todos que estavam entrando se afastaram para que eu passasse.
   Lição aprendida: a violência contra nós, às vezes é reflexo de nossas atitudes. Seja gentil. 

Trilhas sonoras da minha vida AQUI

Imagem clique AQUI

16 comentários:

  1. Grande lição esta, Eder. Seja gentil! Isto contagia.

    Vou te confidenciar: É o método que eu uso no meu dia a dia, tem dado super certo, com os grosseiros, triplico a minha gentileza, eles se constrangem.

    Vou te contar só uma passagem parecida com a do texto, das inúmeras que já vivi:

    Faço compras em uma distribuidora, cuja (des)organização no atendimento aos fregueses é caótica, pessoas se debatem no balcão, se engalfinham, brigam com os atendentes, porque são produtos que chegam em um determinado horário e todos precisam para aquele dia e em geral quando vão buscar já estão atrasados, são flores naturais. Resultado: é o inferno na terra aquele lugar, todos se xingam e se maltratam,uma guerra pra ver quem pega o melhor produto, na tentativa de conseguirem tudo que precisam e saírem de lá o mais rápido possível. A primeira vez que fui lá fiquei horrorizada e levei mais de 1 hora para conseguir ser atendida, passei a chegar lá, me colocar na ponta do balcão e mandar os desesperados todos serem atendidos primeiro, não reclamar nada da qualidade da flor com os atendentes, (pois não adianta), agradece-los muitíssimo por conseguirem me atender naquele trabalho tão difícil que desempenham no meio do caos, sabe no que resultou esta atitude? Hoje chego lá, meu pedido está separadinho, enquanto todos os grosseiros se engalfinham no balcão,minhas florers são sempre as melhores da leva,os vendedores me chamam dentro da estufa, antes de todos, me entregam em 15 min tudo e saio sorridente e agradecendo-os, igualzinho fiz desde a primeira vez que fui lá, não mudei a minha atitude, eles é que mudaram a deles.
    Se está em uma condição que não é possível exigir os seus direitos, cative-o.

    Um beijo, feliz dia do blogueiro e do contador de histórias, você é os dois.

    ResponderExcluir
  2. Nao existe caminho para a paz. A paz e o caminho.
    Oi Eder, essa frase e do Gandi. Senti vontade de por ela aqui, concordando com seu texto.
    Parabens!
    Berze

    ResponderExcluir
  3. Interessante Éder que publiquei hoje um texto com o título "A vida me ensinou". Coincidência né?rs
    É verdade, recebemos de volta o reflexo da forma que agimos: ação e reação.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eder! Pelo jeito será mais uma série de escritos que terei o amior prazer em ler. Ótima lição, a humanidade deveria recebê-la no berço. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pelo visto será uma série bem interessante... é muito difícil encontrar pessoas assim como você que encontram uma lição em meio ao nosso dia-a-dia conturbado.
    Abç

    adraftbox.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. gosto de teus textos, nao gosto de Paulo Coelho!!!
    abraço grande!

    ResponderExcluir
  7. Lembrei de um episódio da vida real..estavamos num trem...eu e uns amigos...indo fazer uma prova no Rio...esses concursos que fazemos quando jovens e adultos também, porque não...rs
    Trem lotado...um cara levanta do meu lado...eu em pé, mas tinha uma senhorinha do meu lado também...achei qu deixariam ela se sentar...rs...mas de repente surge uma bolsa lançada por um cara todo esbaforido como se estivese marcando lugar...incrivel esse cotidiano...olho por olho...dent por dente...a coisa é feia amigo...sucesso em mais essa emporeitada...o cotidiano nos oferece um lequ de boas histórias...vai fundo...

    ResponderExcluir
  8. Gentilezas são gotas de carinho...suavizam a caminhada, mas as pessoas estão muito distante disso, e o pior...cada vez mais!...Bjs

    ResponderExcluir
  9. Parabens Eder pela iniciativa...Muito linda...Estamos mais perdidos que nem astronautas no céu!!!
    Acho que uma revisão de valores necessita urgentemente ser resgatada!!
    Nenhuma mudança no social acontece desconectada de uma mudança no plano pessoal.Até que possamos ser compassivos e democráticos na forma como lidamos com o nosso território pessoal, continuaremos a repetir no social a mesma mecânica de preconceito e segregação que praticamos internamente...abraços querido.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Tenho o livro Maktub, de Paulo Coelho. É excelente e de vez em quando publico
    uma passagem em meu recanto.

    Gentileza gera gentileza. É um ato de amor.

    Tenho certeza que a nova série trará grandes ensinamentos para todos nós.

    Sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Vou te acompanhar ansiosa por cada ensinamento. Adoro vir aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  12. ____________________________________________

    Meu querido amigo... Assim é! A vida é um reflexo de seus atos...Pena, que nem sempre se consiga ser gentil...Gostei muito do seu texto!


    Beijos de luz e o meu CARINHO, sempre!!!



    Zélia (MundoAzul)
    +__________________________________

    ResponderExcluir
  13. Oi Eder...

    Passando para te agradecer as palavras e dizer q mesmo sendo um amigo novo do Avesso, vc já faz parte dele.
    Fico por aqui,torcendo pra q tudo de certo na tua vida!

    Um terno abraço


    Maria Dias

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com a fábula. Intrigo-me, apenas , com a indagação de Guimarães Rosa:

    "Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"

    Adoro o blogue, colega!

    Abração,
    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  15. A gentileza deve ser uma constante em nossa vida... Ela desarma muitas vezes alguém que momentaneamente não está com uma energia muito boa.
    Ao agir assim com respeito e educação ao próximo muitos acabam surpreendidos e se sentindo até na obrigação de corresponder com afeto! Assim as boas energias vão se manifestando!

    Um abraço carinhoso com meu carinho e admiração

    ResponderExcluir
  16. Oi Eder,

    Gentileza gera gentileza. Vou acompanhar, sempre bom ler-te.
    E por falar nela obrigada por tuas palavras gentis e pelo incentivo que me deu. E como viu me apossei da tua frase, ainda modifiquei e nem dei crédito!! Absurdo isso..rs

    Beijo meu

    ResponderExcluir