Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

sábado, 15 de outubro de 2011

A espera de uma dança


   “Meu encontro com a escrita se deu quando eu pus as histórias do meu avô no papel, de lá para cá o tempo passou. Estou no blog há três anos, e neste tempo o que me deu mais prazer foi conhecer novos escritores, e mais prazer ainda escrever histórias a quatro mãos. Dentre estes escritores está a Paula Barros juntos escrevemos o texto abaixo. Obrigado Paula pelas suas duas belas mãos que por entre os dedos destilam poesias”.

Depois que você se foi, eu resolvi exorcizar os meus fantasmas escrevendo. Porém, as lágrimas não permitiram, borraram a escrita. Então resolvi comer as palavras. Não, não eram sopas de letras, comi as palavras por inteiras. Comi a felicidade com tanto gosto, mas a digestão foi tão rápida, durou pouco. Faminto, comi a alegria, a amizade, a música e fiz um dicionário de coisas boas dentro de mim, no entanto, as palavras foram efêmeras, digeridas, sobrou uma bíblia de desilusão.
No rádio Maísa canta, as lembranças pululam em minha mente. Quando penso em você, tudo é passado, somente a dor de ter lhe perdido que não é, ela teima em passar. Lembro-me você matando uma barata e me pedindo para jogá-la no lixo, eu com cara de nojo recusava sempre e você dizia, "que eu saiba, a mulherzinha aqui sou eu". Ríamos à toa, felizes.
Agora Renato Russo canta, "você foi embora cedo demais". Mudo de estação para não permanecer neste estado de solidão e tristeza. Chega, estou indigesto, paro de ouvir, paro de comer as palavras, eu preciso é tomar alegria.
As pessoas se angustiam com o seu próprio sofrimento, e com o do outro. E logo propõe algumas alternativas. Viajar, passear, sair para dançar. É o que tenho escutado. Como solidão, sofrer, chorar, não pudesse ser vivido por muito tempo. Você se foi, e não posso sofrer em paz. É, começo a achar que as pessoas estão certas. Preciso respirar outros ares. Mesmo que chore sorrindo. Ou chore dançando. É, vou aceitar aquele convite para dançar. Mesmo sem saber. Sou muito duro, sem jeito, desengonçado. Mesmo sabendo que me falta musicalidade no corpo, eu preciso beber felicidade. Afinal escrever e dançar são tão iguais como Romeu e Julieta, para escrever basta a mão se dar a caneta e os dois bailam pelo papel como se este fosse um grande salão. Eu sei escrever, e não é soberba, acho, agora eu tenho que dar a minha mão para que outra mão me guie neste salão de dança que é a vida. Espero...


Autores: Paula Barros e Eder Ribeiro.

Imagem clique no nome: ILAINE


11 comentários:

  1. SOU MYRA como ANONIMO, quem sabe assim é mais facil colocar o comentario...
    que mais posso dizer depois deste texto de vcs dois?!!!!! somente que admiro vcs!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Excelente conto!

    Abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  3. ...e lá vai a parceria desenhando coisas bonitas, prosa boa de ler. Continuem e veremos daqui, com prazer.

    ResponderExcluir
  4. Excelente conto, Eder, que nos prende a atenção até o final sem desgrudar os olhos. Bom fds, bjs

    ResponderExcluir
  5. Me relendo. Relendo o nosso texto. Mais seu do que meu, sempre lhe digo isso. Você desenvolve os textos com muita rapidez e sabe escrever. Sabe captar a ideia. Sabe desenvolver a narrativa.

    Abraço, e obrigada por estas experiências.

    ResponderExcluir
  6. Oi Eder,
    Oi Paula,

    Gosto de teus textos e o duo ficou muito bom
    então que possamos ao menos de vez em quando "...beber felicidade...".

    Adorei

    Beijo meu aos dois.

    ResponderExcluir
  7. Oi gente...vocês estão arrebentando, que a parceria continue nos brindando com belos textos
    Gostei muito desa frase
    Faminto, comi a alegria, a amizade, a música e fiz um dicionário de coisas boas dentro de mim
    Muito bonito isso...
    Um abração na alma docês dois...rs
    Bom fim de domingo

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Éder! Que bom receber a tua carinhosa visita!

    Receita de Paz

    Ora com mais confiança em Deus.
    Trabalha um tanto mais.
    Serve com mais alegria.
    Age mais caridosamente.
    Desculpa as faltas alheias com mais compaixão pelos ofensores.
    Usa mais calma, particularmente nas horas difíceis.
    Tolera, com mais paciência, as situações desagradáveis.
    Coloca mais gentileza no trato pessoal.
    Emprega mais serenidade na travessia de qualquer provação.
    E, assim, com a benção de Deus, encontrarás mais segurança e paz, nas estradas do tempo, garantindo-te o êxito preciso nos deveres de cada dia, a caminho da vida maior.
    (Emmanuel-Chico Xavier)

    Um abraço carinhoso e que a semana que se inicia lhe seja repleta de bênçãos!

    A paz esteja contigo

    http://hajalluz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Éder!

    Todas as vezes que venho aqui sei que há surpresas. Você me surpreende com tudo o que escreve. Seus contos, suas palavras- o escritor que eu admiro- o amigo que tenho carinho.

    Agora a surpresa dobrada e dobrada... Seu texto com a PAULA é belíssimo. Também! Como não haveria de ser? Duas mãos sensíveis que riscam a poesia com a forma mais minuciosa que o coração pode ditar. Lindo e quero mais!

    Outra surpresa!!! Minha imagem!!!
    Você é um querido! Obrigada por postar uma imagem minha... nem imaginas minha alegria e orgulho. Sim, orgulho, pois se algo meu enfeita este espaço maravilhoso... eu só posso me sentir em estado de felicidade plena.

    Eder! OBRIGADA!
    beijo

    ResponderExcluir
  10. ...esta 'casa' está chic demais,
    e eu só posso agradecer poder
    entrar e deliciar-me com
    tanta criatividade em
    quatro mãos!

    bjs ternos aos dois lindos
    que adoro!

    smackssssssssss da Vivi!

    ResponderExcluir
  11. Escrever é sempre um exorcismo, gostei do paralelo.

    Um beijo.

    ResponderExcluir