Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

domingo, 17 de outubro de 2010

Ciências

                              imagem clique aqui


   Sou obrigado a confessar, eu nunca gostei de ciências, muito menos de matemática, quanto mais se eu a associava a profissão do meu pai, comerciante; visto por ele como, futuramente, a minha. Se havia algo que eu queria fazer era seguir os meus próprios passos, não os quistos por ele.
   Confesso, enfim, eu odeio ciências, e não morro de amores por português, quanto mais se suas regras e pontuações me lembravam o meu pai que não me deixava desviar uma vírgula sequer da sua regra, e quando eu ameaçava desviar, as palmatoadas e cintadas eram uma lição sem ponto final, permanecendo em mim uma dor reticente, apesar das interrogações da minha mãe e das exclamações de espanto dos meus tios.
   Confesso, para surpresa de muitos, eu nunca caí de paixão por ciências, tampouco por química ou física, quanto mais se as duas me remetiam a uma fase da vida do meu pai, cuja investida para abrir um estabelecimento comercial oscilava entre o sucesso momentâneo e o fracasso sempiterno, e na eminência de um, o fracasso, ele inventava uma fórmula, como se tivesse reinventado a pólvora, para novamente alcançar o outro, o sucesso. A química que ele tinha, tanto para um como para o outro, era genuinamente iguais e comicamente trágicas.
   Do que eu sei sobre ciências, a sua existência somente é factível em função da experimentação. Posto isso, o que é a vida senão um encadeamento de experimentação, cujo embate com a morte é a experimentação final, e mesmo ela, a morte, saindo vencedora não quer dizer que chegamos ao fim, que fomos reprovados; afinal, no decorrer da vida é o que fizemos com nossas experimentações que permanecerá para os nossos entes queridos, e este será o nosso legado. Então, desta forma, o fim em si não é factível, é as experimentações que tivemos, ou seja, a ciência praticada no dia-a-dia que nos eterniza, e cabe a cada um praticar a boa ciência.
   Portanto do que me cabe de experimentação, eu adoro a boa ciência, e tive um excelente mestre, o meu pai, cuja escola ele, como ninguém, soube valorizar, a família. 

14 comentários:

  1. Agora, Eder
    Tenha ciência do que eu fou lhe falar
    Pode chuver pedra
    O mar virar sertão
    Ou o sertão virar mar
    Eu vou sempre vir aqui
    E lhe admirar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Do que me cabe de experimentação, a boa sorte em tê-lo como amigo é do meu bom senso rs.. Sempre te acompanhando os passos, pessoa querida! E admirada com essa lucidez e criatividade. Bom finzinho de domingo. Agora com horário de verão, né? Tem gente que não gosta, eu sempre fico com a sensação de que o dia fica maior, e me sinto bem. Boa semana procê a família! Beijo grannnde!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Eder, então que sejamos verdadeiros "alquimistas", físicos, matemáticos, cientistas da vida, pois a teoria sem a vivência prática não caminha. E a prática sem teoria também não se sustenta! Assim dizia, o jusfilósofo Miguel Reale: "É preciso teorizar a vida e vivenciar a teoria"!! Parabéns pela homenagem a seu pai e a sua família!! Fique com Deus, querido amigo!! Boa noite, uma ótima semana :)

    ResponderExcluir
  4. E nas contradições vamos nos formando, vamos nos inventando com um pouco do que recebemos, um pouco do que rejeitamos, um pouco que criamos e aí estamos nós. Deixando um pouco nos filhos.
    Um texto tão lindo esse que escreveu.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ergue-te e caminha.
    Enxuga as lágrimas e fita os céus.
    Deus que te sustentou até ontem, sustentará hoje e sempre.
    A sombra vale para destacar a luz.
    Se provações te feriram, esquece.
    Se desenganos te amargaram a existência, não esmoreças.
    Escuta a esperança, no silêncio da própria alma, a falar-te de futuro e de amor, de beleza e eternidade e transforma a bênção das horas em riqueza de trabalho.
    Olvida toda sombra, à procura de mais luz e perceberás que Deus está contigo, em teu próprio coração, a estender-te os braços abertos.

    Beijo grande e linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Mano querido, as experimentações tem nos levado a lugares distantes, não é mesmo? E por isso mesmo, tomo emprestadas as palavras da minha grande amiga Suzi e digo que você é um grande alquimista, que disfarça seus gostos por ser naturalmente talentoso!! E a mim, cabe a alegria de misturar frascos e conteúdos encantados contigo e fazer surgir novas fórmulas, graças a sua generosa mão estendida! Um abraço fraterno, Deia.

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Hoje convidamos você para fazer uma profunda reflexão em nosso blog. Ao ler o texto da nossa amiga Déia e responder a pergunta final: “E para você? Sua vida tem raros momentos de recomeço? Ou você aproveita as rupturas e entra, quando necessário, em uma nova estrada?”
    Esperamos a sua participação.
    Receba o nosso abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  8. Oiê,

    Amigão, você tem razão é na escola da família que se aprende a matemática e a ciência da vida: compartilhar, respeitar o espaço dos outros, cuidar dos mais frágeis e da gente mesmo! Depois de formados iremos "abrir" outra escola onde
    nós mesmos seremos os mestres.

    Abração :)

    ResponderExcluir
  9. Eder, nossa melhor vivência, nosso melhor experimento, nossa melhor escola: a família da qual pertencemos e a família que criamos. As duas misturadas, pegando um pouco daqui e de lá e formando caminhos.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  10. Eder amigo,
    Estive aproveitando uns dias de ferias de minha filhota e deixei o meu blog meio no piloto automatico e somente hoje estou podendo agradecer tua visita tao querida ao aniversario do Eu Sei Que Vou Te Amar. Sao pessoas como voce que fazem valer a pena continuar por tantos anos e desejar estar por muitos mais.
    Beijos, flores e muitos sorrisos!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!

    "Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia."

    Benjamin Franklin)

    Que seu dia seja de luz.

    Ótimo fim de semana pra vc.

    ResponderExcluir
  12. Oiê,

    Fazendo uma visitinha e desejando muita saúde e harmonia,
    Abraço :)

    ResponderExcluir
  13. Como é bom te ler Eder, lamento não estar sempre presente por causa da falta de tempo, absoluta, mas sempre que posso, venho me emocionar com as coisas que vc escreve e que encantam meu coração. Vc tem uma 'singeleza' de alma. É isso. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Vamos lá ver se te decides : gostas ou não gosta ?
    Eu, gostei...
    Beijinhos
    Verdinha

    ResponderExcluir