Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Psicologia

                                    imagem clique aqui


     Quando jovem sempre me inquietou a formação do ser. Nunca achei a resposta e sei que sempre seguirei com esta inquietação. Somos tão dispares por ser cada um forjado por tudo que o cerca e geralmente cada um tem uma visão diferente de tudo que está em sua volta, por isso acho que não existe uma fórmula definitiva para o ser ser formado.
     Meus pais tiveram oito filhos e todos eles tiveram a mesma educação, foram todos forjados no amor. Pessoas sem vícios, tanto ele como ela, sofreram quando um dos filhos se envolveu com as drogas. Meu pai se fechou e não entendeu o que aconteceu, e nos momentos que se encontrava só, chorou e se culpou, mas nunca disse nada. Minha mãe, mulher de sorriso vasto, onde quer que esteja sempre traz alegria, sofreu como eu nunca tinha visto. A tristeza invadiu seu rosto, penetrou em sua alma e dali não saiu. Numa batalha diária lutou o bom combate, jamais se vergou, passou noites em claro, discutiu, aconselhou, mas nunca esmoreceu. Tinha dentro de si a certeza que venceria.
     Entendo que a imagem fala por si mesmo, às vezes aquilo que você faz diz mais do que aquilo que você fala. As imagens que tenho dos meus velhos são pessoas feitas para a doação, pessoas que se dão aos outros por terem neles a bondade como modo de vida. Pessoas que faziam questão de ver todos os filhos em volta da mesa na hora do café da manhã, do almoço e do jantar. Coisas essas que perdemos devido à velocidade dos dias de hoje, e esquecemos que temos o final de semana para praticar o que chamo a essência da família, e por desuso não fazemos.
     Com tudo isso em sua volta e vendo todas as imagens que meus velhos passavam, um dos filhos usuário de drogas de uma hora para outra se trancou em nosso quarto e só saía dali para as refeições e banho. Foi assim durante um ano, queria se curar. O que mais me impressionou foi o fato dele por vontade própria tentar sair do seu vício. Família do lado para cobrá-lo, impô-lo o modo de vida achado correto, mas também para apoiá-lo na sua decisão, foi essencial para ele sair do vício. Após esse filho viver um ano em dezesseis metros quadrados, meus pais resolveu mudar para o interior, abdicando de tudo que havia construído na capital. Seria uma nova vida, mas só a satisfação de não ter perdido um filho para as drogas já teria valido a pena. O sorriso de minha mãe voltou, sinal de que vencemos.
     Ontem, minha esposa nos estudos e eu nas escritas, minha filha me chamou na cozinha. Chegando lá ela me perguntou o que eu achava. Com cinco anos e três meses vivendo no seu mundo lúdico, ela simplesmente havia lavado toda a louça e limpado a pia. E assim ela vai se moldando de acordo com as imagens que ela ver. Se ela, sem nós lha pedir, lavou a louça por vontade própria é sinal que a imagem que ela ver é da ajuda. É dessa forma que o ser é forjado?

18 comentários:

  1. Mano, que depoimento incrível de vida! A determinação de seus pais, vocês irmãos apoiando aquele que havia errado a curva em algum ponto da estrada mas que correu atrás e veio se juntar à família, a decisão de se mudarem para que ele pudesse seguir tranquilo! Uau! E coroado pela linda postura da sua pequenina, com suas mãozinhas disponíveis para ajudar aos pais. Parabéns, mano, você foi criado com princípios que valem além de qualquer medida criada pelos humanos! Um beijo da maninha!

    ResponderExcluir
  2. Eder, imagino o quanto seus pais devem ter sofrido ao ver um filho nessa prisão, nesse descaminho das drogas. Que depoimento intenso e comprometido. Graças a Deus que as sementes do amor e da retidão eram fortes dentro dele e ele conseguiu vencer o vício. Acho que um exemplo vale sim por mil palavras. Acho que sua filha segue os exemplos que vê. E também acho que uma das coisas que ajuda a forjar o caráter de uma pessoa é o ambiente em que foi criada, os exemplos que teve, às vezes mudos. Seus pais eram pessoas fortes e boas, generosas e com muito amor pra dar. Fizeram de vc um bom homem e é isso que sua filha vê. Parabéns. Que vcs sejam muito felizes.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  3. Sobre inquietude, eu sou inqueito até hoje. E sobre sua filha, essa menina vai longe!
    O que é bom já nasce feito, depois é só ir aprimorando.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. As crianças aprendem com os atos não com as palavras. Quando as palavras não condizem com os atos elas confundem e revoltam. Os irmãos elaboram diferente pois são diferentes genética e instintivamente e recebem a mesma experiência em momentos diferentes do desenvolvimento.
    Sua mãe foi sabia pois apoiar um filho não é aprovar o que ele faz.
    Você entendeu o espírito do meu poema que é uma brincadeira meio tipo sambinha dos anos 40-50.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eder, sem palavras para o texto acima. E mais uma vez confirmo é reafirmo a importância da família para forjar o ser. A imagem que passamos no dia a dia, ainda que atribulado são mensagens que ficarão para sempre, ainda que em algum moemnto façamos um desvio do caminho que devemos percorrer.
    Parabéns para a sua família de origem e para a família que você está construindo.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. OS PAIS ÀS VEZES ERRAM QUANDO PENSAM QUE ESTÃO CORRECTOS AO DAR A MESMA EDUCAÇÃO AOS 2,3 OU 4 FILHOS. NÃO PODE SER ASSIM. POR MUITO AMOR QUE TENHAM PARA DAR ,OS FILHOS SENTEM, TÊM GOSTOS,DESEJOS,MEDOS ,RECEIOS DIFERENTES...E SABER COMPREENDER ESSA DIFERENÇA NÃO É TAREFA FÁCIL DE FORMA A NÃO PROVOCAR CIÚMES E INVEJAS...

    A RESPOSTA À TUA QUESTÃO É QUE EU TRABALHO COM O PROGRAMA DE PHOTOSHOP. MAS TENHO MUITO QUE APRENDER...

    BEIJO

    ResponderExcluir
  7. Eder, ainda acredito que a família, quando estruturada, e com bons exemplos, colabora para formar um ser mas íntegro, com ele mesmo e com a sociedade. E seu texto nos mostra isto, com a postura da família para com seu irmão, e da sua filinha.

    abraço

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo Eder, caro professor;

    Também nós somos muitos, também nós somos diferentes, também nós somos iguais.

    A educação parental, embora com muito amor, aliás, com a mesma intensidade de ternura para todos, foi-se diferenciando conforme a época porque seria impossivel que o nono filho tivesse recebido a mesma educação que o primeiro. Entre o primeiro e o último, havia (e há) vinte anos de diferença e a educação foi transmitida pelos pais para os primeiros mas em seguida já eram os irmãos mais velhos a educarem e protegerem os mais novos.
    E a sua filha ao demonstrar essa sabedoria, fez-me lembrar minha irmã caçula, hoje jornalista do Jornal O Globo no Rio que procurava me imitar ainda bem jovem no meu estilo de escrever. Parece que deu frutos porque hoje é ele que me inspira na literatura, assim como um grande escritor de quem eu tenho grande orgulho de ser amigo e que espero impacientemente por ler o seu primeiro livro que será certamente uma grande obra literária e que dá pelo nome de Eder Ribeiro e que faz o favor de ser meu amigo também...
    Grande abraço, amigo Eder.
    Osvaldo

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo,
    Excelente texto,
    Boas energias sempre,
    Mari

    ResponderExcluir
  10. Eder, suas crianças foram muito abençoadas. E vc e seus irmãos também. Acredito em merecimento e no livre arbítrio. Que bom qdo se pode reconhecer, compreender e ser mais feliz. Minino, vc escreve bunito!! Beijokas. Bom domingo e bom voto, amigo! ;)

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo...é verdade Eder...nessas horas a estrutura de vida, uma familia presente pode sim ajudar e muito, aliás...é essencial o apoio da família...
    Embora a saida ainda esteja no coração e na alma de quem esta passando por esses problemas, se a pesoa não quiser, não tiver força de vontade...fica tudo mais dificil
    Um beijo em sua filhota ai...rs...menina prendada...conserve...conserve...rrs
    Um abraço na alma...bjo no coração...valeu....
    Bom Dilma pra você amigo...rsrs

    ResponderExcluir
  12. Ela só está caminhando, seguindo os passos de quem a guia, Eder. Se a árvore é boa, igualmente bons são os seus frutos.
    Linda família!

    Deus seja contigo e lhe conceda uma linda semana!


    http://www.youtube.com/watch?v=dGFd--na7zE

    ResponderExcluir
  13. Estamos aqui em primeiríssima mão para avisá-lo que você é o mais novo ganhador do sorteio do Blog Espaço Aberto.
    Parabéns Amigo!!!
    Nos envie por e-mail seu endereço para que possamos enviar o seu livro.

    umblogparatodos@yahoo.com.br

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  14. Oi Eder...

    Que bom que essa história tem um final feliz. As que conheço normalmente não são assim.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Meu amigo Eder,

    Quando somos criados sobre os alicerces de valores dignos e verdadeiros, não há como nosso caminho não resultar em outro que não seja o do bem. Sua filha está trilhando o lindo caminho que a estão ensinando a percorrer. Linda história.

    Quer dizer que eu sou apaixonável? rsrsrs
    Só vc mesmo.

    Abraço pra ti, meu amigo!

    Deus seja contigo.

    ResponderExcluir
  16. Temos o prazer de convidar os amigos para ler a entrevista de uma jovem escritora fantástica: Sofia Duarte nos conta um pouco de sua história.
    Contamos com a sua presença e comentário.
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  17. Em primeiro ligar quero agradecer ao seu carinho no meu aniversário. Muito obrigada de coração!
    Sabe Éder... essas sementes que plantamos mesmo sem perceber nos filhos são eternas e nada pode destruí-las. Percebo isso na educação que recebi dos meus pais e na que repassei aos meus filhos... Quando menos esperamos percebemos que germinaram!
    Tenha uma semana maravilhosa!
    Beijos com meu carinho

    ResponderExcluir
  18. Eder, amigo!
    Primeiramente obrigada pelas tuas visitas tão queridas lá no meu blog, mesmo com minha ausência temporária por aqui... confesso que sou péssima administradora do tempo e meus novos afazeres estão a deixar-me com muitas vontades de fazer tudo o que queria, mas sem conseguir... Paciência! Pouco a pouco vamos conseguindo!
    Sobre o teu texto, está um primor... Gostei muito e mais ainda ao final, ao ler sobre tua filhinha de 5 anos, de suas iniciativas e boas atitudes... tais atitudes somente podem vir dos bons exemplos e do respeito como pais, educadores e amigos. E por esse motivo, tenho a alegria de parabenizá-lo e à tua esposa por tão boa educação.
    Nossos filhso são assim, aprendem unicamente através de nossos exemplos. É como a historinha do carangueijo que há no livrinho de contos de minha filha Carmencita. Conta a historinha que um dia os carangueijos de todo o mundo se reuniram para discutir um problema muito sério... o de andar para trás. Depois de muits dicussões, chegou-se à conclusão que os carangueijos velhos já não poderiam-se adaptar a uma mudança, mas os jovens sim, assim que as mamães carangueijo também começariam a ensinar aos seus filhos a caminhar para frente, explicando-lhes todos os pontos pelos quais, apesar das dificuldades, eles deveriam mudar sua forma de agir. No entanto, as mamães carangueijo continuavam caminhando para trás, mais rápidas, mais ágeis e os carangueijinhos começaram a questionar por que eles tinham que mudar, se o exemmplo deles continuava sendo o mesmo? Pois é... a mudança de hábitos não funcionou, afinal de contas, o exemplo era o posto ao ensinado...
    Valeu a pena a tua lição de hoje, amigo! Sigue assim, e serás sempre muito feliz! Sem dúvida!
    Beijos, flores e muitos sorrisos!

    ResponderExcluir