Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

domingo, 24 de novembro de 2013

Herói sem livro



   Fui introduzido na leitura pelo padeiro da panificadora do meu pai ainda na infância. Contumaz leitor de livros de bolso de bang e bang, ele me mostrou um mundo onde não se confundia os vilões com os mocinhos e vice-versa, tão diferente do mundo real por ser da natureza do homem a vilania e a hombridade no mesmo ser. 

   Costumo dizer que o meu pé não é de laranja lima, mas de amêndoas. Antes mesmo de conhecer as letras e o fascínio que elas exerceriam sobre mim, foi através da audição que um mundo fantástico foi me apresentando pelo meu avô. Nas tardes quentes do verão baiano, ele trazia o seu tamborete de jacarandá com assento de couro de vaca, colocava-o sobre a sombra do pé de amêndoas em frente da panificadora do meu pai, chamava-me e pegando-me pelos braços, colocava-me em seu colo para em seguida me apresentar personagem cuja bondade incutiu em mim a crença no ser humano, pois, mais do que ninguém, ele fazia de seus heróis pessoas comuns.  Meu avô desencarnou em 2001 aos 94 anos, deixou como herança o seu tamborete, mas riqueza maior ele deixou incutida em minha alma, e é tão forte que o sinto vivo, passando com seu jeito simples os seus ensinamentos, até os dias de hoje. 

   Nas visitas que faço na casa dos meus pais no interior de São Paulo, sinto como voltando ao passado, pois a minha família sempre será o meu ninho, o meu refrigério. Quando meu pai pegou o tamborete e colocou ao lado da rede que eu estava deitado com o meu filho e me disse que se arrependia de ter saído da Bahia, mas o que lhe confortava era que nós, os seus filhos, não seríamos o que somos hoje se na Bahia permanecêssemos. Percebi em sua voz uma tristeza incontida e nos seus olhos perdidos no horizonte uma tentativa de encontrar-me criança tendo-o como herói.  Da mesma forma que veio, ele se foi,  levando o tamborete e entrando na casa. Vi naquele gesto um pedido de desculpa por ter destruído os sonhos dos seus filhos. 

   Eu estava construindo os meus sonhos e não usava apenas areia e água, mas também tijolo, cimento e cal. Quando a panificadora do meu pai, em Brasília, faliu, não apenas implodiu os meus sonhos, desestruturou a família de seis filhos, pois ela foi dividida ao meio, metade voltando para a Bahia, a outra metade, meus pais, eu e duas irmãs mais velhas, indo se aventurar em São Paulo. Foi nesse momento que o meu herói passou a ser vilão, e humano. 

   O meu vilão, semianalfabeto, foi trabalhar de servente de pedreiro na construção civil, estudou, fez curso de mestre de obra e exerceu essa profissão até se aposentar. Estruturou a família,  construiu a casa da maioria dos filhos. Homem de mão forte, meu pai, nunca deixou de enfiar as mãos na massa para dar alimento para o corpo com o pão, para a alma com os livros comprados, e, aos quarenta e cinco anos, enfiou as mãos na areia, cal e cimento para dá guarida. 
   O meu pai é um herói que não está nos livros. 





31 comentários:

  1. MEU QUERIDO QUE BEM VOCE TRANSMITE TEUS SENTIMENTOS! GOSTEI MUITO, MUITO!!! QUE AVO FORMIDAVEL! E TODOS VOCES!
    GRANDES ABRACOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando alguns jovens não ouvem nem dão valor ao esforço de seus pais, tenho certeza que eles não imaginam como pode ter sido a juventude de seus progenitores. Conheço muitas e muitas pessoas que tiveram uma infancia, adolescencia e parte da vida adulta de muito sacrificio. Hoje há facilidades demais e valores de menos. Tivemos muitos herois. Existem outros herois, mas a ditadura do consumismo mostrado nas mídias provoca conflitos e cegueira.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Bonita história Eder,
    Como tanto outros punhos anônimos que sustentam os filhos desse país.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Quem fantástico, Eder!
    Os heróis são mesmo esses: os que não estão nas páginas... mas na vida :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. maravilha, meu amigo, maravilha!!! como é gostoso ler esta tua prosa, tão tenra, tão cheia de nostalgia, infância e verdade no ar!

    ResponderExcluir
  6. Olá, amigo Éder
    Tive um pai fantástico também!!!
    Meu avô por parte de mãe botou tudo fora da minha vó... deixou todo mundo sem nada mas todos venceram pela Graça de Deus...
    Com o pai que teve vc não poderia deixar de ser sensível e tê-lo como um herói anônimo no meio de outros tantos...
    Seja sempre feliz e abençoado!!!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  7. A riqueza que temos está no que vivemos e nossos heróis são os que admiramos... força e beleza leio aqui no seu texto.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Éder, sua crônica, além de muito bem escrita, fez desenrolar os fatos de uma forma que nos envolveu do começo ao fim. Você pôde com orgulho escrever essa crônica, mas eu jamais poderia, pois na sua idade tenra dos fatos do seu conto o inferno era minha morada.
    Amei, você é genial
    Sobrevivi e bem
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  9. Olá!Bom dia, Éder!
    Que história linda... Há muitos heróis sem livro, desconhecidos, vencedores anônimos, que, convictos de seus conceitos, fazem acontecer, simplesmente porque têm um sonho e o coloca em prática, e imbuídos de sua missão, são grandes vencedores na vida e que deixam um legado muito além de posses e boas lembranças... o legado familiar...
    agradeço pelo carinho da visita, muito obrigado, bela semana,abraços!

    ResponderExcluir
  10. Que história tocante, Eder. E reflete a história de muitos pais guerreiros! E esses são melhores que os heróis dos livros. Abçs e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Eder. Acedi ao seu convite no G+ e vim ler a sua prosa, que me emocionou. Também tenho uma relação muito especial com os livros, embora não tivesse um avô assim querido e contador de histórias.
    Um abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo
    http://bercodomundo.blogspot.pt/

    P.S. Encontrei aqui vários amigos lá do meu cantinho e "amigo do meu amigo..."

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post Eder. Meu avô não me deu livros, mas, uma vez na minha infância, ele veio nos visitar em São Paulo e reuniu alguns dos netos em uma roda, à noite, para contar "causos" de assombração. Fui muito influenciado por aquele universo fantástico.

    ResponderExcluir
  13. Bela história. Valorizar àqueles heróis (que as vezes não se parecem tanto com heróis dos quadrinhos), os quais estão sempre ao nosso lado, os quais lutam por nossa felicidade, através do suor de seu rosto, das mãos pesadas e cansadas de seu trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, Eder!
    Que história de vida linda... obrigada por compartilhar conosco, pois traz muito reflexão acerca dos verdadeiros heróis desse mundo, das marcas que podemos deixar nas pessoas e o quanto podemos ajudar a construir uma base sólida para um filho nunca se desviar de fato do caminho certo, mesmo quando tudo parece desmoronar.
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  15. Que linda a história de seu pai. "Essa vida é para quem coragem". A frase é do meu marido e adoro repeti-la. Abração! :)

    ResponderExcluir
  16. Que bom poder voltar as visitas de vcs, hj
    meu dia foi melhor,
    Vim deixar um abraço de agradecimento por todo
    carinho que vc tem comigo, muito obrigado pelas
    palavras que são deixadas na minha pagina
    Que Deus abençoe ricamente sua vida, e amigos eu guardo no coração
    Abraços de sempre.....Bjussssss

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  17. Da farinha e do pão
    Ao cimento, chãos, paredes, tetos
    Sempre celeste
    Iluminado
    Sendo e dando liga
    Alimentado e sedimentando em si e na sua família
    Os valores do trabalho, da coragem, do fazer, do ser

    Um herói sem livros e com reconhecimento ainda bem
    Tem muitos que nem isso tem

    Aos dois, a nossa Bahia, aos padeiros e pedreiros
    Minha saudação \o/

    ResponderExcluir
  18. Maravilhosa história,Eder!Valeu! Adorei! abraços,chica

    ResponderExcluir
  19. Uma bela história bem família mesmo
    E como sempre temos nosso herói, gostei

    Bjossss

    Vanessa------

    ResponderExcluir
  20. OI EDER!
    QUE COISA LINDA, AMIGO.
    NOSSOS PAIS COMO NÓS COM NOSSOS FILHOS, DE REPENTE ATÉ ERRAMOS, MAS O QUE VALE É A INTENÇÃO E OS MOTIVOS QUE NOS LEVARAM E A ELES TAMBÉM PARA TEREM TOMADO ATITUDES QUE NUM CERTO MOMENTO NÃO REPERCUTIRAM DA FORMA DESEJADA, GERANDO RESULTADOS IMPREVISTOS.
    MAS, O BONITO DE TUDO É O TEU RECONHECIMENTO PARA COM ESTE SER, QUE TE DEU O MELHOR QUE PODE, COM TODA A CERTEZA.
    RECORDAÇÕES, SÃO UM BÁLSAMO PARA NOSSOS CORAÇÕES.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Certamente, o seu pai é um herói como não se encontra nos romances de bang-bang. Porque ele é real. E, cara, é pra ter muito orgulho de um pai assim! Parabéns pelo teu velho. Agora, sobre a parte da leitura: a gente aprender a fazê-la de diversas formas. Se estou a observar uma conversa, estou lendo as pessoas que dialogam.

    ResponderExcluir
  22. Uma linda história a do seu pai.
    Adorei ,bom dia.

    ResponderExcluir
  23. Oi Éder
    Passando para agradecer o comentário
    Beijos na alma
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  24. Esses são os verdadeiros exemplos de força, honra, dignidade. Jamais são esquecidos. Abraço.

    ResponderExcluir
  25. Pessoas assim marcam nossa vida de uma maneira singular, não as esquecemos e continuamos o que elas plantaram.Linda vida. Bjss

    ResponderExcluir
  26. Que lindo exemplo, pessoas assim nos marcam profundamente. Bjsss

    ResponderExcluir
  27. O seu pai é do time dos verdadeiros heróis, dos que estraçalham vilões diários, os do cotidiano, que assustam e gostam quando o homem se encolhe dentro dos seus próprios medos.
    Que coisa mais linda você escreveu, meu amigo arigó.
    Encantada.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  28. Emocionante!

    Estes heróis que só conseguimos enxergar quando nós próprios nos tornamos heróis e descobrimos o quão forte foram aqueles que julgávamos fracos. O quanto a vida é capaz de desafiar-nos.

    Exigimos muito de nossos pais, talvez por sempre os termos se dedicando ao máximo, não conseguimos ver que fizeram o melhor que podiam, até o dia em que nós somos obrigados pela vida a dar o nosso melhor, não mais receber, aí então percebemos como tivemos heróis ao nosso lado, sempre.
    Mesmo aqueles heróis que não conseguiram fazer o que julgávamos ser necessário ser feito, ainda assim heróis.

    Seu pai teve a coragem de recomeçar, se foi difícil para a família, imagine para ele?

    Você é fruto de uma árvore muito resistente e traz em si a doçura do fruto e a resistência da raiz, uma combinação do feminino e do masculino que o geraram, além das folhas ao vento que brotaram do banquinho de couro de vaca.

    Beijos, Eder

    ResponderExcluir
  29. Nossos heróis verdadeiros são exatamente esses feitos de carne e osso, de cumes e vales. Esses que nos agregam pela exclusiva força do que são e representam pra nós. Seu pai é um herói pra ti, assim como, com certeza, és e sempre serás para os seus filhos. Histórias escritas a sangue e suor é que fazem nossos heróis. Gr. Bj. meu querido amigo!

    ResponderExcluir
  30. Linda história Eder,
    Algumas recordações nos acariciam a alma, nos ensinam muito.
    Verdadeiro exemplo teu pai. Realmente um herói que não está em livros.

    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde e um lindo sábado pra vc!

    Vim deixar meu abraço pelo ano todo que você
    esteve comigo, desejo que me 2014 nossa amizade
    permaneça sempre com muito amor e nossos sonhos
    e realizações venha com grande vitória, mais uma vez
    agradeço por tudo que ganhei nesse Blog , volto em janeiro
    Boas festas e um ano cheio de muita paz e luz!!!

    Rita!

    Ϡ₡ღ¸✿-:¦:-•´¯` ✻.¸¸.ღ♡ღ .¸¸.✻´´¯`•-:¦:Ϡ₡ღ¸✿-:¦:-•´¯` ✻

    ResponderExcluir