Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Partidas e chegadas... O que faz você feliz?

   - Vamos?

   Não sei precisar a idade que eu tinha. Era muito pequeno, inexperiente. Sei que a bola de capotão ainda rolava colada aos meus pés, abrindo trilhas, desbravando caminhos.

   - Vamos? – Insistiu na pergunta.

   Talvez a imprecisão da idade seja por, na época, ter pouca idade; ou, mais precisamente, por, agora, ter muita idade, as reminiscências vir como um filme em preto e branco mofado pelo tempo, e ao assisti-lo, as imagens no écran mostram-se distorcidas.

   - Vamos? – A insistência não me enfadava.

   Parti para a vida com um apelido enervante: Pelé, e ao meu nome acrescentaram um sobrenome que não era meu: Eder Jofre. O peso do apelido e sobrenome abalava a minha constituição física, e a alma imberbe ainda não estava preparada – realmente nunca esteve – para chutes e socos. Precisava beber em outra fonte para a ignorância não tomar conta de pés e mãos.

   - Vamos? – A fonte, insistente, não desistia de mim.

   Retirei a poeira dos pés com as mãos, e as esfregando uma na outra me desfiz dos socos.
   Não houve mais a necessidade do chamamento. Peguei-o pela capa, abri-o folheando as suas páginas, desatei os nós que freava os pés e os enfiei na primeira página. Parti para a viagem tropeçando em algumas palavras. Dos pontos fiz parada para o descanso, em alguns pontos de exclamação encostei por pura admiração, das vírgulas fiz chapéu, travessões serviram de cama e muitos pontos de interrogações deixei para trás por não me servir como bengala. Quando, enfim, cheguei ao último ponto, o ponto final, abaixo dele havia a felicidade. E não teve mais fim. Vamos?

   Em uma das entrevistas concedida por José Saramago, perguntaram-lhe se não gostava de viajar. Ele respondeu que não precisava, pois tinha os livros.
   Qual de nós nunca intentou encontrar um escritor, que ao lermos, nos falasse à alma. Eu encontrei três, a saber, Célia de Lima, Deia e José Saramago.
   A Deia faz da sua escrita a possibilidade da felicidade realizável. Por isso os convido a clicar aqui. Conheça-a
   É dela o selo “Partidas e chegadas... O que faz você feliz?” Um presente embrulhado em papel de seda. Porém, presentes, a Deia me dá ao publicar os seus textos. E isso me faz feliz: lê-la. Vamos?


   Partidas e chegadas... O que faz você feliz? , tem regras bem fáceis:

1 - Copie e cole o selinho na sua postagem;
2 - Conte-nos o que lhe faz feliz, entre partidas e chegadas, simples assim!; 
3 - Conte quem lhe presenteou, se possível adicionando o link para o blog;
4 - Indique ao menos 5 blogs para receberem o carinho e avise-os, para que eles possam continuar a brincadeira. Podem ser mais, claro, o importante é provocar a ideia naqueles que lhe visitam!
5 - Volte aqui e avise se já está participando, nesse mesmo post.

   Eu passo o presente para amigos viajantes. Hei-los:
Pedras Nuas: Sei_Lá
Lua Nova: Poetizando

16 comentários:

  1. Mano, que viagem mais linda! Partidas e chegadas ao alcance das suas mãos! Companhia perfeita, conselhos pertinentes, tudo ali, a lhe dar abrigo nessa que é maior partida que fazemos em nossas vidas - a partida com destino à literatura! Dizer que não fiquei surpresa e depois extremamente feliz com o seu carinho, sua referência, seria esconder o sol com a peneira. Aliás, é como me encontro agora: brilhando de contentamento por ver que, por fim, escolhemos os rumos certos! Sua amizade, sempre e incondicionalmente! Um abraço, Deia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eder, um lindo texto e uma linda homenagem a escrita.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Você é sempre um encanto quando o assunto envolve letras.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigo e é sempre bom ler seus escritos tão legais.
    Obrigado mesmo.

    ___________
    NOVOS CAMINHOS

    O Bar virtual O BLABLABLA NO TELECOTECO mudou de local. Agora ele faz parte de um conglomerado chamado GUARÁ MATOS blablablas e afins/ https://sites.google.com/site/blablablaseafins/ (até eu registrar um domínio próprio, usaremos esse endereço e devemos prestar atenção no HTTPS, que é assim mesmo. Infelizmente não registra para ser seguido). Um site onde todas as expressões artísticas e culturais serão pesquisadas e divulgadas.
    São várias páginas com diversos conteúdos e a participação das pessoas vai ser de extrema importância para divulgação de eventos e dos bares da preferência de cada um.
    As entrevistas levarão o nome de “Blablablas e afins” e serão realizadas dentro da página que leva o nome do bar.
    Como site é diferente de blog criei um formulário de comentário, estilo “fale conosco”. As intervenções dos visitantes serão registradas e mandadas para uma página fora (Google Docs) e eu responderei um a um pelo e-mail que for deixado no momento do depoimento.
    Vídeos, fotos, informações, notícias, lista de contato dos amigos e tantas coisas mais poderão ser acessadas por todos.
    Procurei fazer algo de qualidade e pensando na interação, na participação dos meus seguidores e também quem eu sigo.
    Acho que vai ser muito legal pra todos nós.
    Conto com você de verdade e também com o seus leitores..
    Abraços,
    Guará Matos.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Eder;
    Depois de quase dois meses de ausência (viagens, trabalho e de seguida, férias), aqui estou de volta e claro, como é natural, uma visita à "casa" do amigo Eder.

    E como é bom visitar alguèm que coloca a cultura, neste caso, literária, em destaque e lhe procura dar o real valor.

    Você cita três grandes,... a Célia de Lima que já li várias vezes e é excepsional, a Deia que infelismente nunca li mas nunca será tarde para conhecer seu trabalho e José Saramago que li e conheci pessoalmente e de quem recebi algo que embeleza a minha modesta biblioteca.
    Espero um dia poder desfolhar as páginas de um dos grandes da nossa literatura (lugar na minha biblioteca já há) que dá pelo nome de Eder Ribeiro!...
    Um abraço, caro amigo Eder.
    do Osvaldo, que também é Ribeiro.

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MUITO DE LÊ-LO...UMA VIAGEM DE INFÂNCIA QUE DESAGUA EM PÁGINAS DE LIVROS...SE ACEITO FAZER A VIAGEM...TALVEZ...VOU PENSAR.

    UM BEIJO

    ResponderExcluir
  7. Uau!!!

    Tem certeza que é para o meu blog mesmo???
    Não houve nenhum engano???
    rs rs rs

    Obrigaaaaaaaaaaaaaaaadãoooooo mesmo!!!
    Tão lindo! Uma honra!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Hinei ma tov umanaim
    Shevet achim gam yachad

    [Quão bom e agradável é
    Que irmãos vivam em comunhão]


    http://www.youtube.com/watch?v=iq_qT6lvYpk

    Ótimo domingo pra você.
    Deus seja contigo.

    ResponderExcluir
  9. Fala amigo Eder...escritores de peso amigo...a Celia escreve muito...foi uma das primeiras pessoas que conheci aqui no blog...A Deia tem sua maneira toda Deia de escrever...Saramago..ah...esse não ficou nada a dever as duas...rsrs
    Eder...boas falas amigo...um braço na alma
    beijo no coração migo

    ResponderExcluir
  10. ADORO PARTIDAS PORQUE O MEU CORAÇÃO BATE DESCOMPASSADO E GOSTO DAS CHEGADAS A TERRA FIRME...MAS CONFESSO QUE GOSTARIA DE IR E CORRER O MUNDO...MAS FALTA O DINHEIRO E A CORAGEM PARA IR SÓ...
    DEPOIS VIREI QUANDO ACEITAR O SEU DESAFIO...

    BOA SEMANA

    ResponderExcluir
  11. Vim agradecer-lhe a visita. A amplitidão de conhecimento que o livro dá é uma viagem que realmente traz felicidades.

    ResponderExcluir
  12. Eder,

    A Deia é mesmo uma grande escritora, que nos faz viver cada coisa que escreve e nos leva juntos em suas viagens.
    Também a admiro muito.

    Uma ótima semana pra vc, meu amigo!
    Abraços!

    Deus é contigo.

    ResponderExcluir
  13. As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas.
    Ame-as MESMO ASSIM.

    Se você tem sucesso em suas realizações,
    ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos.
    Tenha sucesso MESMO ASSIM.

    O bem que você faz será esquecido amanhã.
    Faça o bem MESMO ASSIM.

    A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável.
    Seja honesto MESMO ASSIM.

    Aquilo que você levou anos para construir,
    pode ser destruído de um dia para o outro.
    Construa MESMO ASSIM.

    Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda,
    mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar.
    Ajude-os MESMO ASSIM.

    Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo,
    você corre o risco de se machucar.
    Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM.

    Uma noite de paz pra você....

    Deus seja contigo

    http://www.youtube.com/watch?v=kaT_2KiAU3A&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  14. Eu também admiro, sobremaneira, a Deia. Saramago dispensa comentários. A Célia de Lima, eu ainda não conheço (preciso saber o link). E tem também um cara que gosto de ler, que é o Eder. Não sei se já leu algo dele! As falas são sempre instigantes e convidativas, e regadas de pertença!

    Agradeço-lhe a presença viva lá no Caminhar, mesmo quando minha ausência foi exigida. Valeu!

    Fraterno abraço, Eder!

    ResponderExcluir
  15. EDER, RESPONDI AO DESAFIO NOS MEUS ENSAIOS. CONFIRA.

    BEIJO

    ResponderExcluir
  16. Fazia tempo que não conseguia vir aqui com um tempo mais livre! UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir