Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Geração insensível

   Deixamos de fazer história e passamos a ser telespectadores da vida. O tempo e o espaço agora são pequenos devido a nossa inação. Importamos mais com a linha do tempo feicibuquiana, curtindo e compartilhando fatos que por si só não faz parte da história devido isso ser uma ação de mero telespectador do que o que diz ou faz o outro sem uma discussão saudável do fato. Aqui e ali pipoca ódio ao deputado condenado por requerer atendimento médico, mesmo sendo provado por uma junta médica que o mesmo necessita do atendimento,  alegando que preso comum passam por situação pior, ou então que em hospitais públicos doentes são esquecidos nos corredores sem atendimento. A partir do momento que nivelamos por baixo,  deixamos de lutar pela igualdade de direito, ou seja, que todos os presos tenham o mesmo tratamento humanitário independentemente da sua condição social perante a lei estabelecida.  Ao negarmos o direito ao deputado  ser atendido  deixamos de ser humanos. É inegável que os presos no rodapé da pirâmide social devem ter o mesmo tratamento dos presos no cume dessa mesma pirâmide,  não o contrário. Quando deixamos de pregar isso, estamos propagando o ódio,  desumanizando a raça. 
   Talvez, essa condição de telespectadores nos tira a condição primaz de ser: o pensamento, e com isso, deixamos de existir. Estamos nos condicionando à invisibilidade, ao ódio,  à solidão, seja entre quatro paredes diante do computador, seja no meio da multidão com nosso Tablet. Não enxergamos o outro nem a nós mesmo, posto que nossos olhos e atenção estão direcionados à tela de nossas máquinas. Não nos abraçamos mais, não damos mais as mãos, pois essas estão ocupadas em digitar, curtir e compartilhar virtualmente. O que está acontecendo nesse século é a disseminação da indiferença, da desvalorização da vida. Está se criando uma geração invisível e insensível. 

  


30 comentários:

  1. graças a Deus , essa é só a sua visão disso tudo e ultimamente pra mim, ela nem tem valido tanto.

    ResponderExcluir
  2. Verdade dita!!
    A rede social citado por você, facilita a superficialidade sobremaneira, e a coerção "Maria vai com as outras" é praxe. Um dos motivos que me levou a desativar minha conta do Face, há mais ou menos um mês Eder.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa tarde, Éder!
    ah sim...com certeza,na minha opinião, também... vivemos uma era de insensíveis, que continuamente julgam e condenam os outros sem ao menos dar ouvidos de forma imparcial e passam , nos modismos da mídia secular, À escolher alguns para serem objetos de admiração e outros para a execração pública. Escondem de si mesmas sua própria miséria espiritual, a fim de se colocar numa posição superior...e por vezes, há um mix de confusão entre a liberdade de expressão com a irresponsabilidade de gerir conteúdo...
    por falar em insensível...vou ,próximo post, "pagar" algumas de minhas muitas pendências, e colocar o link -divulgando seu e-book-... simples, okei?, só o link do blog e a imagem...
    agradeço,obrigado, belos dias, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Bom dia, Éder
      de nada, sei o que está passando, o fim de ano está uma correria desenfreada.Pretendo parar antes das Festas e depois só em 14.
      Belo dia, Abraços.

      Excluir
  4. Dura realidade, Eder. E essa geração está a cada dia pior. É preciso que algo seja feito antes que seja tarde demais. ótima postagem. abçs

    ResponderExcluir
  5. Em parte estou de acordo contigo Éder nesta crônica bem realista e contemporânea do que estamos vivenciando,mas graças também às redes sociais podemos interagir mais privadamente com parentes e amigos distantes,para mim pessoalmente isto conta bastante.A questão é saber organizar o tempo e as prioridades daquilo que estamos fazendo online e nisto estou muito de acordo com você pois a grande massa 'facebookeana' do twitter e tudo mais que dominam o mundo virtual é mesmo influenciada e manipulada por jornalistas sem escrúpulo e ética profissional e sobretudo humana.Ainda assim valorizo demais a liberdade de expressão que ainda prevale neste meio e imagino o que seria da gente sem ela,rsss.
    Grande abraço fraterno desejando já Feliz Natal e próspero ano novo junto aos seus,

    ResponderExcluir
  6. Fato é que a Internet não mudou o perfil do público, apenas está levando os passivos da TV para a vida acrítica na rede virtual. No lugar do controle remoto está o "curtir" e "compartilhar".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito o comentário do Marcio!

      Na verdade, aquele povo que fica o dia inteiro sem ter o que fazer acha uma oportunidade de soltar a voz através da internet, como se fizesse a diferença no mundo... na internet defende-se causas humanitárias, defende-se animais maltratados, fala-se de política, enquanto na realidade a pessoa não chega a fazer nada de fato para mudar a situação a não ser falar, curtir, compartilhar. Acho que em partes o computador nos torna meio frios mesmo... pois todo esse excesso de tecnologia nos faz ficar muito tempo com a cara grudada na tela ao invés de simplesmente desconectarmos e conversarmos com quem está ali, bem ao nosso lado... eu mesma preciso me policiar quanto ao tempo que fico aqui.

      Excluir
  7. Concordo plenamente com você. O ideal seria uma luta pela igualdade de tratamento e não a falta de sensibilidade para com quem necessita atenção especial. Há falta de fundamento no que ouvimos e quando o assunto é sério as pessoas se omitem. Redes sociais podem ter sua utilidade. Permaneço no face porque pertenço a grupos fechados que discutem matéria do meu interesse. Não são elas que precisam mudar, mas quem delas participa. O distanciamento entre jovens é preocupante, se considerarmos que não há calor humano ou relacionamento real, quando optam por fazer uso exclusivo da internet como forma de comunicação.

    Eder, desejo-lhe um Natal de luz, ao lado das pessoas que lhe são queridas, vivido com o real sentido da comemoração. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. O outro deputado está querendo salmom e suco à base de água de coco... Desse jeito vai ficar complicado nivelar por cima.
    Mas, entendo bem a sua colocação. Que o sistema prisional seja apenas justo pra todos.
    Quanto à internetização das relações, a mim nunca atrapalhou muito. Nunca fui de interagir mais ou menos por causa da internet. E se não fosse ela, a internet, você nem saberia o que é arigó... Né?
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milene, não estou aqui, com essa crônica, condenando a internet, mas a seu uso saudável, pois o que se vê no Facebook é a disseminação do ódio a este ou aquele, sem atentar para o uso da lei, ou seja, o preso pode requerer as regalias que quiserem, cabe a justiça concedê-la ou não, e, nesse caso, suponho, que foi negado. O que emana nessa disseminação do ódio é uma briga ideológica, pois incomoda muito a classe alta a ascensão e crescimento da classe média por ter apegado a uma fatia maior do bolo. Erros e corrupção, temos em todos os níveis, contudo, julga e condena, se for o caso, os acusados, mas condenar o avanço que tivemos é burrice.

      Excluir
  9. Oi Éder,
    A indiferença entre os humanos, principalmente entre classes sociais, sempre houve, pois eu vivenciei isso. O rico não se misturava com o pobre nunca e nem estudava na mesma escola, mas agora no limiar de nossas vidas, inverteu-se a situação, os mais pobres estudaram pra valer e os ricos estão endividado até o pescoço.
    A única diferença que antes tínhamos a televisão controlada pelos pais e éramos mais de contato de pele.
    Hoje o computador facilita, mas é frio como uma pedra de um túmulo gelado, é fácil falar o que quer sem termos o direito à resposta, pois temos a opção excluir.
    Vou ficar pouco tempo com o blog, pois é pura ilusão e chateação e desapego.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  10. É um ponto de vista válido! Melhor que a sociedade fosse justa, social e moralmente! Estamos longe de qualquer ideal humanista! Ótimo domingo, Éder!

    ResponderExcluir
  11. Oi Eder

    Penso que este comportamento desumano e sádico que você denuncia não é decorrente das redes sociais e sim da natureza humana, que adora apontar o erro alheio quase como uma catarse dos seus próprios erros. O homem é um ser cruel por natureza, as redes sociais só expõe mais isso ao reunir várias pessoas, como uma multidão que sai às ruas gritando por linchamento diante de um criminoso sendo detido.

    Mas, sobre o cerne do seu texto e comentário, me remeteu imediatamente à teoria marxista. A luta de classes é proposta pelos governos marxistas como uma arma para desfocar a realidade, para obter apoio e legitimar atos ilegítimos, para criar rivalidades, desmerecer e desacreditar toda crítica. Uma vez dividida a sociedade em dois lados e colocando o governo como representante do lado desfavorecido, todas as críticas ao governo, todas as evidências de falhas ou as punições aos dirigentes, serão tratadas como rejeição aos menos privilegiados como sendo os privilegiados atacando os desfavorecidos, e, este grupo será usado como escudo para que nada atinja o governo, de contra partida quem critica será considerado o grupo que não quer perder privilégios, mesmo se os críticos forem pessoas trabalhadoras, lutadoras, serão sempre considerados elite privilegiada, é uma estratégia isso, Eder, uma forte arma de manipulação do poder criada pelo marxismo. A sociedade está toda no mesmo barco são todos vítimas de corrupção, de violência, de estradas ruins, de hospitais mal equipados, de omissão por parte dos dirigentes, de mentiras que contam, de desrespeito.

    A sociedade deveria se unir contra os que ficam milhonários usando o dinheiro público, mas acabam se digladiando em si e poupando os corruptos.

    Os avanços que tivemos são ilusórios, são propagandistas. Estão corroendo os alicerces e pintando a fachada da casa. Todo governo socialista inventa a realidade que divulga. Espere e verá o que de fato tem ocorrido na economia brasileira, aí sim, o país verá o que é miséria. Como a Rússia já viu, Cuba já viu, e chegaram lá exatamente assim como estamos indo, no início pensando que os menos favorecidos estavam sendo assistidos.

    Você sabe o quanto me coloco na pele dos que sofrem, o quanto defendo os que precisam de defesa, mas neste momento o que tenho visto é serem usados muito mais do que favorecidos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Van, entendo o seu ponto qdo se refere aos desfavorecidos como massa de manobra para eleger um partido, e como nasci no interior da Bahia, sei mto bem como a direita uso isso para se perpetuar no poder durante o regime militar, com um detalhe, sem oferecer uma mínima condição de sobrevivência. Não estou aqui defendo a politica de governo do PT ou PSDB. Como frisei na resposta do comentário a Milene, a corrupção deve ser combatida. Essa divisão, que acredito que não exista mais, foi criada pela direita. Hoje, independentemente de qq bandeira, todos usa a política para se beneficiar. Van, eu já passei no interior da Bahia, na época que a direita comandava esse país e vi gente passando fome, cozinhando a lenha, sem nenhum bem, e vi qdo a politica social deu oportunidade aos desvalidos a ter uma vida digna. Não posso fechar os olhos para isso por causa de ideologia ou para defender essa ou aquela bandeira. A bandeira que eu ergo, se assim pode ser chamada, é do humanismo. Bjos, querida amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eder

      Como te entendo, entendo muito!

      Eu não ergo bandeira em defesa de nenhum lado esquerda ou direita não é meu foco, tampouco partidos políticos, me preocupo é com os rumos da nossa nação é com as interpretações que fazem dos acontecimentos. Com a aceitação de tão pouco em troca da liberdade que estão entregando. A fome no nordeste não foi erradicada, a saúde não está sendo cuidada, a violência não diminui, falta muito para dar dignidade às pessoas, mas o discurso convence muito, há muito mais discurso que ação, quem com o discurso de defesa dos necessitados, deu tão pouco a eles, em troca recebe apoio total em tudo o que faz, até nos desvios de verbas que deveriam ser encaminhadas para os necessitados, foi esta a promessa.

      Caminham livres para a implantação de uma ditadura e a maioria não se opõe porque são gratos por terem recebido uma pontinha do que tem direito. Eder, e recebem um bombardeio de informação de que foi feito isso ou aquilo para o povo que o país saiu da miséria, que turva a visão das pessoas e elas acabam acreditando nessa realidade inventada. Isto de defendê-los dizendo que eles fizeram pouco mas os outros não fizeram nada, é o cúmulo, como podemos recebendo tão pouco ser coniventes com o erro e os riscos a que estamos expostos, porque nos deram uma ínfima parte do que é direito nosso ( nosso porque a miséria atinge a todos, dói nos estômago de quem tem fome e dói nas consequências disso para toda a sociedade). O nordeste continua árido, continua faminto, continua sem educação formal, receberam pouco demais para entregar tudo nas mãos de quem prometeu tirá-los da miséria.

      Fico angustiada em ver que o sofrimento dos desvalidos é usado para submete-los e submeter toda uma nação à ditadura que já se inicia, Eles são sempre vítimas, porque se entregam nas garras das aves de rapina. Nunca acabarão com a miséria Eder, porque precisam dela, só por isto o povo é tão sofrido. E, se soubesse isso, se percebesse a arma que tem nas mãos, não teria direita, esquerda ou centro que se faria em cima do sofrimento de ninguém, simplesmente porque não aceitariam tão pouco, exigiriam o que é seu por direito e seriam livres.

      O que digo é que não precisariam se contentar com tão pouco, poderiam negociar seu apoio por mais, a troco de quase nada o país afundará, dará poder e fortuna irrestrita a alguns, em troca de crédito para a classe pobre "virar classe média" ou para os famintos receberem tão poucos trocados para se dizer sem fome, enquanto há fome de tudo. É tão pouco, podemos exigir mais!

      Estudo muito este assunto, faço pesquisas, analiso e tento descobrir o máximo que posso, não é uma opinião impulsiva e inconsequente.
      O que posso te dizer que a maioria dos dados que divulgam insistentemente são falsos.

      Embora, no momento com visões diferentes, querido amigo, sei que nada muda em nosso amor e admiração mútuos.

      Beijos

      Excluir
    2. Ah! Mais um detalhe a divisão de classes sociais que você diz não existir mais é a base da dialética do socialismo, por consequência do PT, partido com bases no comunismo e socialismo, a linguagem deles é clara, se referem todo o tempo em trabalhadores e elite dividem o país em dois, é esta a base do marxismo. O problema é, quem é a elite?
      Cada dia um será apontado como elite, basta ir contra o governo que será considerado privilegiado contra desvalidos, amanhã a elite poderá ser eu ou você.

      Não quero aqui defender regime militar, temeroso e péssimo para a nação, mas só para esclarecer a respeito da sua fala sobre a "direita querer perpetuar no poder com os militares". Os militares ficaram no poder apenas até assegurar-se que o comunismo não significava mais um risco para o país, nunca houve a intenção de perpetuar-se no poder, o governo do General Figueiredo foi articulado para dar abertura para a democracia, acreditavam já ter livrado o país do risco comunista e devolveram-no ao povo. O povo não precisou fazer revolução para tomar a direção do pais das mãos militares. Quem de fato deseja perpetuar no poder são os socialistas e comunistas, estes sim regimes dinásticos, basta olhar os países sobre este regime, o dirigente fica no poder até a morte e a direção é automaticamente passada para um seu, vide Fidel e outros.
      Essas desinformações é que nos expuseram ao risco de sermos submetidos a uma ditadura, Eder, estamos quase lá, porque o povo não sabe das coisas e também não procura saber.

      Excluir
  13. Texto altamente crítico e bom! As vezes precisamos ler palavras como essas, pra ver se "acordamos" e vivemos de verdade. Concordo com muitos pontos que você ressaltou.

    ResponderExcluir
  14. Eder sabe que é verdade isso! Nossa como estamos distantes um dos outros né? Não nos tocamos mais, mal nos falamos pessoalmente! Caramba que reflexão boa!

    Quero te cobrar duas coisas: tua foto com meu livro! E seus contos... quero comprar, mas a Amazob não aceita meu cartão. Me ajudaaaaa

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Eder, sempre tão contundente em seus escritos...
    Ainda que se diga justo, concordo contigo, quando nos "nivelamos por baixo" regredimos, agimos como bárbaros, ignorantes, de nada adiante conhecimento e tecnologia. Não seria correta a privação do deputado, mas o atendimento médico aos menos favorecidos. É como a questão de protestar e sair quebrando tudo... quando não agimos com justiça e respeito, não temos abertura para tal cobrança.
    Quero aproveitar e agradecer muito sua presença constante em meu espaço, é para mim um amigo virtual mesmo, a quem admiro muito. Desejo um Natal maravilhoso, muita saúde à todos, em especial à esposa, alegria, paz e luz.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  16. Olá Eder, que mensagem fantástica para esta quadra natalícia, que nos devia compelir à introspecção. Aproveito para lhe desejar um Natal muito feliz e um novo Ano pleno de saúde, alegrias e concretizações. Obrigada pela sua presença lá no blog, espero que em 2014 esta amizade virtual floresça.

    Um abraço desde Portugal
    Ruthia d'O Berço do Mundo
    http://bercodomundo.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/BercoDoMundo?fref=ts

    ResponderExcluir
  17. Bom dia,
    Vamos esquecer um pouco esse desamor que mata a alma do cidadão e pensar que Alguém a mais de dois mil anos veio ao Mundo tentar nos salvar e dia 25 desse mês comemoramos o seu aniversário. O Natal.
    Tanta crueldade Ele passou e de nada adiantou, consegue agarrar apenas algumas ovelhas boas, eu acredito que o no céu sobrará espaço e outro inferno chamado Terra continuará cada vez pior.
    Feliz Natal
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  18. .

    .

    . importa re.encarnar a génese da Criação . para que se possa renovar o mundo .

    .

    .

    . um santo e feliz natal . e um bendito ano de dois mil e catorze .

    .

    . um forte abraço . amigo meu .

    .

    .

    ResponderExcluir
  19. Oi Eder

    Desejo-lhe um feliz Natal, para você e para as flores do seu jardim, que recebam muitas bênçãos e vivam um tempo de alegria e amor, e que 2014 nasça cheio de novas oportunidades, novos ânimos e conquistas para vocês.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Éder
    Passando para lhe desejar um bom Natal junto com os seus
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  21. Querido amigo.

    Meu desejo para os que habitam
    o meu coração,
    é um mergulho no tempo,
    onde cada dia,
    é um dia de ano novo,
    e cada sonho,
    uma senha a ser descoberta,
    nesta caminhada rumo a alegria.

    Muito obrigado por sua amizade.
    Que sejamos e façamos felizes a cada dia.

    ALUÍSIO CAVALCANTE JR.

    ResponderExcluir
  22. Oi Eder!
    Quanto tempo!
    Saudades
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Éder
    Sumiu por quê?
    Estou com saudades das suas crônicas
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  24. Amigo Eder, não só nos insensibiliza como torna mais difícil concentrarmo-nos na leitura de um livro, dizem os cientistas. Mas essas redes sociais viciam. Uma vez que tenho que as usar (até porque sou a gestora das redes sociais da instituição onde trabalho), tento controlar o tempo que passo em frente a um ecrã durante o fim-de-semana e programo dias completamente offline.

    Um abraço, um doce fim-de-semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir