Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

sábado, 30 de novembro de 2013

Cosedura



   Não sei se é  a vida que costura parte de nós para formar o todo ou se são pessoas de nosso convívio que alinhavam essas partes para que possamos  dar o acabamento. Creio na segunda afirmativa,  assim, a peça toda, com defeito ou não,  será fruto de nossa costura. 
   Foi na opulência que o molde do meu todo foi forjado. Nessa época, o ter só meu deu agulha e linha para a costura, mas foi a solidariedade dos meus pais que guiaram as minhas mãos para a cosedura. Após sair da opulência, perdendo a agulha e a linha, a costura continuou sendo feita baseada na mesma solidariedade. 
   Minha mãe, que nunca havia trabalhado, tendo uma empregada doméstica e uma babá, se viu - após a falência do meu pai - obrigada a uma dupla jornada exercendo a profissão de costureira para ajudar no orçamento familiar e cuidando dos afazeres domésticos. 
   Minha mãe tem um positivismo de causar inveja, talvez isso foi imbuído em seu ser para a nossa própria sobrevivência. E foi o que nos salvou. Meu pai, a princípio, deixou-se abater pela falência de sua panificadora,  ela, tomando rédeas da situação, pedalou literalmente os nossos destinos. 
   Quando olho o pedestal da velha Singer, comigo para que eu não esqueça como o meu todo foi costurado, vejo minha mãe pedalando a máquina de costura para ganhar os primeiros trocados e alimentar de pão - outrora feito pelo meu pai - a família. 
   Aos poucos ela foi crescendo e eu a seguia. Quando me dei conta, ela já tinha três máquinas industriais  de bordar, outras de costurar e eu,   aos treze anos, ajudando-a ora em uma máquina de bordar, ora em uma de costura. Bordamos e costuramos durante muito tempo vestido de noiva para as lojas da Rua São Caetano no centro velho de São Paulo. 
   Foi nessa época que ela me deu uma lição de vida inesquecível. Um dia lhe cobrei explicação por que ela, além de ensinar outras pessoas a bordar e costurar,   passava clientes e emprestava uma das máquinas sem nada cobrar. Essa foi a sua resposta: “Por que é da minha natureza ajudar os outros, e se chegamos até aqui foi por que fomos ajudados, aprenda isso”. 
   Eu tenho uma imagem da minha mãe que é símbolo de toda a sua maternidade. Meu irmão mamou até os seis anos de idade, e ela, impossibilitada de largar a máquina, pois haviam muitos pedidos, amamentava-o enquanto bordava. 
   Hoje, aos setenta e seis anos continua ativa, em uma cooperativa de artesanato vendendo suas peças e ajudando os outros. 
   Sinto como se fôssemos o mesmo espírito dividido em corpos diferentes, ela em grau evolutivo muito acima de meu. Sem ela não teria costurado o meu todo, pois alem de dar agulha e linha, foi mão principal para o alinhavo. 

Imagem de arquivo



25 comentários:

  1. Que lição incrível que tua mãe ensinou... que podemos (e devemos) ajudar os outros sem cobrar ou esperar nada por isso, pois sabemos que um dia podemos ser nós a precisar de ajuda... uma senhora certamente muito bondosa e sábia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eder, o que uma mãe é capaz de fazer para criar seus filhos. Anulou-se para poder criá-los, dando-lhes comida, estudo e amor
    Ela é uma vitoriosa.
    ( aumente um pouquinho a letra, não enxergo bem e foi difícil ler)
    Bom domingo
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  3. Éder, seu texto é maravilhoso! Quanto orgulha carrega essa história, a ponto de tornar-se parte uns da histórias dos outros. Sua mãe é uma guerreira de alma generosa... que coisa rara de se encontrar! Um abraço pra você e outro pra ela.

    ResponderExcluir
  4. Uma história de vida, de vidas, muito interessante. Lembrei da minha mãe, que também costurou, bordou, fez tricô e crochê, fez bolos para ajudar na educação dos filhos.
    E quanto a costura e alinhava do ser humano, acredito que somos feitos de retalhos de gente.
    beijo

    ResponderExcluir
  5. maravilhosa mae!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! que feliz voce e!!!!
    beijosssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. .

    .

    . talvez sejamos . o resultado de todas as coseduras . direitas e das do avesso . e das do avesso do avesso .

    .

    . um bom domingo .

    .

    . abraço.te .

    .

    .

    ResponderExcluir
  7. Oi Eder,

    reforço o que acabei de dizer no texto abaixo: Seu celeiro foi dos bons, a árvore da qual você é fruto, é das melhores. Que sorte tem as pessoas que nascem de boas árvores e são armazenas em bons celeiros!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Abençoada mãe amigo. Parabéns pelo exemplo de vida, de força, fé e coragem que nos apresenta no seu texto de hoje.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Uma linda história de vida! Adorei!
    Obrigada amigo pelo carinho.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!Boa noite, Éder!
    ...bela história de vida...sua mãe sempre soube muito bem que os filhos aprendem mais pelo comportamento observado do que por aquilo que é ouvido.Fez as escolhas certas para que, pelo menos, as mensagens fossem transmitidas.Vc tem e sempre terá um grande alicerce familiar...esse é o seu legado recebido, e à transmitir...
    não somos do mesmo tempo, mas fui maneco ,de ternos de casamento , numas lojas na São Caetano...a maneca profissional era minha ex ...hehehe, lembrança doida !
    Agradeço ,bela semana,abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi Eder!

    Emocionei-me lendo sua postagem.
    Trouxe lembrança de minha mãe que também fazia esses trabalhos.História linda que com certeza precisa ser carregada com muito orgulho, digna de muitos aplausos.
    Parabéns pela sua mãe. Esse é o maior bem que possuímos na vida.
    Deixo um beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. Tipo... queixo caído de tanta lindeza de amor. Vamos às coincidências das nossas histórias: minha vó também tinha uma Singer num quartinho miúdo, mas não costurava assim profissionalmente feito sua cosedora. Meu pai por um bom tempo manteve um arremedo de produção de chapéus e bolsas de viagens e eu o ajudei um bocado. Você me fez lembrar a doçura da minha vó e o espírito sonhador do meu pai.
    A propósito, acho que sua mãe fez uma cosedura linda,no seu todo.

    Um beijo, arigó.

    P.S: Pare de reinação!

    ResponderExcluir
  13. Uma maravilhosa lição de vida e de coragem!
    Obrigada, Eder :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Bela lição de vida, bela forma de perceber quem nos deu a vida, bela forma de amar.
    Grande história Eder!

    ResponderExcluir
  15. Que história linda! Obrigada por dividi- la! Manda um beijo para sua mãe! É uma heroína! Abração!

    ResponderExcluir
  16. Sua mãe é uma lutadora, Eder. Depois daquele texto do pai heroi, nada mais apropriado do que essa postagem. Muito bom. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia dessa terça feira de chuva!!!!
    Minha visita hj é para agradecer o carinho
    que teve comigo e a bela mensagem que
    deixou meu coração mais tranquilo parabéns
    pelo belo post, pois a sua amizade é muito
    importante pra mim bjussss

    Abraços de sempre

    └──●►Rita!

    ResponderExcluir
  18. Eder, quem é generoso no dar, recebe em dobro. Acredito realmente nisso. A sua mãe é muito parecida com a minha, sempre com um grande sorriso, teimosa em ver o lado bom das coisas, sempre pronta a ajudar o próximo.
    Os alinhavos da sua vida são lindos, fortes, repletos de amor. Só podia resultar num tecido maravilhoso!
    Beijinho, uma doce semana. Obrigada pelas suas amáveis palavras lá no meu cantinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  19. Olá!Boa noite,Éder!
    vim agradecer pelo carinho de sempre, obrigado,belos dias,muita paz e luz, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Éder, obrigado,boa tarde e noite de quarta feira, abraços!

      Excluir
    2. Éder, muito obrigado, bom final de semana,muita paz e luz, abraços!

      Excluir
  20. Olá Eder,

    Parabens e muitas bençãos à sua mãe!
    Obrigada por compartilhar uma historia de valor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. ...é isso que dá quando nascemos em celeiros do bem! o que esperar que não seja uma dádiva ter como regaço o colo mais precioso e aconchegante que há...um colo que nos ensina tecer nosso caminho com linhas fortes para que não pereçamos em qqr tempestade...e a sua mãe fez isso tão bem, que só pode restar em um ser humano com matizes encantadoras, que é você! encantada com este texto, deixo bjs de carinho à ti e a sua mamy linda!

    ResponderExcluir
  22. OI EDER!
    SER GRATO AOS PAIS É O MÍNIMO QUE PODEMOS FAZER, MAS, MUITAS VEZES SÓ CHEGAMOS A ESTE PATAMAR DEPOIS DE SERMOS PAIS TAMBÉM E O LINDO DISSO É QUANDO PENSAMOS NA CAPACIDADE DE ESPERAR QUE ELES TIVERAM , ESPERAR, NOSSO AMADURECIMENTO PARA CHEGARMOS A FRENTE DELES E AGRADECERMOS DE ALGUMA FORMA, MUITAS VEZES NÃO TEMOS PALAVRAS, MAS, LHES BASTA, UM ABRAÇO OU UM BEIJO, APENAS.
    QUE TUA MÃE RECEBA MUITOS BEIJOS E ABRAÇOS POR TUDO QUE ELA FEZ E POR SER A HEROÍNA QUE É.
    UM GRANDE BEIJO A ELA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Bom dia bom domingo!

    Abraços de sempre

    •✿.•°°•°°•.•✿⊰Rita!!!!

    ResponderExcluir