Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Química

                                        imagem: eder ribeiro



   Felicidade, substantivo de vários significados; uma estação: verão; um desejo: viajar; uma instituição: a família; várias pessoas: mãe, esposa, filhos e amigos, não necessariamente nesta ordem, a ordem é amá-los por igual; um estado: Bahia; um lugar: não, não é Pasárgada, mas lá todos são amigos do rei dos reis. Lá rezarei na gruta pedindo a Jesus que me guie pelo caminho, certo de que serei um bom menino.
   Felicidade. Esticar braços e pernas para ter em mãos o inalcançável; bocejos matinais; algazarra de crianças miúdas e grandes; o sol enquadrado tendo a janela como moldura. Verão, felicidade é uma estação.
   Felicidade. Pele morena exsudando; chupar picolé no palito ou na casquinha; sentir a brisa percorrer a geografia do corpo e encontrar o físico anímico. Desejo, felicidade é uma viagem.
   Felicidade. Pai, mãe, irmãos, café na mesa nas manhãs de sábado; esposa e filhos, café na cama nas manhãs de domingo; tios e tias, primos e primas, avós e avôs, almoços e ceias na mesa todos os dias possíveis; amigos, amigas e afins, chope com pastéis na happy hour. Uma instituição, felicidade é reunião de família.
   Felicidade. Percorrer os dedos pelos vincos do rosto da vó Amélia e ouvi-la dizer: “Caminhos da vida, Eder”; colocar o tamborete na calçada, sentar e ouvir tio Fábio contar mais uma história do meu vô Pedro: “Lembra dessa, Eder...”, adentrar a cozinha da tia Valmeci e furtar os ginetes e petas ainda assando no forno a lenha: “Sai daí diabinho. Ô Eder, você é uma peste”. Várias pessoas, felicidade é amá-las por inteiro e igual.
   Felicidade. Pôr pés e mãos no chão e compreender-se terra; sentir o ar adentrando os poros e saber-se pássaro; água molhando os pés e antes de atingir todo corpo se ver peixe; mesmo com os pés no chão ter o céu aos pés e sentir-se universo. Um estado, felicidade é a eterna Bahia.
   Felicidade é banhar-se nas águas barrentas do velho Chico e ser nascente, perceber-se H2O contrariando qualquer ciência. Mas que me importa a fórmula química, na Bahia, eu me decomponho em um único significado:
   - Sou átomo de felicidade.
  
  

18 comentários:

  1. Felicidades são as coisas simples que nos deixam ricos de prazer.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Éder
    Muito filosófico mas, ao mesmo tempo, real...
    Gostei muito do que disse a vovó... quanto às rugas... Lindo e diferente do que já tinha ouvido!!!
    Tenha uma semana abeçoada e feliz!!!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo texto Eder,
    Boas energias,querida uma semana de luz!
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Felicidade também é ler você Eder, esqueceu de dizer, mas digo eu.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Gotas de prosias, uma Pasárgada: bons textos, cheinhos de bom humor e de talento, música agradável e... EDER. Sim felicidade é te ler, como diz a Angela.

    Lantejoulas coloridas brilham dentro de nós: são essências de ventura. É bom usá-las.

    Beijo, escritor amigo

    ResponderExcluir
  6. Eder estou aqui com um sorriso no rosto. Suas palavras tem ritmo e você as conduz com maestria.
    Felicidade depende de nós, do nosso olhar para as coisas que são realmente importantes. Pena que nem sempre esse olhar atento se dê conta de quanta felicidade temos, mas tenho certeza de que o tempo nos ensina.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  7. Amigo Eder..obrigado pela presença lá no Verseiro...eu acrescentaria ainda: andar de chinelo de dedo ou então descalço de bermuda e camiseta, tomar um chopp com os amigos, uma rodnha de viola...um sorriso de criança ah..tanta coisa....um sorriso valente...
    O importante mesmo é estar de bem com a vida, ciente de tudo que nos acontece...e de consciencia tranquila....ou não...como diria Caetano...
    Um abraço na alma...obrigado amigo pela presença lá no Verseiro...valeuuu

    ResponderExcluir
  8. Oiê,

    Um belíssimo poema de amor!! Conhece o sagrado e vive um pedacinho do céu! Então, é render graças a Deus e aproveitar cada segundinho...

    Um forte abraço, amigão! :)

    ResponderExcluir
  9. Eder,


    Sou também átomo de felicidade ... :)



    BjO!

    ResponderExcluir
  10. Bonito é pensar que felicidade plena é o hoje, pois nunca saberemos o dia em que estaremos vivendo o dia mais feliz da nossa vida.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. a felicidade é a coisa mais triste
    se for
    a feliz
    tristemente
    felicidade
    de ser
    feliz
    no eu
    dentro de
    eu
    meu
    a felicidade
    é a coisa mais alegre
    quando é
    feliz
    felizmente
    felicidade
    de um eu
    fora de eu
    tal que eu
    feliz
    se perdeu

    meuabraço,
    de la mancha

    ResponderExcluir
  12. Amigão fiel....
    Chegou o bom momento, ou o grande dia!
    O sorteio esta lançado e você por me seguir e ler-me, convido-lhe a participar. Leia o regulamento e respondas as perguntas. São 20 livros que serão sorteados.
    Vamos lá!
    Sua participação é o meu grande presente.
    JORNAL AFOGANDO O GANSO
    http://afogandooganso.blogspot.com

    Guará Matos,
    @GuararemaMatos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Éder!

    Estou organizando um amigo secreto de livros no Universo Literário.

    Vamos participar?
    Vai ser legal!
    Corre lá!

    http://universoliterario1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oiê,

    Grande Eder, sempre é bom reler suas belíssimas palavras. Um grande abraço!

    :)

    ResponderExcluir
  15. Oxente, meu rei...
    e tu é baiano então, é?
    Mas moço, seu menino! Bahia boa... hein???
    : )

    ResponderExcluir
  16. Éder,

    Agora voltei pra ler o seu texto com calma.
    Nunca vi a felicidade tão bem descrita.
    Pra mim é assim também. A felicidade está nas pequenas coisas, nos instantes que se tornam eternos, nas músicas, cheiros e sabores que nos acompanham na vida... afagar um bichinho, sorrir por uma lembrança boa...
    Tudo isso é felicidade!

    Lindo texto, Éder!

    ResponderExcluir
  17. Éder, bom ler sobre as suas felicidades, e me lembrar que sou feliz, porque nos esquecemos dos muitos momentos que vivemos.

    Éder, fui lendo você e a emoção me tomando, teve uma hora que não podendo chorar (estou no trabalho) a cabeça foi esquentando.

    Ao mesmo tempo ler você é querer estar na Bahia, é passar o dedo no rosto de vó Amélia, ou querer sentar no tamborete e escutar as histórias de tio Fábio...é ficar feliz de ler um texto assim, de ler uma vida pulsando entre as linhas.

    abraço e mais e mais felicidades para você.

    ResponderExcluir
  18. Felicidade é ver os fios de cabelos pintados fio a fio pela vida costumo brincar com isso com minha filha dizendo que é um trabalho demorado que não se consegue em nenhum salão de beleza sempre bom caminhar por seus escritos meu amigo!

    ResponderExcluir