Felicidade, substantivo de vários significados; uma estação: verão; um desejo: viajar; uma instituição: a família; várias pessoas: mãe, esposa, filhos e amigos, não necessariamente nesta ordem, a ordem é amá-los por igual; um estado: Bahia; um lugar: não, não é Pasárgada, mas lá todos são amigos do rei dos reis. Lá rezarei na gruta pedindo a Jesus que me guie pelo caminho, certo de que serei um bom menino.
Felicidade. Esticar braços e pernas para ter em mãos o inalcançável; bocejos matinais; algazarra de crianças miúdas e grandes; o sol enquadrado tendo a janela como moldura. Verão, felicidade é uma estação.
Felicidade. Pele morena exsudando; chupar picolé no palito ou na casquinha; sentir a brisa percorrer a geografia do corpo e encontrar o físico anímico. Desejo, felicidade é uma viagem.
Felicidade. Pai, mãe, irmãos, café na mesa nas manhãs de sábado; esposa e filhos, café na cama nas manhãs de domingo; tios e tias, primos e primas, avós e avôs, almoços e ceias na mesa todos os dias possíveis; amigos, amigas e afins, chope com pastéis na happy hour. Uma instituição, felicidade é reunião de família.
Felicidade. Percorrer os dedos pelos vincos do rosto da vó Amélia e ouvi-la dizer: “Caminhos da vida, Eder”; colocar o tamborete na calçada, sentar e ouvir tio Fábio contar mais uma história do meu vô Pedro: “Lembra dessa, Eder...”, adentrar a cozinha da tia Valmeci e furtar os ginetes e petas ainda assando no forno a lenha: “Sai daí diabinho. Ô Eder, você é uma peste”. Várias pessoas, felicidade é amá-las por inteiro e igual.
Felicidade. Pôr pés e mãos no chão e compreender-se terra; sentir o ar adentrando os poros e saber-se pássaro; água molhando os pés e antes de atingir todo corpo se ver peixe; mesmo com os pés no chão ter o céu aos pés e sentir-se universo. Um estado, felicidade é a eterna Bahia.
Felicidade é banhar-se nas águas barrentas do velho Chico e ser nascente, perceber-se H2O contrariando qualquer ciência. Mas que me importa a fórmula química, na Bahia, eu me decomponho em um único significado:
- Sou átomo de felicidade.
Felicidades são as coisas simples que nos deixam ricos de prazer.
ResponderExcluirAbraços.
Olá, Éder
ResponderExcluirMuito filosófico mas, ao mesmo tempo, real...
Gostei muito do que disse a vovó... quanto às rugas... Lindo e diferente do que já tinha ouvido!!!
Tenha uma semana abeçoada e feliz!!!
Abraços fraternos
Belíssimo texto Eder,
ResponderExcluirBoas energias,querida uma semana de luz!
Mari
Felicidade também é ler você Eder, esqueceu de dizer, mas digo eu.
ResponderExcluirbeijos
Gotas de prosias, uma Pasárgada: bons textos, cheinhos de bom humor e de talento, música agradável e... EDER. Sim felicidade é te ler, como diz a Angela.
ResponderExcluirLantejoulas coloridas brilham dentro de nós: são essências de ventura. É bom usá-las.
Beijo, escritor amigo
Eder estou aqui com um sorriso no rosto. Suas palavras tem ritmo e você as conduz com maestria.
ResponderExcluirFelicidade depende de nós, do nosso olhar para as coisas que são realmente importantes. Pena que nem sempre esse olhar atento se dê conta de quanta felicidade temos, mas tenho certeza de que o tempo nos ensina.
Um beijinho
Amigo Eder..obrigado pela presença lá no Verseiro...eu acrescentaria ainda: andar de chinelo de dedo ou então descalço de bermuda e camiseta, tomar um chopp com os amigos, uma rodnha de viola...um sorriso de criança ah..tanta coisa....um sorriso valente...
ResponderExcluirO importante mesmo é estar de bem com a vida, ciente de tudo que nos acontece...e de consciencia tranquila....ou não...como diria Caetano...
Um abraço na alma...obrigado amigo pela presença lá no Verseiro...valeuuu
Oiê,
ResponderExcluirUm belíssimo poema de amor!! Conhece o sagrado e vive um pedacinho do céu! Então, é render graças a Deus e aproveitar cada segundinho...
Um forte abraço, amigão! :)
Eder,
ResponderExcluirSou também átomo de felicidade ... :)
BjO!
Bonito é pensar que felicidade plena é o hoje, pois nunca saberemos o dia em que estaremos vivendo o dia mais feliz da nossa vida.
ResponderExcluirbjs
a felicidade é a coisa mais triste
ResponderExcluirse for
a feliz
tristemente
felicidade
de ser
feliz
no eu
dentro de
eu
meu
a felicidade
é a coisa mais alegre
quando é
feliz
felizmente
felicidade
de um eu
fora de eu
tal que eu
feliz
se perdeu
meuabraço,
de la mancha
Amigão fiel....
ResponderExcluirChegou o bom momento, ou o grande dia!
O sorteio esta lançado e você por me seguir e ler-me, convido-lhe a participar. Leia o regulamento e respondas as perguntas. São 20 livros que serão sorteados.
Vamos lá!
Sua participação é o meu grande presente.
JORNAL AFOGANDO O GANSO
http://afogandooganso.blogspot.com
Guará Matos,
@GuararemaMatos
Oi, Éder!
ResponderExcluirEstou organizando um amigo secreto de livros no Universo Literário.
Vamos participar?
Vai ser legal!
Corre lá!
http://universoliterario1.blogspot.com/
Oiê,
ResponderExcluirGrande Eder, sempre é bom reler suas belíssimas palavras. Um grande abraço!
:)
Oxente, meu rei...
ResponderExcluire tu é baiano então, é?
Mas moço, seu menino! Bahia boa... hein???
: )
Éder,
ResponderExcluirAgora voltei pra ler o seu texto com calma.
Nunca vi a felicidade tão bem descrita.
Pra mim é assim também. A felicidade está nas pequenas coisas, nos instantes que se tornam eternos, nas músicas, cheiros e sabores que nos acompanham na vida... afagar um bichinho, sorrir por uma lembrança boa...
Tudo isso é felicidade!
Lindo texto, Éder!
Éder, bom ler sobre as suas felicidades, e me lembrar que sou feliz, porque nos esquecemos dos muitos momentos que vivemos.
ResponderExcluirÉder, fui lendo você e a emoção me tomando, teve uma hora que não podendo chorar (estou no trabalho) a cabeça foi esquentando.
Ao mesmo tempo ler você é querer estar na Bahia, é passar o dedo no rosto de vó Amélia, ou querer sentar no tamborete e escutar as histórias de tio Fábio...é ficar feliz de ler um texto assim, de ler uma vida pulsando entre as linhas.
abraço e mais e mais felicidades para você.
Felicidade é ver os fios de cabelos pintados fio a fio pela vida costumo brincar com isso com minha filha dizendo que é um trabalho demorado que não se consegue em nenhum salão de beleza sempre bom caminhar por seus escritos meu amigo!
ResponderExcluir