Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

domingo, 13 de janeiro de 2013

Agradecimento


   Quando tudo está perdido sempre existe um caminho, poetizou Renato Russo. E tem que haver, afinal, a doença, a dor é um processo para nosso aprendizado e não para o nosso sofrimento, pois, somente a massa física é finita.
   Quando estava próximo de completar um ano de namoro, a minha esposa recebeu a notícia que sua mãe, moradora no sertão nordestino, havia encontrado um nódulo em uma das mamas ao fazer um exame de toque rotineiro durante o banho. O médico foi taxativo, procure urgentemente um médico em uma capital. Minha esposa, nessa época, 1997, morava com uma tia adoentada e ela não tinha condições financeiras para receber a sua mãe, então eu lhe disse para alugarmos uma casa e morarmos juntos. Ela foi enfática na sua resposta: Não, meus pais não aceitariam isso, ainda não somos casados. Apesar de amá-la muito, achava que era pouco tempo de namoro para enfrentarmos um casamento sem estarmos preparados para isso. Porém, sua mãe necessitava vir. Alianças compradas, nos noivamos no dia quinze de dezembro de 1997 e alugamos uma casa. Sua mãe veio e após exames foi constatado que estava com câncer. Foram momentos difíceis, pois a sua mãe, devido todo o sofrimento passado no sertão, tinha uma natureza depressiva. Contudo, ela, durante cinco anos, fez os tratamentos para a cura da doença, dentre eles, a mastectomia. Nesse ínterim  em quinze de novembro de 1998 nos casamos e em três de maio de 2001 tivemos nossa primeira filha. O terceiro muito tempo depois, em vinte de setembro de 2007, o segundo não chegou a nascer em decorrência de um aborto natural. Clique AQUI para saber mais.
   Investigando o histórico familiar da minha sogra, percebi que muitos membros da sua família morriam cedo, e, apesar de leigo, pelos relatos ditos, a maioria era em decorrência do câncer. Sabendo que a doença é hereditária, pensei que provavelmente um dos netos poderia desenvolver a doença.
   Quando o do câncer da tireoide na minha esposa foi constatado, eu não tive forças para suportar aquela notícia e desabei. Foram momentos de desânimo. Por isso, parei de fazer duas coisas que me apraze, escrever e ler, contudo, as outras teriam que ser feitas, então, caminhei.
   Apoio foi o que não me faltou. Pensei que minha filha se abalaria, contudo, conversando com ela, ela foi uma das que me deu apoio com a certeza inabalável da cura. O meu filho foi quem me tirou da letargia ao me chamar para brincar. Como não gosto de jogos eletrônicos, ele chegou até a mim, estendeu as suas pequeninas mãos e disse: Vamos brincar de esconde-esconde. Então encostou a cabeça nos braços apoiados na parede e começou a contar. Levantei e caminhei para me esconder. Após horas, um procurando o outro, ele, como sempre faz desde pequeno, pediu para eu me abaixar e sussurrou em meus ouvidos: Papai, gostei de brincar com você. 
   Meus amigos, todos vocês, aqui, comentando, como por e-mail ou no Facebook, ajudaram-me nessa caminhada. A fase de desânimo passou, voltei a ler e escrever. Por isso, não mais relatarei sobre a doença da minha esposa nesse espaço. Se, por acaso, quiserem notícias sobre a mesma, podem me contatar por e-mail, que se encontra no cabeçalho do blog. Quero fazer um agradecimento sincero e emotivo a todos vocês. Muito obrigado pelas orações, continuam fazendo, pois necessitamos delas.
   Encerro parafraseando Renato Russo, quando tudo estiver perdido, nunca podemos nos perder de nós mesmo, pois, sempre existirá uma Luz em nosso caminho. Amém.

21 comentários:

  1. Oxente, mas e pra que foram postos na nossa vida os amigos, senão pra nos ajudar na caminhada, principalmente quando surgem as pedras no meio do caminho? E se mesmo de longe foi possível te fazer ficar um tanto melhor, já valeu e muito.
    Sigo na torcida e vou sim buscar notícias, mesmo vc arengando muito comigo.
    Não vou te chamar de arigó,tá? Sou boazinha.

    E citando a frase mais clichê e verdadeira do Renato Russo, me despeço: "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã"... E eu suponho que você esteja amando, muito e sempre.

    Felicidades pra sua família, Eder.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. ...Eder querido, que bom que voltastes
    a escrever, e a interagir com seus
    amigos blogueiros que tanto lhe
    querem bem, inclusive eu que
    aprendo tanto contigo.

    quanto aos desafios do cotidiano,
    devemos jamais nos esquecer que
    Deus está sempre no comando,
    sejam estes desafios pequenos
    ou grandes, e sendo assim,
    quem poderá nos derrotar?

    bjokas, alma linda!






    ResponderExcluir
  3. meu querido, nao desanime TUDO vai ficar bem, tua esposa vai ficar BOA!!!!!!muitos beijos a todos voces!!!

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Eder, que o nosso bom Deus esteja com vocês em todos os momentos desta vida terrena... pois aqui é a estrada que nos conduzira a liberdade e quem por estes caminhos passar e suportar o peso do fardo a ele foi atribuido, sairá deste plano terreno com os debitos em dia e preparado para galgar nos caminho da luz.

    Em relação ao fruto que não vingou, eu costumo dizer, que, mesmo que um ser não complete seu ciclo de vida, como nós gostariamos que fosse, e que sua passagem tenha sido somente no ventre da mãe, ele já completou ali o seu ciclo...E cabe aos membros da famíla a qual ele pertence, refletirem para entender, qual a mensagem, para os seus ele veio trazer.

    Eder desejo a você e aos seus um ano repleto de paz.

    Abraços do velho Jota e família.

    ResponderExcluir
  5. Eder: Apesar do inverno, por aqui está uma manhã de domingo com algum sol, e tenho a felicidade de ter à minha volta aqueles que mais amo, aqueles que cuidam de mim e que tento, dentro do possível, cuidar também. Por favor recebe, de todos os que nesta casa estão, um abraço cheio de admiração, calor e força. Um bom domingo para ti e para os teus.

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo meu querido! Continue fazendo aquilo que gosta pois isso o ajudará a superar essa batalha, com certeza! As palavras são amigas nessas horas, elas apenas deixam que o nosso coração fale, chore, se revolte. Soltá-las é um escape. Fico feliz que estejas bem melhor, isso certamente dará forças à sua família. As lutas são imprevisíveis e enfrentá-las é importante, não nos fechando em nós mesmos, mas buscando o que nos faz bem, o que gostamos. Vocês vão vencer, acredite! Gr. Bj. e conta comigo!

    ResponderExcluir
  7. Eder querido

    fico feliz que você tenha dado o primeiro passo em direção à cura, a cura antes de tudo precisa da fé e da resistência. Não tenho a menor dúvida de que irão alcançá-la.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. É difícil não ficarmos abalados em situações assim. Porém, tudo fica mais difícil quando nos perdemos de nós.
    Força para seguir pelos novos caminhos, enfrentando todas as novas situações.

    (teu blog de uns tempos para cá fica aparecendo várias propagandas, atrapalhando leitura e comentário, não sei se tem como bloquear propaganda, ou se vc optou por isto.)
    abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá!Boa tarde!
    Éder
    Tudo bem?
    Bom retorno!
    Sim! Li atentamente.
    ... creio que para mudar os nossos "deprimidos" é necessário fazer coisas um pouco diferentes daquelas que temos vindo a fazer, coisas que nos despertem que nos possam fazer sentir bem, mas é necessário fazer, mesmo que isso seja difícil.Deus abençoe vc e sua família!
    Bela semana!
    Abraços
    ClicAki Blog(IN)FELIZ

    ResponderExcluir
  10. Eder, é muito bom tê-lo por perto e mais, voltando a segurar as rédeas da sua vida. Tem razão, amigo, não podemos permitir nos perdermos de nós mesmo, esse é um dos principais erros que cometemos em momentos de dor.
    Continuo torcendo pela recuperação da sua esposa e eu gostaria sim de receber notícias sobre você. Meu e-mail é: revoltaeromance@hotmail.com. Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Eder, fico feliz em ver que voltou! E continuo rezando e torcendo muito para que sua esposa se recuperar. E vai se recuperar. Tenho certeza. Infelizmente o câncer é uma doença maldita e muitas vezes acaba sendo mais 'comum' em famílias com pessoas que já apresentaram a doença antes. Abração e tudo dará certo.

    ResponderExcluir
  12. São os momentos de prova que nos permitem perceber a importância da família e dos amigos.Tenha certeza de que você(s)não estão sozinhos nessa caminhada.
    Abraço grande e contente pelo seu retorno.
    *Escrever é também uma espécie de terapia.

    ResponderExcluir
  13. meu querido amigo é muito triste saber
    de tudo isso, mas vc sabe que temos um Deus
    poderoso que nós da sabedoria, para ter forças
    e lutar e no final a gente sempre ganha com ele
    Desejo melhoras, estarei aqui orando por todos
    vcs,
    Deixo um abraço carinhoso
    Bjuss
    Rita!!!
    ¨`*• (¨`•.•´¨) ♡ .•*
    Qualquer coisa pode me procurar

    E-mail ladyred5656@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. OI EDER!
    AMIGO, NESTAS HORAS POUCO HÁ PARA SER DITO,TUDO ME PARECE TÃO VAGO E SEM FORÇA, POIS SÓ QUEM ESTÁ DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO SABE O QUE É.
    MAS, JÁ QUE QUISESTE DIVIDIR CONOSCO, TENHO PARA TE DIZER QUE SE DEUS COLOCOU A TI E TUA ESPOSA NESTA CAMINHADA JUNTOS,É PARA QUE A TRILHEM COM CORAGEM E AMOR,VIVAM O QUE TIVER PARA SER VIVIDO PORQUE DEUS EM SUA INFINITA BONDADE, COM CERTEZA ESTÁ OS ESTÁ ABENÇOANDO E TAMBÉM A TEUS FILHOS E VAI DAR A VOCÊS UMA JORNADA LONGA E FELIZ, TODOS JUNTOS, ASSIM É E ASSIM SERÁ.
    ABRÇS E FIQUEM NA PAZ DE DEUS.
    http zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI://

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito feliz por ver que voltou a escrever e que está caminhando com a necessária esperança. Todas as noites peço a Deus que os ajude e meu coração diz que ela vai se curar. Não fico à vontade para fazer peguntas mas não posso negar que gostaria de ter notícias dela. De vez em quando, diga alguma coisa, aqui no blog. Você tem facilidade para se manifestar e muitos, certamente, assim como eu, estão torcendo para que tudo corra bem. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Compreendo o seu momento...e lamento a sua dor, o sofrimento, a mágoa....e as energias positivas resultam. Um abraço e um excelente ano com tudo aquilo que o possa realizar. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  17. Olá!Bom dia!
    Éder
    #vamuquevamutamujuntos
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Bela quinta feira
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Querido amigo,

    Escrever é uma forma de aliviar tensões.
    A comunicação tem um poder maravilhoso e este mundo da blogosfera é solidário.
    Eu já passei por momentos muito dificies e recebi muito apoio.

    Eu desejo a voce a felicidade, mesmo que agora não esteja bem, logo ficará otimo.

    Beijos e pensamento positivo.

    ResponderExcluir
  19. Eder, que bom que tem essa válvula de escape na poesia e nos contos que escreve.Não é facil o que estão passando e desejo que sua esposa fique bem logo!bjs aos dois!

    ResponderExcluir
  20. Eder,
    O que dizer diante de um texto como esse? Não há palavras que cheguem para expressar a minha imensa admiração.
    Toda essa força é resposta, meu amigo.
    Fico muito feliz com o seu retorno à escrita.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir