Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

sábado, 26 de janeiro de 2013

Sobre o pensamento em ser

Penso logo existo - Descartes
        Existo onde não penso - Freud



                                                Imagem GOOGLE

Então, não penso que sou para não ser o que não penso ser, ou ser o que pudesse ser se pensasse. Por isso que não penso quem sou para não pensar que não sou por não pensar, ou que penso que só sou o que penso se pensasse ser. Se não penso, logo não sou. Portanto, não existo onde não penso, e se existir é pensar, o que sou?


27 comentários:

  1. Oi, Eder. Me fez lembrar aquele professor de sociologia que falou certa vez que era uma pena saber que há pessoas que não nasceram para refletir. Enquanto refletimos, evoluímos.
    Muitas vezes me perdi (e ainda me perco) em dilemas como esses...mas hoje em dia estou procurando um caminho de busca de respostas mais suave. Ninguém sabe, mas em dezembro quase me entreguei à dor...as questões são saudáveis à medida em que podem ser respondidas, caso contrário, é melhor reformular a pergunta em vez de ficar insistindo.
    Essa música é das antigas, hein? Muito boa, tema do CSI!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, essa busca de se saber é eterna, e, sinceramente, nunca saberemos, contudo, não podemos deixar q isso nos impeça de viver. Bjos.

      Excluir
  2. Olá Eder. Tentei pensar, sentir e intuir... desisti e concluí que terás de ter piedade de mim. sorriso. Os The who estão maravilhosos aqui. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, pois Manoel. Fiquei confuso, como ser piedoso se não sei quem sou...kkkk
      Abçs.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Briso, se vc tivesse digitado confuso, até q concordaria com vc, pois se tem uma coisa que não me confunde é o gênero... Kkkk.

      Excluir
  4. Meu filho, você quer que meus benhês, Tico e Teco, se eliminem numa guerra maluca tentando provar qual dos dois é ou não é? Uma filosofice reflexiva em plena noite de sabadão é lasqueira, viu? Quando eu descobrir direito se sou ou não sou, eis a questão, volto aqui pra tentar decifrar quem tu és.... Ou não.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois bem, Muier, estamos pebados. Vc jamé saberá quem és e mto menos quem não és, e mesmo sabendo quem não és, como saberá quem sou, se não és... Kkkkkkk

      Excluir
  5. Penso que pensar nos leva cada vez mais a pensar. Se existir é pensar vc cada vez mais é. E assim, chacolhando os neurônios vamos vivendo... ainda bem, ou talvez não? Gr. BJ. e uma ótima semana meu querido!

    ResponderExcluir
  6. Se vc, amada amiga, diz q sou, portanto penso, deixo aqui uma frase do Renato Russo: Viver é foda, morrer é díficil. Porém, o que é a vida senão uma morte diária, contudo, a morte é apenas física com seu ciclo temporal, então, concluo, vivamos pensando sempre o melhor para a nossa evolução espiritual, pois este é atemporal e eterno.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!Bom dia!
    Éder
    Obrigado pelo carinho
    uau...
    ...se segundo Descartes , "a essência do homem é pensar". Logo quem pensa é consciente de sua existência, "penso, logo existo." Assim, se a essência do homem é pensar, no entanto ele está inquieto, procurando para si mesmo as razões de seu existir.É uma interrogação que não cessa enquanto existe a capacidade de pensar e não compreender totalmente a razão de sua existência a partir do que é só experimentado por ele, já que tudo , condição minha , aponta para algo além desse mundo em que se vive.
    Belo domingo!Bom início de semana!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é essa busca que aponta para o que não se pode ver e sentir que queima os meus pensamentos. Abçs.

      Excluir
  8. Eder,uma reflexão pra se pensar muito!...rss...boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  9. Pensar às vezes dá um nó no juízo. Principalmente quando nos propomos a pensar sobre nós mesmos.
    beijo

    ResponderExcluir
  10. ...hoje eu só estou pensando naquela tragédia
    do sul.

    tentando entender o que leva uma casa noturna
    diante de um perigo eminente com fogo e
    fumaça por todos os lados, ter o desplante
    de fechar as saídas para que seus fregueses
    não saíssem sem pagar, e com esse ato
    de GANÂNCIA sem noção, dizimar centenas
    de jovens roubando-lhes o bem mais
    precioso...a vida?

    eu só queria entender...

    o quê realmente estamos fazendo aqui?

    quem somos de fato?

    bjokas, pensador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga, essas mesmas interrogações são minhas. Bjois.

      Excluir
  11. Uma dialética bem interessante a sua da análise da própria identidade.Somos o que podemos ser nem sempre aquilo que pensamos ou queremos ser.
    Abraços meus e amigo outra vez obrigada pelo carinho na passagem do meu aniversário,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, amiga Bergilde. Realmente ser e poder anadam juntos. Bjos.

      Excluir
  12. Eder,
    Você acabou de eletrocutar todos os meus neurônios! Hahaha!
    Adorei o texto todo cheio de labirintos!
    Acho que na verdade, para existir não é preciso pensar, não. Mas se quisermos experimentar essa existência na condição humana, aí sim, não temos como fugir da urgência/necessidade de pensar.
    Um grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Se lendo aconteceu isso,
      imagina os meus qdo
      formulei o texto...kkkkk. Bjos.

      Excluir
  13. Olá!Boa tarde!
    Éder
    obrigado pelo carinho da visita!
    Bela quarta feira!
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Já desisti de me definir porque a cada passo sou obrigada a retroceder, para pensar de outra forma. Talvez por isso existam tantas curvas (hehehehehe). Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, as curvas nos dá a possibilidade de ouyros caminhos. Bjos.

      Excluir