Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

domingo, 26 de maio de 2013

É disso que sinto falta

 
   Eu troquei os cantos dos sabiás, canários  e pintassilgos pelos cantos metálicos das máquinas industriais; troquei o céu enluarado e estrelado dos campos pelo acinzentado céu poluído das cidades; troquei as trilhas ensolaradas, verdes e perfumadas com sua geometria encantadora pela concretude quadrada das ruas iluminadas por luzes artificiais; troquei o espelho d'água do meu Rio Grande que refletia em suas águas a amabilidade de gente humilde pelo espelho metálico dos edifícios urbanos refletindo sobre o metal frio a frieza cotidiana da urbe.
   De todas as tocas, não são os cantos dos pássaros que me fazem falta; não é o céu azul enluarado e estrelado que me faz falta; nem tampouco são as trilhas ensolaradas que me fazem falta; nem mesmo o espelho d'água do meu Rio Grande que me faz falta. Eu sinto falta é de gente...
   Nos meus primeiros passos como gente, ensinaram-me que para ser gente, era necessário e essencial a gente ser amável. É disso que sinto falta.


Imagem de arquivo pessoal

16 comentários:

  1. Oi, Eder. Onde moro, apesar de ser no interior, não havia tanta simplicidade como a do texto. Mas quanto mais o tempo passa, mais sinto falta de gente, mais sinto falta de pessoas que se importam, se preocupam com o outro e não somente consigo.
    A questão é, como reverter isso? E como sobreviver a tanta falta de amor?
    Um abraço, espero que esteja tudo correndo bem por aí.

    ResponderExcluir
  2. Linda a escrita, triste de perdas, de trocas, de sentimentos.
    Mesmo tendo muitos ganhos, o simples, o essencial, vai se trocando e perdendo, e o mais importante - este humano.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. em off: ainda responderei ao comentário amanhã, mas só voltei para dizer que fiquei mesmo feliz com a notícia. Que o amor que há entre vocês seja sempre esse elo forte de cumplicidade e carinho. Ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. sabe querido amigo, EU TAMBEM!!!!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Eder, querido!

    Lindo texto: subjetivo - história de vida.
    Trocamos nossas origens e não necessariamente para algo melhor. Sentimos falta das gentes humildes em nossa vidas, as que nos viram crescer... as que amamos incondicionalmente. Pessoas amáveis - como fazem falta!

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto. A poesia e a afirmação de um outro muito que desejamos, o da gentileza, da delicadeza, da amabilidade.

    ResponderExcluir
  7. Crítico e subjetivo. Nossa, achei seu texto interessantíssimo, Eder. É tão curto, mas passa tanto para nós, leitores. Gostei da intertextualização e das descrições. O "campo" realmente nos traz sensações incríveis, as quais podemos dividir com os outros, diferente do que vem acontecendo nos sistemas urbanos, onde o individualismo é a chave para tudo.

    ResponderExcluir
  8. Meu querido,

    Compartilho teu sentir completamente, mas deixo aqui uns versos de um cara que gosto muito,

    "Não te irrites, por mais que te fizerem...
    Estuda, a frio, o coração alheio.
    Farás, assim, do mal que eles te querem,
    Teu mais amável e sutil recreio..."(Mario Quintana)

    Gr. Bj. e lembre-se que meus beliscões tb são amáveis! rsr ou não?

    ResponderExcluir
  9. É que nessa urgência louca da vida moderna, as pessoas aprenderam que ser amável é coisa desnecessária.

    As pessoas são tolas.

    Quando eu falo que tenho medo dessa tua terra grande, é por isso também.

    Tão lindo esse teu suspiro.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Boa noite
    Éder
    sinto falta, também,mas tem muita gente amável ainda. Vc é um desses.
    Por isso , hoje só vim para agradecer
    Receba em seu coração todo o meu carinho!
    Obrigado
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. nossa, como te entendi neste belo texto! vivi alguns anos da vida no interior, não tão gostoso como o teu, mas as pessoas são muito diferentes mesmo. parece que são mais puras... bjs
    http://eubipolarbuscandoapaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OI EDER!
    PESSOAS AMÁVEIS?
    E ELAS EXISTEM?
    TALVEZ EM NOSSA IMAGINAÇÃO OU NESTE TEU LUGAR DE SAUDADE, INFELIZMENTE.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Éder. É ,acho que quando nos afastamos da natureza nos tornamos mais duros, as cidades hoje são só paredes, pedras, asfalto.

    Lindo texto! Bjs

    ResponderExcluir
  14. A grande cidade, as oportunidades, os vazios. As pessoas correndo, sem olhar para o lado. A ausência do "olá", do "bom dia", do bolo oferecido apenas por gentileza. Cada vez mais nos distanciamos do que é prioritário na vida. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Ainda bem que existe essas boas pessoas
    que deixa todo carinho pra nós
    Mas a natureza e os cantos dos pássaros, mesmo
    longe a gente sabe que ilumina nossa vida
    Abraços e que Deus continue abençoando vc e toda
    família....muita paz pra vc
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  16. Que tocante texto, Eder. E a existência do bom ser humano é que nos faz sentir essa falta. Mesmo que tenhamos muita gente desgraçada no mundo, a bondade ainda prevalece. Abraços!

    ResponderExcluir