Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

sábado, 11 de maio de 2013

A verdadeira mão que cura



   "A cada pensamento, uma sintonia... A cada passo, um caminho. - Célia de Lima"

   Quando o médico, após verificar o raio X de minha esposa, disse, sem rodeios, que ela estava com câncer na tireoide. Vi nos seus olhos uma interrogação: e agora? Ao sair, as lágrimas apagaram todas as interrogações para dar lugar ao desespero. As lágrimas não lhe trariam respostas, contudo ela as teve na sua fé. Procuramos um cirurgião de cabeça e pescoço, após um raio X colorido ratificando o câncer e outro exame de punção confirmando, ela se preparou para a cirurgia e os cinco dias que passaria no hospital para tomar iodo radioativo.
   Dia vinte e cinco de abril de dois mil e treze, às quatro horas, fomos serenos para o hospital para ela fazer a tireoidectomia. No quarto de preparação para dar entrada na sala de cirurgia, ela estava tranquila, enquanto eu segurava a minha apreensão. Conversarmos sobre amenidades após ela trocar de roupa. Quando o enfermeiro veio buscá-la, eu não deixei que os meus pensamentos transparecessem pelos olhos o meu único sentimento: o medo. Separamos-nos na porta do corredor das salas de cirurgia, beijei os seus lábios e fiquei alguns segundos olhando-a nos olhos para tentar ler o que lhe passava. Ela riu e riu, enquanto eu segurava as lágrimas. Horas e horas na sala de espera olhando para o monitor, acompanhando informações sobre a sua cirurgia, fui surpreendido pela sua médica dizendo que a operação se sucedeu bem, que não haveria necessidade de dreno, pois toda a área operada estava limpa e ela sairia no outro dia. Não me dando tempo para perguntas, disse-me que a tireóide do lado esquerdo estava infestada de nódulos e a do lado direito havia dois tumores, e que a mesma iria para a biopsia, portanto a continuidade do tratamento dependeria do resultado.
   Nos primeiros dias, ela sentiu tremores no corpo, sintomas iniciais de quem faz a tireoidectomia, contudo, após medicação de uso contínuo, os sintomas vai desaparecendo. Outra característica de quem faz essa cirurgia é a rouquidão, sintoma que ela apresentou somente no primeiro dia pós operatório. Portanto, a sua recuperação foi rápida, pois, uma amiga nossa tinha feito a mesma cirurgia uma semana antes e além dos tremores, até hoje tem rouquidão.  Minha esposa ainda sente dores na garganta durante a alimentação, o processo de cicatrização é demorado.
   Uma lição que aprendi durante o processo da doença foi a fé inabalável da minha esposa. Somente quando soube do primeiro diagnóstico acusando o câncer, ela desabou, no decorrer da doença até a cirurgia, o otimismo foi uma constante, e sei que o motivo foi a sua fé. Houve momentos que ela desanimou, porém foi devido há algumas divergências com o nosso plano de saúde. E a confirmação de que não é apenas a ciência que cura, mas sim, as mãos Divina, veio com o diagnóstico da biopsia:
   "Não há indícios morfológicos de malignidade".

   O único milagre que podemos operar em nossa vida é acreditar no poder Divino.



Imagem GOOGLE 

   A todos os meus amigos que me acompanharam nesse momento muito difícil, eu agradeço. Vocês são Luzes.

17 comentários:

  1. OI EDER!
    GRAÇAS A DEUS E A FÉ DE TUA ESPOSA, ELA ESTÁ CURADA DE TODO E QUALQUER MAL, ASSIM É E ASSIM SERÁ...
    QUE ESTE DIA DAS MÃES SEJA PARA ELA UM DIA DE MUITA FELICIDADE E ALEGRIA.
    É NESTES MOMENTOS QUE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA VALE MAIS DO QUE TUDO, A FORTALEZA DE TUA ESPOSA, NÃO VEM SÓ DE SUA FÉ EM DEUS, ESTÁ TAMBÉM NA FORÇA DA FAMÍLIA E É AI QUE ENTRAS E TENS TODO O MÉRITO.
    PARABÉNS A VCS DOIS, MUITA PAZ E AMOR NO CORAÇÃO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Menino, isso sim é uma notícia boa. Fico feliz por você, pelos seus filhotes e por ela principalmente.
    Foram dias difíceis, né? Mas agora é momento de se recomeçar e se continuar com a mesma fé e capacidade de amor.

    Beijo, rapaz!

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus! Imagino o susto e a ansiedade, mas agora tudo está tranquilo novamente. que tua vida siga em paz com o amor que reina na tua família. bjs
    http://eubipolarbuscandoapaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que benção! Que Deus continue presente em todos os momentos da vida de vocês, e que vocês estejam sempre unidos, com fé e força. Um presente divino. Feliz dias da mães. E que sejam felizes todos os dias.
    Obrigada por compartilhar com a gente.
    abraço para vocês.

    ResponderExcluir
  5. Os ouvidos de Javé nunca estão fechados para a oração sincera, nem suas mãos fechadas para que não liberem seus milagres.
    Que história linda, Eder, me fez chorar.
    A fé é mesmo uma coisa mágica/divina que nos impulsiona e nos mantém de pé. É nosso combustível.

    Um lindo dia das mães para a sua esposa e bênçãos sem medida a você e toda a sua família.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Deus tudo pode, para Ele nada é impossível, milagres só acontecem a partir Dele. É preciso ter fé, é preciso confiar em Sua bondade, compaixão e no Seu amor. Fico feliz que tenha corrido tudo bem, Graças a Deus. Que venham tempos de calmaria pra você e pra sua família.

    ResponderExcluir
  7. estouuuuu mto contente por voce e por tua mulher!!!!!princpalmente! um grandissimo beijo a voces dois e teus lindos filhos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Feliz,muito feliz por vocês e aqui mais uma confirmação de que milagres para quem crê existem.Grata por partilhar conosco esta experiência realmente incrível!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Boa tarde
    Éder
    Muito feliz mesmo pela belíssima notícia e texto emocionante.
    Louvado seja! Devemos sempre colocar a nossa fé na pessoa de Jesus, a fonte de toda a esperança. Deus sabe o que é melhor.
    Que a partir desse momento , novos sonhos sejam encontrados, paz e luz sejam fortalecidos e um caminho de glória tome conta dos seus passos.Deus abençoe sua esposa.Sua família.
    Obrigado pelo carinho da visita
    Boa semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá!Bom dia
    Éder
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Boa quarta feira
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Você nem pode imaginar como fiquei feliz ao ler seu depoimento. Quando mencionou o diagnóstico inicial, passei a pedir a Deus, todas as noites, que os abençoassem, que lhes dessem serenidade, pois é Ele que cura. Creio que muitos oraram por vocês. Apesar de convivermos através de uma tela, nutrimos uns pelos outros a mesma solidariedade da vida real. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. OI EDER!
    GRATA PELA IDA NO "SÓ PRA DIZER".
    ESPERO SINCERAMENTE QUE TUDO ESTEJA "MUITO" BEM PARA TI TUA ESPOSA E FAMÍLIA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Éder, fico muito e muito feliz por saber que está td bem. Estamos em momentos de muita racionalidade, mas continuo acreditam que a FÉ em DEUS é essencial para a nossa vida.
    Dê um beijo e abraço em tua esposa por mim.De longe continuo orando por vcs.Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo

    A fé é um poderoso alimento.
    Acorda esperanças
    onde cresce o medo.
    Acalma a vida
    onde existem tempestades.
    Inunda de vida
    onde existe a tristeza.

    Tudo é possível
    quando se tem um sonho.

    ResponderExcluir
  15. Eder que bom saber que tudo está correndo bem
    Com certeza as mãos Divinas estão sobre ela, é a FÉ
    Que esse maravilhoso Deus continue abençoando a cada um
    de vcs, pois precisam de força e coragem, estrei em oração
    sempre, feche seus olhos e diga a Deus....Segure a minha mão
    Vai sentir a quentura dela, saberá que ele não nos abandona
    Abraços com todo meu carinho
    Rita!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Meu querido amigo! Não sabes o quanto fiquei feliz ao ler esse diagnóstico! No relato que fazes da hora da "separação" para que ela seguisse para a cirurgia lembrei-me de uma situação semelhante que vivi com minha filha. Nesses momentos é que conseguimos vislumbrar o quanto somos nada! E quando chegamos à esta conclusão e nos entregamos em confiança, isso nos faz um bem enorme! FELIZ DEMAIS por ler teu tetemulho! Gr. Bj. em vcs!

    ResponderExcluir
  17. Eder, que bom que tudo está correndo bem! Torci muito para que nada de pior acontecesse. Que siga assim pois no final tudo dará certo. abraços.

    ResponderExcluir