Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

domingo, 11 de dezembro de 2011

Depois - 5ª Parte

   - O que você fez? - Pedro disse, nervoso, agitando os braços.
   - Calma irmão, eu que lhe pergunto o que você queria fazer. - Salvador disse, sereno.
   - O que você pensa que eu queria? É um ignorante? Estava tentando me matar, não percebeu? - A exacerbação das palavras era exagerada na boca de Pedro.
   - Não só a você. O que intentava com isso? - Salvador mantinha a calma, pois percebera que aquele homem estava sofrendo.
   - Eliminar o meu sofrimento, a minha dor. - Mais calmo na resposta, as palavras saíram chorosas, e os olhos de Pedro se perderam longe se procurando.
   - E você pensa que a morte elimina a sua dor. Ela não encerra com a morte do corpo, estará sempre com você, na tua alma, e essa, por mais que você morra e renasça, sempre estará contigo...
   - Vá à merda. Não me venha doutrinar com a tua religião, daqui a pouco me convidará para ir para a tua igreja e dirá que lá eu serei salvo. É o que eu menos preciso agora. - Pedro disse repetindo o impropério.
   - Irmão, talvez você não saiba o verdadeiro significado da palavra religião, ela quer dizer religar a Deus e para isso você não precisa de igreja, a religião, o religamento não está em um templo, em uma sinagoga, em uma igreja, mas em você, intrínseco. Liga e acenda a tua luz interna, ilumina-se, religa a Deus, sinta-O. - O brilho dos olhos de Salvador era intenso e suas palavras tornavam o que dizia verdade.
   - Deus? Você vem me falar de Deus uma hora dessa. Onde estava Deus quando tirou a minha Angélica, onde Ele estava quando tirou o meu pai? - Apesar das queixas, não havia raiva nas palavras ditas por Pedro.
   - Irmão, Ele está onde sempre esteve, em você. A pergunta correta era onde estava você para não percebê-Lo tão próximo, estendendo as suas mãos para confortá-lo. Irmão...
   - Pare de me chamar de irmão que eu não sou seu irmão, me chame de Pedro. - A rispidez de Pedro ao interrompê-lo, não assustou Salvador, quanto mais ríspido e ignorante era Pedro, mais calmo e sereno era Salvador nas respostas.
   - Pedro, somos filho do mesmo Pai, Deus. Portanto estamos irmanados pelo seu amor, pois, como ia dizendo antes de ser interrompido, somente lembramo-nos Dele quando perdemos alguém apenas para culpá-Lo por causa dessa perda e esquecemo-nos dos ganhos que Ele...
   - Irmão - Pedro disse irônico. -, ganhos? Isso é piada? Como você pode falar em ganhos se eu só tive perdas.
   - Pedro, Deus lhe deu algo de importante e você despreza, a sua própria vida.. As perdas estão aí para aprendermos com ela, pois elas são um processo natural da vida. Deus nunca deixou de assisti-lo. Receba-O, sinta-O e você perceberá os ganhos. Agora preciso ir, estou atrasado.
   - Por favor, me ajude! - A necessidade impôs a Pedro a serenidade e a calma necessárias para quem estava precisando de ajuda.
   Salvador não poderia negar aquele chamamento, a Luz havia acendido no coração de Pedro, caberia a ele intensificá-La.
   - Pedro, primeiro você precisa se ajudar para depois ser merecedor de ajuda, você entende isso?
   - Sim, quero ser curado.
   - Mais uma coisa, Pedro. Não será somente Deus que vai te curar, mas você também. Quando você tiver a compreensão disso, você estará curado. Agora vamos, me acompanhe.
   Ao chegar ao local de distribuição da sopa, Salvador cumprimentou a todos os voluntários chamando de irmãos. Todos estavam a postos com concha em mãos, no caldeirão os alimentos ferviam, as cumbucas estavam dispostas em uma mesa retangular circundando toda a cozinha. Então, ele se dirigiu a Pedro.
   - Pedro, pegue uma concha, uma cumbuca e sirva a sopa para os sem-tetos.
   - Mas, Salvador, você me disse que ia me curar, quero dizer, eu ia me curar, e o que você faz é me dar trabalho. - Pedro disse constrangido.
   - E quem lhe disse que a ocupação não opera a cura. Pedro olha aquele quadro e...
   - É o Chico Xavier. - Pedro disse, interrompendo Salvador.
   - Pedro, não atenta para a imagem, mas para o que está escrito embaixo.
   - Trabalhe para o bem dos outros, para que possa encontrar o seu próprio bem.
    Ao terminar de ler, Pedro compreendeu porque Salvador era tão sereno e feliz, agora ele entendia o porquê de tanta pureza nele. Sem esperar que ele pedisse, Pedro apanhou concha e cumbuca.
   - Vamos, Pedro. Vamos, irmãos. Os nossos irmãos famintos precisam ser alimentados. - Salvador disse, entusiasmado.
   - Salvador, por que você chama a todos de irmãos, a mim não?
   - Acorde o Deus em ti. O aceite como Pai para que eu possa lhe chamar, sinceramente, de irmão. Vamos, passou da hora de alimentá-los.

VINTE ANOS DEPOIS

   Seu corpo, apesar de esquálido devido à desnutrição, era um corpo de mulher com saliência e curvas simétricas. Sentada na calçada jogava biriba, sozinha. Ainda tinha a alma de criança, as nuvens no céu ainda eram algodões-doces, o céu era gelatina com gosto de anis, o chão era um pão salgado sem manteiga. No seu mundo fantasioso, ela não tinha como fugir da fome.
   - Socorro. Socorro. Tá surda desgraçada. Levanta daí, vem cá miséria.
   Ela reconheceria essa voz onde estivesse, no mundo real ou fantasioso, mesmo que decorressem mil anos.
   - Tou indo, mãe. - Socorro disse, jogando as pedras no ar e imaginado-as como pipocas doces caramelados.
   Ao aproximar de onde sua mãe estava, ela viu um homem gigante e gordo com uma pedra de Ox não mão. Ele a entregou e caminhou em sua direção. Ela entendera que a sua mãe estava fazendo uma negociação e ela era a moeda de troca. Saiu dali correndo sem olhar para trás.
   A sua mãe, ainda radiada, retirou a roupa e nua se ofereceu como moeda de troca. O traficante retirou a pedra de Ox de sua mão lhe dizendo que o seu corpo não valeria o valor pago para a mesma.
   - Socorro, desgraçada, volta aqui, merda. - A mãe de Socorro descabelava desesperada. O seu corpo começava a sentir falta da droga.
   Montada em suas fantasias, Socorro corria, corria e corria. Adiante, ela via um sonho recheado com doce de leite, e ela corria atrás desse sonho. Corra, Socorro, corra, um sonho recheado de doce de leite te espera. Essa era a voz que ouvia quando corria.

CONTINUA EM 14/12/11

Imagem clique AQUI

7 comentários:

  1. Deus nos dá o mais importante e muitos desprezam... A vida! Com certeza as perdas estão aí para aprendermos com elas... Precisamos ter olhos de ver e coração para sentir!

    Aguardo a continuação...

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. MYRA, a Anonima
    bem como sempre bem escrito, mas para mim, um pouco confuso, e sabe desde que perdi meu filho, de 6 meses e agora meu irmao, tbem pergunto, PORQUE eles e nao os RUINS???
    abraçO

    ResponderExcluir
  3. Acredito neste Deus que está dentro da gente. Acredito que precisamos ajudar Deus. Acredito que precisamos ser Deus com o outro, com a gente, a cada dia, nos momentos difíceis e fáceis. Acredito numa força maior.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. ...ahhh este incansável planeta
    escola nos ensinando a arte
    de crescer, e para isso trás
    na bagagem almas iluminadas
    nos chamando à razão.

    bjs, alma lindaaa!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Respondendo a pergunta feita no meu blog
    A diferença é apenas nas palavras mas o significado é o mesmo. São sinônimos alma, espirito, ego, self, eu, consciência.

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo,
    Seu conto é simplesmente fantástico... estive uns dias afastada da internet, mas ao vir aqui hoje fiquei surpresa com o que encontrei... maravilhoso!
    Quero aproveitar para agradecer por tua presença lá em casa no dia do meu aniversário... amizade como a tua fizeram o dia ser ainda mais feliz!
    Beijos, flores e muitos sorrisos!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Eder!

    Quando as coisas vão erradas e o momento é de crise, não pense que todos os seus esforços têm sido em vão, segue.
    Talvez tudo tenha sido para melhor. Sorria... E experimente outra vez! Pode ser que o seu aparente esforço venha a ser a porta mágica que o conduzirá para uma nova felicidade, que você jamais conheceu. Você pode estar enfraquecido pela luta, mas não se considere vencido. Isso não quer dizer derrota. Não vale a pena gastar seu precioso tempo em lágrimas e lamentos.
    Levante-se!
    E enfrente a vida outra vez. E, se você guardar em mente a alto objetivo de suas aspirações, os seus sonhos se realizarão. Tire proveito dos seus erros. Colha experiências das suas dores. E, então, um dia você dirá:
    “... GRAÇAS A DEUS EU OUSEI EXPERIMENTAR OUTRA VEZ,
    E REENCONTREI A PAZ, O AMOR E A FELICIDADE..."

    Que a paz de Deus permaneça no coração de cada um de vocês renovando suas forças e esperanças a cada dia!

    http://www.youtube.com/watch?v=rRw715y39hU

    Um abraço carinhoso da equipe do Yehi Or

    http://hajalluz.blogspot.com/

    ResponderExcluir