Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

sábado, 2 de agosto de 2008

CoNtRaStE


O QUE ME DEU A BAHIA, RIMA E POESIA
o que me dá são paulo, cisma e alergia
O QUE ME DEU A BAHIA, PROSA SEM TÍTULO
o que me dá são paulo, necrose no coração arrítmico
O QUE ME DEU A BAHIA, ALEGRIA E RÍTMO
o que me dá são paulo, bursite e renite
O QUE ME DEU A BAHIA, A AFRICA COM SUA BELEZA E GRAÇA
o que me dá são paulo, a feiúra da fábrica com sua fumaça
O QUE ME DEU A BAHIA, O VELHO CHICO DE SABOROSOS PEIXES
O que me dá são paulo, o rio tietê com lixo adornando seu leito
O QUE ME DEU A BAHIA, RÉGUA, COMPASSO E GEOMETRIA
o que me dá são paulo, a matemática lógica e fria
O QUE ME DEU A BAHIA, CHÃO DE TERRA E CHUVA DA BOA
O que me dá são paulo, o asfalto frio coberto pela sua garoa
O QUE ME DEU A BAHIA, ÁGUA DE COCO, REDE E PREGUIÇA
o que me dá são paulo, o trabalho árduo do dia-a-dia
O QUE ME DEU A BAHIA, SAMBA, CERVEJA E AMIGOS PRESENTES
o que me dá são paulo, suor, lágrimas e de sua gente a indiferença
O QUE ME DEU A BAHIA, SEMPRE SERÁ ALIMENTO PARA O ESPÍRITO
o que me dá são paulo, sempre será alimento para o físico

9 comentários:

  1. Melhor seria se ganhássemos nosso pão em condições mais agradáveis, não é meu amigo?
    Na verdade, nossos campos são sempre mais verdes e a saudade lhes dá um perfume especial...

    Gostei do seu texto!!!

    Beijos de luz e um domingo muito feliz!!!

    ps. seus filhos são lindos! O pequenino é um bonequinho...

    ResponderExcluir
  2. Ahh..amigo Eder...hoe estive na min mãe e ela aos 78 conserva sua alegria, sua vontade de viver apesar dos tantos problemas também...sei lá...são coisas que a vida nos dá, que o destino nos proporciona, ou que nós memos de certa forma deixamos acontecer com a gente...minha mãe tem o dom de escrever e até hoje ainda deixa fluir da alma suas idéias...isso com certeza a ajuda a enfrentar os problemas de saúde, infelizmente nem todos são iguais e conseguem superar alguns problemas...sobre seu texto tenho um irmão morando aí em São Paulo e até hoje ainda não se acostumou totalmente...Suas palavras mostram a grande diferença entre estarmos num lugar onde nos identificamos e num outro onde a realidade do dia a dia não condiz com as nossas expectativas...grande abraço, desculpa escrever tanto...acho que exagerei...valeuuuu amigooo

    ResponderExcluir
  3. Rapaz! Gostei muito dessa espécie de contraposição de um estado e outro do Brasil!
    A Bahia me pareceu o lugar de se viver a verdadeira vida em plenitude e poesia. E São Paulo, um local que serve para se "ganhar dinheiro", no triste anonimato e na frieza do metal.
    Muito bem bolado o poema!
    Um abraço para você.
    Dora Vilela

    ResponderExcluir
  4. Bonita a construção do poema, usando oposições entre um lugar e outro. Pena que a Bahia seja tão boa pra você e São Paulo, onde você vive, nem tanto.
    Bom para mim é o Espírito Santo onde nasci, vivo e vou viver.
    Mas tenho certeza que São Paulo também, logo, logo, lhe oferecerá prazeres e contentamentos. Se não der, volte pra Bahia, terra linda, gente maravilha.

    ResponderExcluir
  5. Sem meias verdades... assim o meu amigo desabafa o que incomodada e ainda, ao que parece, mata as saudades de casa! Por aqui, eu, ainda devagar e já mesmo parando a poesia, vou matando um pouquinho da saudade! Beijo carinhoso. (Vc recebeu meu email de qdo fui viajar???:-( rs.. mande email pra mim, respondendo, que tenho novidades, viu?)

    ResponderExcluir
  6. É amiguinho...Não sei se isso é só em São Paulo não... =(

    Sempre tive vontade de conhecer a Bahia,agora com você falando dela assim...Deve ser melhor do que eu imagino :)

    Ó,na Bahia não tem isso aqui não?
    "trabalho árduo do dia-a-dia "

    Hum...Vou pra Bahia!rs

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ah,adoro suas visitas ;)

    Obrigada pelo carinho...
    Vi todos os seus comentários =)

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Eder!
    É claro que somos "velhos" amigos, mas agora as condições são melhores...A Bahia é mítica, nos sustenta com os seus mistérios, suas raízes. Sampa é o trabalho, o suor do homem que corre atrás do seu sustento. Mas, fundamentalmente, tudo é Brasil. Só hoje fui te encontrar ao revolver os textos, mas estamos aí, amigo!Bjs

    ResponderExcluir