Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

sábado, 5 de julho de 2008

altruísmo


procuro saber para me saber
conhecer o outro para me reconhecer,
isolado tudo que reflete não me é espelho
por isso cabe-me conjugar o verbo ser
somente na terceira pessoa do plural
posto que a vida a sós me é singular;
faço de cada um, espelho!
não necessariamente para sê-lo
somente me é possível ser
tendo o outro como companheiro;
procuro conhecer sem a intenção da completude
saber-me incompleto faz me ver em vários,
o outro não me é contrário
e nem tão pouco o meu inverso
visto que cada um eu recebo com um amplexo;
o universo em sua infinitude
dá a dimensão do que me é necessário
ser-vos antes de eu ser
posto que se eu sou, nada sou!
mas vós em mim, eu deixo de ser...
somos plurais


* poesia dedicada a minha mãe, uma pessoa altruísta na sua essência que pratica o altruísmo no seu dia-a-dia.

10 comentários:

  1. Pode aprender??? Ainda engatinho nessa arte de ser.. e digo isso de alma vista! Um abraço imenso em vc e nessa mãezinha linda! (E diz agora quem emociona quem... Que poema lindo!!!)

    Bom fim de semana de semana, meu doce amigo! Carinho especial para os pequenos! Estão lindos nesse abraço!:-)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Sim! Vivemos todos entrelaçados...Se não existir harmonia, todos sofrerão as consequências...
    Um belo e reflexivo poema, querido poeta!
    Beijos de luz e um domingo feliz!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, nos reconhecer-mos nos outros também é uma arte, e seu carinho por sua mãe reflete em mim lembranças da minha e também do meu pai que já se foi...
    Quanto ao poema, muito lindo o saber-se assim, ás vezes incompleto, que é na verdade saber-se inteiro...
    Filhos, interessante também é que só quando nos vemos verdadeiramente no papel de pais é que conseguimos entender aquelas tantas preocupações por parte deles quando éramos ainda jovens...Por isso o tal "Juízo" sempre preocupado...bom te conhecer amigo...um abraço na alma...

    ResponderExcluir
  4. Eder, estou grata pela a homenagem que tu fizestes,são elogios que me deixam emocionada.
    Qual a mãe que não se sente orgulhosa por ter um filho como você?
    Filho e amigo em todos os momentos.
    Beijos da sua adorada mãe Alires.

    ResponderExcluir
  5. Hummmmmmm!
    denguinho bom, deguinho de mãe. E assim somos pois, que para Ser, é preciso ser um no outro. E, então, somos...

    ResponderExcluir
  6. Nossa.. isso aqui tá muito chique! rs.. Tamus virando blogueiros, Eder rsrs...

    Boa noite, durma bem, meu querido!

    ResponderExcluir
  7. E este Sol impõe a claridade
    Pôs no celeste a Lua a bocejar
    Perdi a conta das estrelas no céu
    Ergui-me em bicos para as contar


    Voa comigo sobre as emoções


    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Ver no outro, eis o desafio! Tentemos, não há outra escolha...teu texto nos auxilia.Abraços, Éder!(não sei se há o acento)

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde! Expressiva homenagem. Parabéns aos dois! SUCESSO neste espaço literário. Bj poesia

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! SUCESSO! Bj poesia

    ResponderExcluir