Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

domingo, 7 de abril de 2013

Encantamento


Apesar de criar um mundo imaginário e nele desarvorar da razão para me deixar guiar pelas emoções, foi difícil acreditar que era ele que estava diante de mim. Seus movimentos traziam uma mansuetude apaixonante, observá-lo era vivenciar a poesia em ação, como se as palavras não fossem necessárias para significá-la. Ao puxar a cadeira, segundo ele, da solidão e pedir para eu me sentar, serviu-se do café fumegante na chaleira e, delicadamente, empurrou a mesma na minha direção e me falou por sorrisos para eu me servir. Bebemos o café trocando olhares, o dele de ternura, o meu de encantamento. Ainda sentindo o gosto da bebida na boca, ele me disse, Lindo! Abestado ainda com a sua presença, perguntei o quê. O texto da minha borboletinha preferida. São textos assim que sublima a alma, pois sua essência é poética, e de poesia, você a de convir comigo, eu sei. Queria dar a minha opinião, porém, percebi que Quintana havia sido fisgado a tal ponto que o deslumbramento o fizera transcender. E então, ele continuou a falar, Esse texto, é bom dizer, para o bem da verdade, nos faz agradecer o conhecimento da língua, e digo mais, já teria valido apenas o conhecimento só por tê-lo lido. Sabe, disse isso dando um tapinha nos meus joelhos, ela não sabe, eu virei flor só para sentir a poesia intrínseca que ela carrega consigo, pois a poesia me faz falta, é ela que nos tira dessa concretude fria dos dias atuais. E quando ela pousa em minhas pétalas, sinto a vida pulsar novamente. Há nela o que me é essencial, simples, humano com recheio divino, a palavra. Ela não sabe, a tenho como filha. As lágrimas encheram o rosto do poeta e os seus olhos foram preenchidos de uma felicidade inaudita. Finalizando, ele pôs uma das mãos em meu ombro, confesso, senti orgulho de tê-lo tão próximo, e disse-me, Vem, vira flor e sinta a beleza.
   Quintana se foi, levado pelos ventos, florido de poesia. Nem deu tempo de dizer-lhe o quanto, em espírito, acompanho a sua borboleta, pois sei do seu valor e que sempre estarei, em preces, querendo o seu bem.
   - Tentarei, poeta, ser flor. - Gritei. Se me ouviu, não sei.

Para saber o texto que causou encantamento ao poeta clique AQUI

Imagem Google

18 comentários:

  1. Dei uma espiada no poema de Quintana e na sublime beleza do texto de Cris Campos, poetisa espetacular. Eder, se há algo que aprendi do meio do ano passado para cá, é que os momentos de transição e dor só podem ser aliviados com a beleza da poesia. Deve ter poesia escondida no casulo que abriga a futura beleza da borboleta.
    Poesia nos salva um pouquinho da dor.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Éder
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Ao ler algo que nos encanta entramos num mundo de abstrações que nos faz acreditar que estivemos lá...Há um bom tempo não tomo café com um poeta como fazia antes e, percebi o que ando perdendo, ele me faz sonhar com outros mundos, outras vidas e nesse embevecimento quantas vezes senti-me flutuar rumo ao maravilhoso universo, puramente mental, da essência lírica,fantasiando o que não temos, inspiradoras e capazes de nos fazer sonhar. Só tenho cuidado para não abater o voo das borboletas...
    Bom início de semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que coisa bonita, Eder! Li até duas vezes. Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Éder,um abraço carinhoso neste belíssimo retorno às suas postagens.
    Sempre gostei de ler poesia desde a minha mocidade.Acredito que faça um bem danado pra saúde da alma da gente,embora para escrever sentimetos em versos é preciso ter uma espécie de dom.

    ResponderExcluir
  5. lindissimo sim, a poesia e as flores nos ajundam a viver!!!
    abraco bem grande!

    ResponderExcluir
  6. Sentimentos bons que a escrita provoca.
    Virar flor, virar borboleta, virar pássaro, virar mar...virar gente, um pouco melhorado, tocado, emocionado.
    Textos que nos tocam em profundidade e se transformam em texto, e nos transformam. Adoro.
    Vou lá ler.
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Éder
    Bom dia
    complementando.
    Parabéns à vc e à Cris pelos textos maravilhosos.
    Boa semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Realmente, fiquei encantada também pelo teu texto e pelo da Cris.
    Tenha uma abençoada semana.Bjs

    ResponderExcluir
  9. Éder,

    teu texto é um convite a virarmos flor e sorver todo o encantamento que ele nos traz. A simplicidade do Quintana me inebria, poeta que gosto demais. Seu momento com ele ficou simplesmente maravilhoso! Lindo meu querido! Obrigada!

    p.s.: Bom te ver assim um pouquinho longe do açougue...rsrs Gr. Bj.!

    ResponderExcluir
  10. A Cris merece aplausos, sempre. E o seu texto ficou sublime. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. OI EDER!
    UM TEXTO TÃO SINGELO E REPLETO DE SENTIMENTOS QUE NÃO DEU PARA NÃO EMOCIONAR.
    LI O TEXTO DA CRIS, É LINDÍSSIMO E RETRATA BEM O QUE FOI "QUINTANA", SIMPLES, APENAS MAIS UM A CAMINHAR PELA SUA RUA DA PRAIA, DE SUA QUERIDA PORTO ALEGRE, DEIXANDO AQUI E ALI, VERSOS EM FORMA DE BORBOLETAS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Éder
    Obrigado pelo carinho da visita
    Bom dia de quarta feira
    Paz e luz
    Abraços

    ResponderExcluir

  13. Desejar sempre o melhor para os amigos
    é uma alegria, e agradecer o carinho de sempre
    é uma vitória, por isso te visito hoje desejando um
    final de semana cheio de muita paz,
    E parabenizo sempre pelo post agradável, cheio de sentimento adorei
    Deixo meus comprimentos eternos
    Bjuss
    Rita!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Deliciosa misturação da moça,do poeta e do outro poeta.

    Boa noite, moço.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Bom dia
    Éder
    Obrigado pelo carinho da visita
    Boa terça feira Paz e luz
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela gentileza da visita. Que tenha uma linda noite. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde de sábado de Sol!!
    ♫♫♫ (¸.•❋

    Vim deixar um abraço ,desejar um belo
    final de semana, ver e gostar do seu
    post.
    Termino com uma frase que adoro.

    Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

    (Vinicius de Moraes)

    Abraços com carinho
    Rita!!!!
    ♫♫♫ (¸.•❋

    ResponderExcluir