Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O trabalho

O despertador do celular toca ininterrompidamente. Oh aparelho maldito! Lembra-me de mais um dia de escravidão, assim é o trabalho. Janela engradada permite-me sentir o aroma do sereno da madrugada. Vejo a lua nua cercada por estrelas semi-apagadas. Como contemplar somente é permitido aos filósofos, de banho e desjejum tomado encaminho-me ao trabalho, sem antes não deixar de admirar a lua que me segue. E isso com certeza ao poeta é permitido. Quem inventou o trabalho, e disse que com o suor dele nos seria permitido comprar tudo, nos seria permitido a felicidade? Doze, às vezes treze, horas preso ao trabalho com apenas uma hora de folga para o almoço, eu nem sei quem primeiro sente o cansaço, se a alma ou o corpo. Sei e sei muito bem que os dois se desfazem sobre o produto produzido. Não há ganho que pague esta perda. Somos escravos do dinheiro.
Noite, eu, resto de alguém, mas um resto poético, procuro a lua no céu e a vejo vestida de brilho cercada por estrelas cintilantes. A lua amiga me abraça com seu brilho e me joga no colo da minha família. Minha filha não me permitindo o descanso me diz como foi o seu dia na escola e me cobra uma revistinha para ler. Esposa com lista de compras na mão me beija apaixonadamente. Aí está a explicação para o trabalho: uma quer alimento para a alma, o saber; a outra quer alimento para o corpo, o pão. E só o dinheiro ganho com o suor do corpo para consegui-los. Mas mesmo assim acho o trabalho um fardo, um fardo demasiadamente pesado. Bem, e eu o que quero? Não é difícil de saber. Eu quero logo, que minha namorada lua me perdoa, o sábado e domingo. Preciso ver o sol.

19 comentários:

  1. Olá meu caro Eder, que bela maneira,bem poética de sentir as agruras do acordar para a labuta do dia-a-dia, belo texto, parabéns.

    forte abraço

    C2urosa

    ResponderExcluir
  2. É bicho,
    Ir ao Sol é uma dádiva. Um contraponto à fadiga.
    Abraços, grande trabalhador.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, amigão!!!
    Você conseguiu descrever a rotina de um Pai e Marido que ganha o pão de cada dia com suor e honestidade, sem perder os olhos do céu que é para onde voltará um dia!

    Um grande abraço :)

    ResponderExcluir
  4. Eder faço das suas palavras as minhas. Trabalho é importante e bom, quando fazemos o que gostamos, mas de fato doze, treze horas do mesmo chega a ser um fardo demasiadamente pesado e sem bem sobre o que você está falando, pois a semana que passou foi assim. Chegar em casa e todos estarem dormindo e acordar com todos dormindo para seguir a jornada. Cheguei no final da semana com o corpo e com a alma em frangalhos, mas que bom termos esse intervalo de dois dias para poder ficarmos ao lado dos que amamos e compensar a falta que sentimos e fizemos ao longo da semana. Dizem que o trabalho enobrece, então, meu caro, seremos nobres com a mais alta condecoração.
    Um beijo e aproveite os dias de descanso.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia caro amigo, e assim vamos levando, acordando as 5h30 da manhã, em viagens que mais parecem latas de sardinhas, chamadas de ônibus, para muitas vezes chegarmos ao nosso destino e ainda termos de deparar com a insatisfação de pessoas que insistem em achar que aida fazemos pouco, e vamos, rsrsrsrsr, beijos no coração bom final de semana e obrigada pelo carinho em meu blog.


    Rosana!

    ResponderExcluir
  6. Somente namorando a lua, todos os dias, e que nos permitimos o prazer de nos entregarmos nos bracos do sol sem culpa nem censura! Pois um amor nos sustenta, mas e sob o efeito do outro que nos realizamos! Mano poeta, que linda prosa de contar sua jornada de trabalho! Pareceu muito mais leve do que, de fato, deve ser! Um beijo da mana, Deia.

    ResponderExcluir
  7. Lindo, amigo. Ai, eu só queria um dia mais longo, talvez... para não deixar nada para fazer depois. E poder contar todas as histórias que meu filho pede. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que deliciosa prosa poética Eder! Amei querido. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Contando assim, o seu celular fica bem mais camarada que o meu! Assim, desse seu jeito romântico, o meu celular fica ainda mais deplorável e "miserento" que o seu! É ele que faz lembrar, em alto e "péssimo" som a hora de arregalar os olhos, tremer debaixo do chuveiro e partir para os enfrentamentos inusitados. Dissabores reclamando consertos. E consertos a exigir e a furtar o nosso melhor tempo! Mas, como bem disse, as contas não esperam e nem aceitam promessas vazias. E minha jornada, meu caro, ainda acontece, com insistência, por pelo menos 3 noites longe de casa. Quando é sexta, aí sim, retornar aos abraços, aos sorrisos e à melhor parte que se tem: a família!
    Fraterno abraço, Eder!

    ResponderExcluir
  10. Não fiques em terreno plano.
    Não subas muito alto.
    O mais belo olhar sobre o mundo
    Está a meia encosta.


    Friedrich Nietzsche

    Um Domingo de amor & Paz...Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, menino! Que o domingo te seja, ao menos hoje, longo. Como passa depressa o tempo que a gente quer reter!! Beijokas. E parabéns pelo texto. Perfeito! rs

    ResponderExcluir
  12. Eder,

    Toda vez que leio um comentário seu nos nossos blogs, não consigo não me emocionar com todo o carinho que vc nos dedica.
    Vc é um amigo de ouro!

    Obrigada por comemorar conosco o dia dos meninos!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  13. Olá, amigo!
    Conheci seu espaço e amei!!!
    Gostei do seu jeito de escrever... é como se você pudesse ler meus pensamentos.
    Penso a mesma coisa do trabalho... encurta a verdadeira vida... e não podemos fazer nada.
    Boa semana... bom trabalho também... fazer o quê???
    Beijinhos.
    Itabira - Minas

    ResponderExcluir
  14. rs rs rs rs
    E lá vem mais uma segunda-feira!
    Vai começar tudo de novo...
    e-não-tem-pra-onde-correr.

    : )

    Boa semana de trabalho pra você.

    ResponderExcluir
  15. Oi Eder, tem um selinho para você, lá, no Tantos Caminhos. Sei que nem todos gostam de postá-los, por isso fique muito à vontade para aceitar ou não.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Me vi nessa rotina a lua me recebe quando retorno para casa! Uma ótima semana amigão!

    ResponderExcluir
  17. Já trabalhei com o que gosto e com o que não gosto, e sem bem a diferença, a diferença de lentar-se leve, motivada, cheia de ideias....e de levantar-se carregando um fardo, e tornar-se um fardo, irritada, chata.

    Mas amigo, levantar-se com a lua para trabalhar, por mais que eu goste da lua, eu ia ficar muito abusada.

    Cuide-se, a alma adoece, o corpo sofre.

    beijo

    ResponderExcluir
  18. Olá! Nem tinha visto o seu Top Blog, obrigada pelo votinho e tb deixei o meu! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Eder,
    tentei comentar o seu post em parceria com a Deia, não entendo porquê mas não dá.

    Beijinhos,
    Ana Martins
    Ave Sem Asas

    ResponderExcluir