Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

sábado, 8 de maio de 2010

O filho que perdi

Está presente na minha memória, com uma certeza absoluta que nunca daí sairá, a perda do meu segundo filho. Está lá no canto da memória a doce voz da médica dizendo a minha esposa: “Há uma vida dentro de você, mãe”. E não importa quanto tempo eu viva, tanto imagem quanto voz viverão comigo. Passado um mês veio o susto. Sangramento. O tom da voz da médica agora era de preocupação: “A um problema mãe, você está perdendo seu filho”. O quê dizer nestas horas, será que as lágrimas dos dois diziam por si só? Havia uma esperança que o medicamento o segurasse, uma tênue e fraca esperança.
Minha filha desde o nascer sempre precisou de cuidados médicos. Não importava o dia ou a hora e nós estávamos a levá-la ao hospital devido problemas alérgicos. A idas e vindas eram tão constantes que enfermeiros e enfermeiras já a conhecia, a tratava de nossa princesinha. Numa dessas idas (ela tinha dois anos), quando é o desespero que te guia, eu, dirigindo, fui de encontro a um ônibus que vinha em sentido contrário. Lembro de, como se tivesse acontecendo agora, minha esposa gritando o nome da minha filha e me perguntando o que estava acontecendo. Vi as ferragens do carro se contorcendo vindo em direção ao meu rosto, solto o volante do carro para proteger o rosto e o carro dá um giro de trezentos e sessenta graus batendo no poste. Deste acidente ficou a cicatriz na mão e no lado esquerdo da cabeça e o agradecimento de não ter perdido esposa e filha.
Noutro momento, quando minha filha tinha quatro anos, já grávida do que seria nosso segundo filho (sempre o tive e terei como filho apesar de ter sido gerado por apenas um mês), minha esposa levando-a no colo até o hospital sentiu dores na altura do abdômen. Durante dias após o aborto ela se culpou achando que aí estava a causa do mesmo. Preferi, e a convenci do mesmo, apesar de não ser plausível, a versão da médica de que a própria natureza se incumbia de expelir um feto degenerado.
Após uma semana de medicação, quando a tênue e fraca esperança evadiu, o médico num portunhol canhestro falou que a enfermeira acompanharia minha esposa até a sala de cirurgia para limpeza do útero. Para surpresa do médico e minha, minha esposa falou firme com os punhos sobre a mesa: “Não”. Foi neste momento que ele nos olhou, e, acho, percebeu que estava tratando com seres humanos. Ele nos deu no máximo uma semana. Saí dali certo que não o tinha mais conosco, mas foi necessário para minha esposa ir para casa para chorar o quanto fosse necessária a perda do nosso segundo filho. Noutro dia ela me chamou para ir ao hospital e disse com as mãos no ventre: “Aqui não há mais vida”.
Tudo isso me veio agora porque de quatro mudas de rosas plantadas nenhuma vingou, e quando se faz à semeadura, sempre esperamos que o fruto vingue.
Ouço a voz da minha filha, o choro do meu terceiro (o que não nasceu sempre será o segundo) filho. São as vozes do chamamento, e lá vou eu regar a Rosa – assim chamo minha filha -, e o Cravo – assim chamo meu terceiro filho -, afinal fruto vingado tem que ser cuidado e amado.

05/02/08

16 comentários:

  1. Eder, em primeiro lugar, eh preciso muita forca para compartilhar uma historia de vida com tantos acontecimentos. Em segundo lugar, me emocionei ao ler que voce para sempre mantera na memoria o filho que nao conseguiu nascer para viver com voces. E, com muito respeito, desejo a sua familia, que ja experimentou tantos sentimentos nesses anos que se passaram, um dia das maes com a alegria da presenca de todos voces nas vidas uns dos outros. Que seus filhos se orgulhem dos pais que voces sao. Um abraco com muito carinho, Deia

    ResponderExcluir
  2. Um grande beijo pra vocês e um espacial Dia das Mães, para sua esposa.

    ResponderExcluir
  3. Também perdi um filho com menos de um anos de idade nasceu co HIDROCEFALIA e em menos de um anos passou por seis cirurgia. Muito forte o texto é bom passar para frente desabafar !

    ResponderExcluir
  4. Eder! Me emocionei ao ler seu texto.
    Quantos momentos marcantes. Mas a alegria volta quando olho para a Rosa e para o Cravo. Que sorrisos, que crianças lindas. Parabéns, Eder!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Putz Eder...quer acabar com os amigos menino!! Quanta emoção num post só...
    Fiz uma posatgem uma vez sobre uma colega que perdeu dois filhos seguidos, um com 11 meses e o outro com 1 ano e 4 meses....da mesma doença...imagina!
    Quatro anos se passaram e hoje ela esta comemorando oda das mães ao lado de um menino de 7 meses...
    Oro por eles sempre que posso e esses dias ela foi na agencia me mostra o bebe..fiqui super feliz e na torcida...
    Curta o domingo de voces ai ok e agora amenizada as ondas da emoção, te falço uma proposta...manda um pocuo desse seu jabá de corda ai, que te envio um pouco do meu chili aqui...rsrs
    Feliz Dia das Mães pra vocês...

    Mãe... São três letras apenas

    As desse nome bendito:
    Também o Céu tem três letras...
    E nelas cabe o infinito.

    Para louvar nossa mãe,
    Todo o bem que se disse
    Nunca há de ser tão grande
    Como o bem que ela nos quer...

    Palavra tão pequenina,
    Bem sabem os lábios meus
    Que és do tamanho do Céu
    E apenas menor que Deus!

    Mãe (Mário Quintana)

    Um abraço na alma...beijo no coração amigo....

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, meu querido. Relendo esse texto que amo, aproveito para deixar um beijo enorme e cheio de carinho para a querida Mari. Que vcs tenham um domingo iluminado junto do cravo e da rosa :)

    ResponderExcluir
  7. Ah, amigo.. história parecida tirando o acidente, mas o meu bb estava bem maior, meu segundo filho.. faz um ano e hoje não poderia ser diferente, por momentos fiquei triste, pois lembrei que ele tb poderia estar conosco. Mas aceito que tinha que ser assim, cada um com suas dores. Certo que nunca esquecerei nem da dor emocional e tb da dor física que passei. Parabéns a sua esposa pelo dia das mães. Muitas felicidades. Bjão.

    ResponderExcluir
  8. Ah, amigo.. história parecida tirando o acidente, mas o meu bb estava bem maior, meu segundo filho.. faz um ano e hoje não poderia ser diferente, por momentos fiquei triste, pois lembrei que ele tb poderia estar conosco. Mas aceito que tinha que ser assim, cada um com suas dores. Certo que nunca esquecerei nem da dor emocional e tb da dor física que passei. Parabéns a sua esposa pelo dia das mães. Muitas felicidades. Bjão.

    ResponderExcluir
  9. Sei bem o que vocês pasaram, se um dia tiver coragem conto sobre o que me aconteceu.
    Que bom ter seu cravo e sua rosa e sei que seu jardim é lindo e florido.

    ResponderExcluir
  10. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    GOTASDEPROESIAS

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO, .

    José
    ramón...

    ResponderExcluir
  11. Meu Amigo... nesses momentos, através das histórias da nossa vida, vamos entendendo mais e melhor as razões de Deus para colocar em nosso destino pessoas como você.
    Um filho a partir do momento em que é concebido em nosso ventre, já se torna parte de nós.
    Compreendo cada palavra aqui descrita e sentida.
    Que Deus abençoe muito a sua família.
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu amigo...

    lí o seu post com bastante atenção e fiquei emocionado.

    Fica aqui minha admiração pelo pai e mãe maravilhosos que são vocês.

    Chorar pelo filho que não nasceu é emocionante isso. Desejo todas as bençãos de Deus para sua família e tenho certeza que Deus os ama muito.

    vocês são especiais.
    Tenha um dia cheio de amor, luz e muitas energias positivas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Emocionante sua história.
    Parabéns!
    Abraços
    Lu
    www.textos-e-reflexoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Grande Éder,

    sem palavras, meu caro. Essas coisas extrapolam toda a poesia.

    Continuemos, regando...
    A vida há de nos colorir.

    (Só não me faça chorar, meu velho)

    Abraço forte.

    ResponderExcluir
  15. Amigo Eder,
    Vim agradecer a visita e encantar-me com o que aqui encontro...
    Este texto é simplesmente comovente, lindo ao extremo e difícil de esquecer.
    Quanto amor há em teu coração e isso é muito bom, e muito bonito!
    Beijos, flores e muitos sorrisos... sempre!

    ResponderExcluir
  16. Que escrita mais linda poeta, difícil conter a emoção, a reverencia por essa sua palavra semente, sementeira que nos traz verdades de seu Jardim, também nosso, da nossa humanidade, da nossa dor, do nosso desvelo, do filho amado, semente única, para sempre contigo, conosco, com nossa humanidade, com nossa verdade, parte de nós, na poesia que floresce e refloresce na alma...obrigada pela partilha, imenso abraço! Lilian

    ResponderExcluir