Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Álbum de família: fotos, grafias emotivas


    No meu álbum de família tem tantas fotografias pelo tanto de ano vivido, não tanto quanto o do rei Roberto Carlos, que expô-las me causa emoções indizíveis.
    Poderia expor a foto do colégio Santa Eufrásia, administrado por feiras; lá, eu conheci o quanto deus pode ser mau pelas palmatoadas das professoras, principalmente a de religião. Porém, aprendi a respeitar o outro. Ou então, a foto de um nordestino cabra da peste que conviveu comigo até os meus doze anos e foi esteio em minha vida, e devido à distância que nos separou, permeou as minhas saudades, o meu avô.
    Poderia expor a foto de uma senhora-menina com 73 anos, completados no último dia 23 de maio, que me ensinou o quanto deus é bom ao dispor de si para dispor-se ao outro, a minha mãe. Ou então, a foto de um jovem, senhor dos seus 76 anos a completar em 07 de setembro, que com a mão direita me deu o pão, alimento para o corpo; com a mão esquerda os livros, alimento para a alma; e me ensinou o significado de bondade, o meu pai.
    Poderia expor a foto dos tios, tias, primos, primas, irmãos, irmãs, sobrinho e sobrinhas que me ensinaram a consagrar a família. Ou então, a foto da rosa e do cravo que, apesar das brigas infantis, se constroem amando e mais me ensinam do que eu a eles, os meus filhos.
    Poderia expor, por fim, a foto de uma guerreira que aos 12 anos saiu do seio da sua família por não suportar ver os pais se disporem da alimentação para dispô-la aos filhos, e em dias de farinha com peixe frito, havia dias outros que na falta de um alimentavam-se do outro e na falta dos dois, alimentavam-se de ilusões. Essa guerreira venceu e me ensinou o significado de solidariedade. Minha flor de Liz, sedimentando o meu chão; mais do que estrela do meu céu, o próprio céu, minha esposa.
    Não o faço por saber o valor que todos eles incutiram em mim. Exponho outra foto porque ela simboliza o valor de outra família agregado aos meus valores. O filosofo escreveu que nossa felicidade depende dos bons encontros que temos no decorrer da vida, e esta família foi um bom encontro. Algum dos membros já conheço há bastante tempo, outros há pouco e alguns estou aprendendo a conhecer, mas todos eles já significaram o valor da amizade e da gentileza. Por isso, amigos, obrigado é o mínimo que posso dizê-los. Muito podem achar que a foto pode representar pobreza, mas ressalto que o tesouro está intrínseco; ela representa a família e para conhecer uma família é necessário entrar em casa. Por isso convido a todos a conhecer essa nova família que tanto valor agregou a mim. Para sabê-los clique no título da postagem para entrar na casa de cada membro desta nova família; não precisa bater na porta, ela já está aberta.


  • In memorian Pedro Mariano Vogado, meu avô, vindo à luz em 30 de janeiro de 1907 e ido à luz em 11 de outubro de 2000
  • A frase “dispor de si para dispor-se ao outro” é de autoria do Padre Fábio de Melo e está no livro “Quem me roubou de mim?”



25 comentários:

  1. PUTAQUILAMERDAAAAAAAAAAAAAAA...
    depois que a emoção passar comento que nem gente ok...
    PATAQUERAPIU!!

    ResponderExcluir
  2. Eder...

    Eu digo que bom te encontrar por esses caminhos!!!

    Estou aqui sem saber o que dizer ou que parte ressaltar de seu texto. A emoção aqui falou mais alto. Aplaudo de pé...

    Obrigada por compartilhar conosco de valores tão importantes e também tão esquecidos por muitos.

    A família Espaço Aberto te abraça carinhosamente nesse momento!

    ResponderExcluir
  3. Gotas de poesia. Pura poesia esse seu texto. Emocionou-me muito. um coração tão amoroso e grato só pode ter vindo de uma familia muito especial.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. São belas as lembranças através de tua grafia - Caligrafia!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Uau! Que bacana!! Adorei.Nunca vi uma casa assim de perto. Nasci no sul e lá não se fazem casas com barro, pois tem muita umidade e elas desabariam. Dizem.Mas já vi coberta de palhas. Beijos e bom findi.

    ResponderExcluir
  6. Ai, você sempre me deixa com a voz embargada, com os olhos embaçados, com a cabeça atordoada!! Acho que foi uma das fotos mais lindas que vi aqui - não só pela foto, mas pelo texto que foi me conduzindo até chegar nela, e me permitiu olhá-la com outros olhos, os da alma... Eder, sou sua fã, isso você já sabe de outros comentários, não é? Um beijo querido nessa família linda, Deia

    ResponderExcluir
  7. Meu Amigo... Deus quando o enviou a Terra disse: Vá e mostre aos seus irmãos quão belo é o seu coração. E você veio com toda a sua humildade e sabedoria e permitiu que nós nos aproximassemos de você e pudessémos aprender maravilhas com a sua alma iluminada.
    Agradeço a sua amizade e principalmente por permitir que eu possa trilhar alguns passos na estrada dessa vida ao seu lado.

    Beijos com muito carinho e admiração!

    ResponderExcluir
  8. Essa é mesmo uma estrada rica! Ainda não perdemos a nossa sensibilidade. Ainda damos conta de permitir que a emoção, provocada por outros caminhantes, nos alcance de forma intensa.
    A foto é um convite para revisitar a nossa própria história. Prá não nos fazer esquecer, em hipótese alguma, o que somos, de onde viemos e prá onde nossas crenças e valores podem nos levar.
    É dessa relação de pertença que nasce a nossa essência.

    ResponderExcluir
  9. Legal, rapaz Eder.
    As boas lembranças são o combustível para que possamos continuar a caminhada. Seja num barraco ou num palácio.
    A vida é bela em qualquer circunstância. Sua memórias provam isso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Voltar-se para nossa origem nos faz seguir firmes em direção ao futuro.
    Bela participação.
    Beijos Tempestuosos!

    ResponderExcluir
  11. Que texto mais lindo, Éder.
    Comovente mesmo.
    Pena que não há tantas pessoas assim hoje em dia, que se importam com o que realmente vale a pena.
    Lindíssimo o seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu amigo..

    Me emocionei muito lendo o texto e quando dei o clique não pude romper as lágrimas...estou sem palavras..o meu silêncio..no momento no momento não posso conter a forte emoção...prometo voltar.

    Obrigado por participar.

    DEus esteja contigo.

    Abraços e boa semana.

    Comento melhor depois......
    ...............

    ResponderExcluir
  13. Oi Eder,

    Essa sua casa foi lugar de boa frequência. A boa educação, a boa conduta, a honestidade, a verdade, a sinceridade, o respeito etc... etc..., são os valores mais preciosos dessa nossa vida. Não importa de onde você veio, onde nasceu, se pobre ou rico.

    Quando o ser humano aprender que o semelhante é mais importante do que qualquer bem material, a vida se tornará mais fácil de se viver, para todos nós...

    Beijos,

    ResponderExcluir
  14. Oi Eder...quando soube da sua proposta, torci por ela, pois na hora pensei na postagem para ajudar a tal família, caiu como uma luva dentro da idéia que estava em minha alma e coração...
    Quando a Tatiana me participou da sua idéia, não emosntrei, mas sorri por dentro e fiquei feliz por ter sido aprovada...egoísmo meu, mas um egoismo bom..rsrs
    A receptividade das pessoas tem sido muito bacana...
    Te gradeço por isso amigo e por tantas outras idéias e palavras, por tantos outros momentos e emoções...valeuuuu...obrigadooooo



    "O que você deixa para trás não é o que é gravado em monumentos de pedra, mas o que é tecido nas vidas de outros"

    Sei lá quem disse isso..mas sabia o que estava falando...
    Um beijo no coração amigo...

    Elcio Tuiribepi...

    PUTAQUILAMERDAAAAAAAAAAAAAA...RS


    "A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida." (Vinicius de Moraes)

    ResponderExcluir
  15. Nossa que leitura mais emocionante eu tive com teu belo texto.
    E quantas nostalgias me trouxe esta foto, eu morei em uma casa assim, encantada, com teto e muito amor dentro...

    Que Jesus seja a luz a iluminar dentre seus corações, e dentre o seio de seu lar.
    Um grande abraço
    Lu Melo

    ResponderExcluir
  16. Agradecemos a sua participação na Postagem Coletiva!
    Venha conhecer o novo ganhador no Sorteio do livro e aproveitar para conhecer o nosso entrevistado. Uma pessoa maravilhosa que sentimos muito orgulho em poder chamar de Amigo!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  17. Maravilhoso e emocionante.Só possocdizer isso!Adorei te conhecer!abração,chica

    ResponderExcluir
  18. "Uma foto equivale a mil palavras" mas você com muito menos passou um retrato falado que transbordou sentimentos e emoções de uma vida e para completar mostrou a foto. E que foto!
    Abraços
    José Jaime

    ResponderExcluir
  19. Eder,muito lindo seu texto!Adorei a maneira emocionante de sua abordagem e o inusitado final ao clicarmos no título da prosa!Parabéns pela belíssima participação!Aproveito para felicitá-lo pela maravilha de entrevista que deu no Espaço Aberto!Abraços,

    ResponderExcluir
  20. Eder,

    Um texto que emociona os amigos a quem é dirigido....também me emocionei.
    A família Espaço Aberto está de parabéns por ter um amigo assim.
    Foi um prazer conhecê-lo e sentir que o seu coração é cheio de bondade.
    Voltarei para ler seus textos.

    um abraço

    ResponderExcluir
  21. O melhor disso tudo é saber que mais pessoas estão podendo descobrir suas palavras, seus sentimentos...
    Escrevi mais lá no espaço...rs
    Obrigado amigo...valeuuuu

    ResponderExcluir
  22. Que história muito bonita, que vida linda, que família. Emocionante. Tito o meu chapéu.
    Belíssima ~participação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. amigo, acho que não fui eu quem ganhou o presente! Não participo do blog. Beijooos!!

    ResponderExcluir
  24. Eu continuo com aqueles meus dizeres de antanho. Você anda pegando pesado com nossos corações, Eder.

    Tuas emoções são criançamentos dos bons.

    Continuemos...

    ResponderExcluir
  25. Olá, para quem já esteve numa casinha de estuque, sabe o que representa a simplicidade para quem lá vive...
    No Maranhão, visitei umas quantas...
    Foto muito apropriada para o Tema da Blogagem Coletiva.
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir