Os pensamentos, as experiências de vidas relatadas das minhas personagens não são reflexos dos meus pensamentos e experiências, mas sim, peças do mosaico que forma o ser humano. Os meus textos não intentam a polêmica, mas nos chamar à reflexão. Deixo o meu email para quem quiser trocar ideias, compartilhar textos e interagir: gotasdeprosias@gmail.com

domingo, 14 de fevereiro de 2010

As horas roubadas da minha filha

Está escrito na bíblia que deus criou o mundo em seis dias, no sétimo descansou, mas não está escrito o total de horas por dia trabalhado e nem se continuou descansando após o sétimo dia. Posto isto, é preciso pôr no papel as palavras certas para dizer que o homem achou por bem que o tempo teria 24 horas, sendo 8 para dormir, 8 para trabalhar e as outras 8 para proveito próprio. Ainda é preciso pôr, não querendo ser repetitivo, mas sendo, que deus criou o mundo com apenas um lume para iluminá-lo. Mas achou por bem o homem nomear e dividir este lume em sol para dia e lua para noite, dotando cada um de 12 horas. Explanação feita e sem mais repetição vou me apegar na divisão do tempo em três. Para ser conciso por que não tenho tempo para escrita e menos vocês para leitura, digo-los que gasto 1 hora ao arrumar para o trabalho – não sou metrosexual, o tempo gasto é para o banho, fazer e tomar o desjejum -, 2:30 para ir e o mesmo tanto para voltar do trabalho, 1 hora para almoçar, outra tanta para jantar. Para vocês não perderem tempo com contas, adianto-lhes que me sobraram 1 hora daquelas 8 para proveito próprio, e como a aproveito? Este tempo gasto assim: 30 minutos esperando o ônibus para ir ao trabalho e o mesmo tanto para a volta. Para não dar tempo de vocês terem pena de mim, vou continuar a crônica, pois a intenção não é essa.
Como não sou adepto da gula e como só o suficiente para me deixar de pé, isso quer dizer, quase nada, eu gasto míseros 15 minutos da 1 hora de almoço. Com 45 minutos para usufruto, eu estava meditabundo quando o celular toca e minha filha do outro lado da linha me pergunta quando me veria, pois a última vez que ela me viu foi domingo e hoje já era sexta. Quando ia lhe responder toca o sinal, era hora de trabalhar. Explico que o meu tempo de almoço tinha acabado e que o chefe estava me chamando e que no sábado conversaríamos. A ouvi dizendo: “que saco, preciso de outro pai”. Pai, no caso o celestial, peço-lhe que pare de descansar e olhe para o teu mundo e prolongue o tempo, porque como as coisas encaminham não sobrará tempo para dedicar a ti.
O tempo já me é escasso, estou digitando isso no sábado, minha filha quer todo o tempo que estou em casa para ela, o filho quer colo, e a esposa quer... bem deixamos as reticências. Por isso antes de terminar ia-me esquecendo de dizer que meu tempo, quando vago, é de reminiscência. Tão vivo como o agora são minhas lembranças. Minha tia-avó a pilar o arroz, e meu tio-avô a ralar o coco para preparar a massa de cuscuz, e eu vendo tudo isso, de cócoras, em cima do fogão a lenha esquentando o corpo do frio da madrugada porque o sol ainda não tinha rasgado a cortina escura que cobria o céu dotando-o com as cores do dia. Ralho-me a pensar quais serão as lembranças de infância da minha filha. Ela lembrará que seu pai, aos finais de semana, ia para cozinha fazer a macarronada que ela tanto pedia, apesar da recomendação médica proibindo devido ao seu colesterol alto, e fazia isso por saber que há prazeres que não devem ser limitados. De limites basta o tempo, assim determinado pelo homem.
Ufa! Terminei, e lá se foi meu tempo. Ave o tempo!


24/01/08

11 comentários:

  1. Eder, desculpe-me, mas vou dar um tempo ali no bar e tomar um cerveja rapidinha, pois daqui a pouco tenho que...o que vou fazer mesmo? Deixe-me dar um tempo pra pensar e responder...
    Abraços, show de crônica.

    ResponderExcluir
  2. Legal o texto, com o tempo melhora...ai os filhos já não tem tempo pra gente.
    Que fiue a macarronada.
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Eder...dificil fazer o tempo esticar, dar atenção a todos que estão a nossa volta e ainda lembra que temos um umbigo,que temos vida própria...
    Masos filhos quando chegam a uma certa idade, esquecem um pouco da gente, sinal de que estão amadurecendo para a vida e aí deixamos de ser aquele super herói, para sermos apenas um bom pai..presente nas horas mais criticas e nas horas mais alegres...
    Mas a macarronada com certeza ficará para a toda a vida...elas nunca esquecerão...acredite...rsrs
    Um abraço na alma e um beijo no coração amigo

    ResponderExcluir
  4. Ahhh...valeu pela parceria...você foi o principal culpado...rs

    ResponderExcluir
  5. rsrs colocado na ponta do lápis, o tempo enlouquece de vez! Sorte da baixinha que ainda é privilegiada de ir absorvendo poesia e macarronadas :) rs.. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  6. __________________________________

    Realmente, parece que o tempo está encurtando... Não sobra tempo para as coisas mais importantes da vida: - Conviver com as pessoas que nos são queridas...


    Um desabafo, que adorei ler!


    Beijos de luz e o meu carinho GRANDE!!!

    ________________________________

    ResponderExcluir
  7. Dei-me o tempo de ler com toda a atenção esta crônica. E olhe, ache que gastei um bom tempo nisso. Mas em troca, recebi umas gotasdeprosias que enfeitaram o meu dia. Obrigada, Éder, estas gotinhas fazem milagres... e o tempo...ah, estou atrasada!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Na correria da vida quando paramos perguntamos o que está sendo feito de nós e de nossos sonhos e dias...

    Entendo bem o que retrata as suas palavras... o tempo passa tão rápido e muitos são os nossos anseios.

    Desejo uma semana maravilhosa e especial para você!

    Beijos com meu carinho

    ResponderExcluir
  9. Meu Amigo...
    Agradeço de coração a sua presença em palavras no meu blog.
    Você sempre faz uma grande diferença em meu dia!
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  10. Eder querido, ser amigo do tempo atualmente é uma tarefa dificil, nossos dias foram abreviados...Sei exatamente o que diz!

    Temos que ser mutantes para estar em todos os lugares ou atendo a todas atenções...E assim mesmo, não s epreocupe no final as lembranças dos bons momentos somam paginas de um grande livro!!
    beijooooo querido, adoro!

    ResponderExcluir